Sobre Óleo de Linhaça (Linum usitatissimum)
A Linhaça é uma das mais antigas plantas cultivadas, e que cresce ao redor do mundo em muitas variedades e formas, cultivada por sua fibra e óleo.
Principais componentes do Óleo de Linhaça (Linum usitatissimum)
Os principais componentes do Óleo de Linhaça são os ácidos graxos da família Ômega 3, e também os da família Ômega 6, com seus respectivos precursores e derivados, além das lignanas e mucilagem.
O Óleo de Linhaça possui os ácidos graxos ômega 6 e ômega 3 em uma proporção que é considerada a ideal pela maioria dos pesquisadores, sendo altamente indicado para o reequilíbrio das proporções entre os dois grupos de ácidos graxos ômega. O Óleo de Linhaça contém entre 50% e 60% de ômega 3 (ácido linolênico) e entre 14% e 20% de ômega 6 (ácido linoléico).
A suplementação com Óleo de Linhaça resultou em uma redução na freqüência de ataques de asma e uma redução no uso de medicamentos para a condição. Níveis reduzidos de ácidos graxos ômega 3 são associados ao aumento na incidência de câncer de mama, próstata e cólon.
O ômega 3 reduz os triglicérides plasmáticos, a agregação plaquetária, relaxa os vasos sangüíneos e reduz a pressão arterial.
Pacientes com artrite reumatóide participaram de um estudo duplo-cego de um ano de duração, no qual receberam 2,6 g de ômega 3 diariamente, e obtiveram significativas melhoras no todo e redução da dor, o que permitiu uma redução correspondente no uso de analgésicos.
Os ácidos graxos ômega 3 freqüentemente proporcionam melhoras em anormalidades no metabolismo dos ácidos graxos descobertas em pacientes com psoríase e eczema. A suplementação com Óleo de Linhaça aumentou a concentração de Ômega 3 nos fosfolipídeos das plaquetas e lipídeos plasmáticos de voluntários vegetarianos masculinos.
Propriedades Funcionais da Linhaça:
Seus componentes ativos são as lignanas que podem prevenir e controlar câncer como o de mama e pulmão. Ela é considerada a fonte rica de precursores de lignana de mamíferos (THOMPSON et al., 1991).
Entre os principais óleos extraídos de sementes, o Óleo de Linhaça contém o maior conteúdo (57%) do ácido graxo ômega 3, um ácido a-linolênico.
As pesquisas atuais, todavia, têm se concentrado mais especificamente nos compostos associados a fibras conhecidos como lignanas. As duas lignanas primárias de mamíferos, enterodiol e seu produto oxidado, enterolactona são formadas no trato intestinal pela ação bacteriana sobre precursores da lignana vegetal.
A lignana nada mais é que uma das quatro famílias dos polifenóis.
O termo polifenóis ou compostos fenólicos refere-se a um amplo e numeroso grupo de moléculas encontradas em hortaliças, frutas, cereais, chás, café, cacau, vinho, suco de frutas e soja.
Indicação do Óleo de Linhaça (ação funcional):
• Na prevenção de doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto;
• Para reduzir os níveis sangüíneos de colesterol e triglicérides;
• Ajuda a manter a pele saudável e fortalece o sistema imune;
• No tratamento da depressão, asma e osteoporose;
• Como auxiliar no tratamento da artrite reumatóide;
• Útil na dieta de vegetarianos.
Confira aqui, o Óleo de Linhaça em cápsula.
Óleo de Linhaça como alimento funcional
Veja aqui sobre mais informações do Óleo de Linhaça como alimento funcional, clicando aqui.
Está com dúvidas sobre o Óleo de Linhaça?
Clique aqui e fale com o nosso fitoterapeuta.