Valeriana (Valeriana officinalis)
Saiba mais sobre Valeriana e suas curiosidades!
Existem cerca de duzentas espécies de Valeriana, sendo a Valeriana officinalis a que utilizamos como medicamento. Para quem não sabe, o nome officinalis, encontrado em várias plantas medicinais, mostra justamente isto, ou seja, plantas oficiais utilizadas como medicamentos.
Ultimamente a Valeriana está sendo muito divulgada na mídia, mostrando casos extremos de insônia que foram curados com o emprego desta planta já tão conhecida e empregada pelos herboristas.
Todos os grandes nomes da medicina da antiguidade, como Dioscórides, Galeno, Fabius, Plínio já empregavam a Valeriana como sedativo. Os espanhóis possuem um ditado que diz "Se queres ter sua mulher sadia, dê raiz de Valeriana". Provavelmente já naqueles tempos os homens também sofriam com a TPM de suas esposas! Durante a Segunda Guerra Mundial foi muito empregada para aliviar as tensões nervosas originadas pelos bombardeios, explosões e vários desastres bélicos.
Já que foi empregada com tanto sucesso durante umas das piores guerras que o homem provocou, por que não empregar agora, que vivemos uma batalha constante no nosso dia-a-dia? Será que deixou de funcionar? Com certeza não. É uma planta segura? Só para se ter uma idéia, desde 1983 esta planta está presente em praticamente todas as farmacopéias européias, usadas para tratar a insônia, por exemplo.
Originária da Europa e oeste asiático, cresce em lugares úmidos e sombreados, bosques, locais perto de riachos e lagoas. Ultimamente existem cultivos em várias regiões e a Bélgica, Holanda e Alemanha são os principais países produtores. Utilizam-se as raízes, preferencialmente de plantas de pelo menos dois anos de idade.
É uma planta com um forte aroma, até muito desagradável. Existe uma curiosidade bastante interessante a este respeito. Conta-se que este aroma é um excelente atrativo para gatos, por isto é conhecida como erva dos gatos em algumas regiões européias, e também é atrativa para as ratas. Conta-se na Europa, que provavelmente o famoso "Flautista de Hamelin" utilizou Valeriana misturada com sebo para atrair os ratos e retirá-los da cidade.
Para que serve a Valeriana
A Valeriana possui uma forte ação hipnótica, ou seja, é uma planta que induz o sono. Portanto, pode ser utilizada em casos de insônia, sono leve e agitado e até mesmo em casos de hiperatividade. Apresenta ação sedativa, relaxante e é um antidepressivo suave. Também foi muito empregada na Idade Média para casos de convulsões e ataques epilépticos e é ainda muito utilizada por alguns profissionais de saúde para estes casos.
Pode ser empregada em casos de pressão alta, pois apresenta ação hipotensora suave. Também apresenta ação relaxante muscular e até mesmo anestésica. Realmente a Valeriana é uma planta quase perfeita, só o seu aroma que é extremamente desagradável.
Recomendamos, em caso de insônia, a não consumir a planta imediatamente antes de dormir, pois pode provocar uma certa agitação nos primeiros momentos para depois estimular o relaxamento. Orientamos a pessoa a tomá-la uma hora antes de dormir, para obter o efeito positivo para o tratamento de insônia.
Compre aqui a nossa Valeriana em cápsula.
Tratamento de Insônia com a Valeriana
Caso queira se informar com mais detalhes sobre o tratamento de insônia com a Valeriana, acesse o guia "bibliografia" desta página ou clique aqui.
Em caso de dúvida ... clique aqui e fale com o nosso fitoterapeuta.
Ademar Menezes Junior