A Spirulina é uma cianobactéria muito conhecida por auxiliar em regimes de emagrecimento. Ela possui um alto valor nutritivo, por isso ajuda a suprimir o apetite em dietas de emagrecimento e também serve como suplemento para pessoas que seguem uma alimentação vegana.
Neste artigo, vamos falar dos benefícios da Spirulina, suas características e porque é considerada uma planta rica em nutrientes.
Leia sobre a importância da suplementação na saúde de vegetarianos e veganos
Para que serve a Spirulina em pó?
A Spirulina atua como supressor do apetite, revestindo as paredes do estômago e promovendo sensação de plenitude gástrica e saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento.
Veja um informativo só sobre emagrecimento aqui
Ela tem função coadjuvante na suplementação de vegetarianos e veganos. Além disso, pode ser utilizada como suplemento dietético em indivíduos com osteoporose pelo seu teor de minerais.
Um dos benefícios da Spirulina é a melhora do trânsito intestinal, pois possui um alto nível digestivo, com uma absorção próxima de 90%.
Ela também auxilia no combate de vírus, câncer, desnutrição, diabetes, colesterol alto e outros, além de proporcionar melhorias na saúde como um todo.
Um destaque é sua utilização como nutracêutico e, por isso, desperta o interesse no seu emprego como uma fonte farmacêutica em potencial.
Conheça também a Chlorella e seus benefícios
Características da Spirulina
A Spirulina é da família Cyanophyceae e seu nome científico era Spirulina platensis, porém foi alterado para Arthrospira sp por ser considerada de um gênero distinto. Mas por seu uso amplamente conhecido como alimento e suplemento dietético, passou-se a utilizar os dois termos.
Essa microalga é uma cianobactéria filamentosa de cor verde-azulada, que forma tricomonas cilíndricos multicelulares, e se dispõem na forma espiralada.
Quais os nutrientes da Spirulina?
A Spirulina possui um alto valor nutritivo, sendo rica em proteínas, pigmentos, ácidos graxos e diversas vitaminas benéficas para a saúde.
Grande parte de suas proteínas contém todos os aminoácidos essenciais. Estes representam 47% do total das proteínas como isoleucina, leucina, lisina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e metionina, um aminoácido ausente na maioria das cianobactérias e algas.
O ácido gama-linolênico se destaca entre os ácidos graxos que compõem a Spirulina, representando 20% a 25% dos lipídios presentes nela. Além disso, possui pigmentos como a ficocianina (20% do peso seco) e carotenoides (0,37%).
As vitaminas presentes na Spirulina são a biotina, ácido fólico, inositol, as vitaminas B12, B6, B3, B2, B1 e E, além do ácido pantotênico.
Já os minerais são o cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, zinco, cobre, cromo, manganês e o sódio.
Como tomar Spirulina em pó?
A Spirulina em pó pode ser encontrada em cápsulas e comprimidos.
A dose diária pode variar de 500 mg a 3.000 mg, divididas em duas a três vezes ao dia, antes das principais refeições.
Contraindicações da Spirulina: Quem não pode usar?
Não é recomendado que pessoas com quadros de gota ou hiperuricemia usem a Spirulina. Também é desaconselhável o uso por mulheres grávidas ou lactantes.
Reações adversas e efeitos colaterais da Spirulina
A Spirulina pertence ao grupo de substâncias listadas como Geralmente Reconhecida como Segura (GRAS). Porém, pode ocasionalmente causar náuseas, vômitos e diarreias durante a administração.
Onde comprar Spirulina?
Aqui em nosso site você encontra a Spirulina em cápsulas ou comprimidos. É só clicar aqui!
Bibliografia
http://revista.oswaldocruz.br/Content/pdf/Edicao_19_Vivian_Borba.pdf
https://infinitypharma.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Espirulina.pdf
https://www.oficinadeervas.com.br/arquivos/propriedades-de-saude-de-spirullina-spp.pdf