A semente de chia (Salvia hispanica), originária do deserto do sul do México, é tão eficiente para o emagrecimento que costuma ser comparada à linhaça. Ela tem mais fibras, mais ômega 3 e mais nutrientes, como cálcio, fósforo e magnésio, do que a linhaça", explica o nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo. "Mas o ideal é sempre variar o uso da chia com o da linhaça, já que a segunda possui a lignana, uma fibra que tem importante efeito protetor contra o câncer", diz Alexander.
A semente de chia tem o poder de queimar gordura abdominal, segundo um estudo inglês publicado no British Journal of Nutrition, da Inglaterra. A única contraindicação é o consumo em excesso, pois a chia é calórica. "O indicado é consumir uma colher de sobremesa (25 g) por dia, que tem 150 calorias - a linhaça, na mesma quantidade, tem 180 calorias. Dilua a chia em um copo (200 ml) de água, suco ou leite de soja desnatado. Se preferir, coloque em iogurte, saladas ou frutas".
Confira os benefícios da chia:
- A semente de chia acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura, especialmente na região da barriga e cintura. O cálcio, também encontrado em abundância na semente, ajuda a eliminar a gordura ingerida na dieta.
- Por ser rica em ômega 3, a chia possui ação anti-inflamatória, atuando contra o envelhecimento precoce e a celulite.
- O consumo regular da semente diminui a fome, porque a chia forma uma espécie de gel no estômago, dando sensação de saciedade.
- Por conter alto teor de fibras, a chia também ajuda a regular o trânsito intestinal, pois a sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico.
- A semente de chia auxilia o corpo no combate a doenças cardíacas, pressão alta, triglicérides, colesterol e diabetes. O alimento ainda previne a osteoporose.
Alimentação saudável é o primeiro passo para uma vida equilibrada e feliz!
Por: Eliza Harada