Você sabe que o Resveratrol pode proteger seu coração? Encontrado em diversas fontes alimentícias, como frutas vermelhas e chocolate, o Resveratrol é um polifenol com alta capacidade antioxidante e ajuda a manter a saúde das células e do organismo em geral. E não precisa comer essas frutas ou sucos todos os dias! O suplemento ajuda muito bem e é fácil de tomar. Conheça todos seus benefícios, contraindicações e como tomar!
O que é Resveratrol?
Você já deve ter ouvido falar que vinho e chocolate fazem bem à saúde, mas você sabe por quê isso é dito? Vamos desvendar isso hoje e, enfim, entender como o componente comum entre esses produtos — o Resveratrol — age no nosso corpo.
O Resveratrol é um polifenol encontrado em certos alimentos, principalmente na uva, onde é potencializado no processo de fabricação do vinho. Conhecido quimicamente como trans-3,5,4-trihidroxistilbeno, o Resveratrol é um metabólito secundário das plantas, protegendo-as de fatores de estresse como radiações ultravioletas (UV) mais intensas, infecções e pragas.
Atualmente, as plantas contam com o auxílio da intervenção humana para se proteger, por exemplo com defensivos agrícolas, mas opções orgânicas permitem que a planta desenvolva mais sua autodefesa, ou seja, mais Resveratrol.
Esse polifenol passou a ser pesquisado com maior intensidade a partir de um fenômeno conhecido como “Paradoxo Francês”, um termo criado por um cientista de Bordeaux (França) durante os anos 90, para designar o fato de que os franceses, embora tenham em geral uma dieta rica em gorduras, possuem menor incidência de doenças cardiovasculares e maior expectativa de vida do que alguns países europeus e o Estados Unidos. Esse fenômeno foi associado ao consumo de vinho por esta população.
Hoje, essa associação sofre certas críticas e deve considerar-se que o restante da dieta, antecedentes genéticos e estilo de vida diferentes geram um grande impacto na longevidade e saúde das pessoas. Ainda assim, isso não desmerece o valor positivo que o Resveratrol acarreta ao nosso corpo.
Onde encontrar naturalmente o Resveratrol?
O Resveratrol pode ser encontrado em diversos alimentos, como:
- Uvas (principalmente as pretas)
- Ameixas
- Mirtilo
- Framboesa
- Pele do amendoim
- Cacau
- Amora
- Pistache
Ele aparece em maior concentração nas uvas, especialmente na espécie europeia Vitis vinifera L., cujas variedades dão nome a vinhos renomados. Vale lembrar que sucos orgânicos de uva também são excelentes fontes de Resveratrol, portanto não há necessidade de focar somente na opção alcóolica. A ingestão de álcool sem moderação pode levar à dependência e problemas de saúde, justamente o que deseja-se evitar aqui.
O chocolate amargo, por sua vez, é uma escolha interessante também! Mas indica-se conferir a procedência do chocolate e consumi-lo com moderação também.
E a gente tem que comer com muita frequência alimentos que contenham Resveratrol?
O consumo destas opções alimentícias, ainda mais em suas versões orgânicas, é muito saudável e age de maneira abrangente no nosso organismo, afinal, uma boa alimentação impacta diretamente em nossa saúde. Entretanto, não é sempre que conseguimos consumir essas opções, seja por questão de preço quanto por sazonalidade dos alimentos; é para isso que serve a suplementação de Resveratrol em cápsulas! Dessa forma, é possível ingerir mais deste polifenol antioxidante.
Resveratrol: para que serve
O Resveratrol é um polifenol muito conhecido por sua ação antioxidante. Mas o que realmente é essa ação antioxidante?
A oxidação ocorre quando moléculas do nosso corpo reagem com o oxigênio, causando envelhecimento e inflamações que podem virar doenças mais sérias, até mesmo câncer. Chamamos de antioxidante o composto que retarda essa reação com o oxigênio, ajudando a prevenir essas doenças.
Por isso, os polifenóis antioxidantes são muito importantes para o nosso corpo, protegendo órgãos como:
- Coração
- Cérebro
- Fígado
- Rins
- Pâncreas
- Células do sangue
E, de modo geral, o Resveratrol possui ações:
- Antioxidante
- Cardioprotetora
- Anticolesterolêmica (LDL)
- Inibidora de agregação plaquetária
- Estimulante do sistema imunológico
E seu suplemento é manipulado e vendido na forma de cápsulas!
Quais são as indicações de uso do Resveratrol?
Ele costuma ser utilizado para doenças metabólicas, como:
- Colesterol alto (diminuição do LDL e aumento da taxa de HDL)
- Aterosclerose
- Hipertensão
- Imunidade baixa
Sua ação antioxidante é responsável por um impacto positivo que afeta vários aspectos do nosso organismo, prevenindo doenças associadas a danos e envelhecimento celular, como doenças degenerativas.
São necessários mais estudos para comprovar os mecanismos exatos do potencial antioxidante e rejuvenescedor do Resveratrol nas células humanas, mas já existem investigações importantes sobre a inibição do desligamento dos "fatores de empalme", que nada mais são do que uma classe de genes que asseguram o funcionamento pleno das células.
Com o envelhecimento natural, as células em envelhecimento — senescentes — têm menos “fatores de empalme” do que as mais jovens, ou seja, têm menor índice de funcionamento pleno em relação às outras, mais novas; e estes estudos avaliam o papel do Resveratrol na reversão ou retardamento deste efeito do envelhecimento.
Dosagem usual recomendada e como tomar Resveratrol
O Resveratrol pode ser consumido em cápsulas e sua dosagem depende das necessidades de cada paciente, variando de 5mg a 30mg ao dia normalmente, podendo chegar a 100mg/dia. Você pode conversar com nossos fitoterapeutas para saber uma sugestão de dosagem mais espécifica para o seu caso!
Resveratrol e Covid-19
Há alguns meses, circulou uma notícia associando o consumo de vinho e a menor probabilidade de se contrair o Covid-19. Nisto, o Resveratrol foi associado com esse suposto efeito, mas é necessária muita cautela nesta afirmação: os estudos são iniciais e o componente mais citado, na realidade, é o tanino — que também faz parte dos polifenois.
O estudo não é conclusivo e não deve-se assumir que o consumo de vinho poderá, sozinho, auxiliar contra a infecção por coronavírus. Ainda que o Resveratrol possa auxiliar na nossa imunidade, não pode-se dizer que ele é uma substância de uso adequado para evitar a contaminação.
Resveratrol emagrece?
Os estudos que relacionam perda de gordura e peso com o consumo de Resveratrol são inconclusivas, ainda restritas pesquisas iniciais com roedores e pesquisas com humanos em andamento. Sugere-se que o efeito do Resveratrol consiga otimizar o metabolismo e estimular maior resistência em atividades físicas, melhorando o desempenho físico.
Desta forma, o suplemento de Resveratrol poderia ser associado com exercícios físicos e uma dieta saudável para emagrecimento; mas ainda é cedo para afirmar sua eficácia para este propósito. Existem fitoterápicos mais indicados para isso e você pode conferir no nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas!
Resveratrol: efeitos colaterais e contraindicações
O Resveratrol em si não apresenta efeitos colaterais graves por fazer parte da alimentação e ser facilmente encontrado em uvas, ameixas, chocolate amargo e outros alimentos. No entanto, há recomendações importantes: o equilíbrio é uma indicação fundamental sempre, então não há necessidade de hiper consumir tais alimentos, principalmente no caso do vinho.
Gestantes, lactantes e crianças devem evitar a suplementação, bem como pessoas hipersensíveis aos componentes. Efeitos colaterais possíveis da suplementação, embora raros, são náuseas, vômitos e diarréias.
Resveratrol: preço e onde comprar
Você pode comprar Resveratrol no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
https://tommasi.com.br/blog/uva-passa-ajuda-prevenir-cancer-alzheimer-parkinson-e-demencia/
https://www.fitbook.de/health/resveratrol-was-bringt-es-fuers-anti-aging
https://www.revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/621
https://exame.com/casual/vinho-e-chocolate-por-que-a-combinacao-alem-de-saborosa-e-boa-para-a-saude/
https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/afinal-o-que-e-o-resveratrol-
https://revistaadega.uol.com.br/artigo/o-paradoxo-frances_434.html
https://www.shape.com/weight-loss/management/resveratrol-weight-loss-supplement