Quais são os benefícios da Centella Asiática? Entenda os benefícios dessa planta em cápsula, tintura ou sérum!
Você entende para que serve a Centella Asiática? É uma opção popular na estética e skincare, mas é uma planta com usos medicinais também; pertencente à medicina tradicional chinesa como estimulante da circulação e cicatrizante. Entenda o que essa planta medicinal pode fazer pela sua pele nesse artigo sobre Centella asiatica!
Reserve a sua Centella Asiática!
✅ Previne e suaviza sinais de envelhecimento na pele na forma de sérum
✅ Estimula circulação e trata celulite
✅ Ajuda a melhorar sintomas de lipedema (sensivelmente)
✅ Combate a retenção de líquidos
O que é Centella Asiática?
Como já era de se esperar, a Centella Asiática vem lá da Ásia, em especial do sudeste asiático como Índia, Indonésia e Sri Lanka, também aparecendo na China, partes da Austrália e sudoeste dos EUA. É uma planta aquática, embora possa ser cultivada em solos ligeiramente secos, como solo franco, desde que seja irrigada regularmente. Por essa característica, é também sensível a alterações onde é cultivada, como poluentes na água.
Ela cresce em climas temperados e tropicais, em áreas pantanosas e bem úmidas; suas folhas são bem verdes e bonitas. É perene e rasteira, também floresce em pequenas flores esbranquiçadas.
O nome científico dela é Centella asiatica, da família Apiaceae — antigamente, pertencia à Umbelliferae. Por ser facilmente pronunciável, o nome científico dessa planta "pegou" aqui no Brasil, então falamos direto esse nome mesmo. Mas, já que ela aparece em muitos outros países, ela tem nomes populares em outros idiomas! Também é conhecida como gotu kola, mandukparni, jalbrahmi e, em inglês tiger grass, indian pennywort ou asiatic pennywort.
O nome tiger grass, traduzido como grama-de-tigre ou erva-de-tigre, carrega uma história de como, até onde se sabe, veio o conhecimento tradicional das propriedades dessa erva! Segundo a medicina tradicional chinesa, tigres feridos eram vistos rolando sobre as folhas da Centella Asiática na natureza e, com o tempo, as pessoas passaram a associar que os animais buscavam alívio e cicatrização das feridas. A Centella não é um tipo de grama e é difícil atualmente entender ou observar o mesmo fenômeno de tigres intuitivamente procurarem a planta para curar feridas, mas a história trouxe uma pontada de folclore e ajudou também a popularizar o seu uso.
Faz parte da Medicina Ayurvédica e Medicina Tradicional Chinesa há muitos séculos, aparecendo no texto histórico e medicinal indiano Sushruta Samhita e também no Shen Nong Ben Cao, que é chinês.
O uso tradicional é tão abrangente que é considerado uma panaceia. Entrou na Farmacopéia Indiana como recomendação para recuperação de feridas e ajudar no tratamento de demais condições de pele, como queimadura, úlceras varicosas, psoríase e até tratamento de lepra, quando ainda não havia se desenvolvido fármacos alopáticos eficazes para a cura dessa doença.
Faz parte também da culinária de vários países do sudeste Asiático. Na Tailândia, por exemplo, ela integra uma bebida chamada bai bua bok, mas também é usada em acompanhamentos de arroz, preparados de peixe, com coco, saladas e até lentilhas.
Benefícios da Centella Asiática
O uso da Centella Asiática serve principalmente para regeneração e cuidados com a pele, bem como estímulo da circulação sanguínea. Por isso, é sempre falada quando o assunto é problemas de pele somados a questões circulatórias, com a pele, incluindo celulite, lipedema ou vasinhos.
As partes utilizadas são seus caules e folhas e, em geral, essa erva é rica em seus componentes:
- Ácidos triterpênicos
- Flavonóides
- Ácidos graxos
- Alcalóides
- Saponinas
- Óleos essenciais
- Açúcares
- Sais minerais
- Aminoácidos
- Resinas
Ênfase para asiaticosídeo, bramosídeo, ácido asiático e ácido brahmico (ácido madecássico). Outros constituintes incluem centelose, centelosídeo e madecassosídeo. No total, a ciência conseguiu isolar e identificar 124 compostos na Centella Asiática.
A Centela possui ações:
- Anti-inflamatória
- Venotrópica (estimulante da circulação)
- Depurativa
- Vasodilatadora periférica
- Calmante
- Bactericida
- Eutrófica no tecido conjuntivo
- Antioxidantes (combate radicais livres)
Ela é vendido na forma de:
- Cápsulas de planta em pó
- Tintura
- Gel crioterápico (uso tópico)
- Sérum facial (uso tópico)
Se você tem dúvidas de onde encontrar a melhor opção de fitoterápico manipulado para você, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem estas versões para você escolher, já que é difícil encontrar extrato ou chá de Centella Asiática no Brasil. Clique aqui para ver todas as opções!
Caso tenha interesse na Centella Asiática manipulada de outra forma, basta entrar em contato conosco!
E quais são as indicações de uso da Centela?
A Centella Asiática tem mais de uma indicação de uso, pois há aspectos com maior comprovação de estudos (principalmente aqueles que se referem à circulação e saúde da pele) e também indicações de uso tradicional no tratamento de condições diferentes, já que é uma planta utilizada por culturas distintas e que a consideram também um adaptógeno.
- Questões circulatórias — lipedema, má circulação, varizes, inchaços, hemorróidas, insuficiência venosa. Ao fortalecer veias, pode servir de ajuda sensível ao tratamento de problemas do coração, mas não é recomendado consumir somente para esse fim.
- Pele — cicatrização de hematomas, rachaduras; melhora do aspecto estético da pele, auxílio no tratamento de celulites e estrias.
- Melhora sensível em dores inflamatórias — como artrites, tendinites.
- Ajuda a combater a retenção de líquidos
Dosagem usual recomendada
Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar e como usar a Centella asiatica da melhor forma.
Dá para usar a Centella Asiática na pele? Melhora a produção de colágeno?
Tanto em uso externo quanto interno, a Centella Asiática tem sido uma estratégia para manter a pele mais saudável porque tem elementos que atuam sobre o tecido conjuntivo, ou seja, melhorando tecidos, incluindo vasos sanguíneos e também tecidos que compõem a pele. As propriedades anti-inflamatórias também dão aquele apoio extra para favorecer a suavização de celulite e sintomas de lipedema.
Essa erva também é capaz de estimular a produção de colágeno, pois promove a fixação de elementos que formam esse componente no corpo. Cada mecanismo melhora a circulação e tônus dos vasos.
Mas sua indicação não é apenas interna!
A Centella Asiática vem sendo incorporada cada vez mais nos produtos de cuidados externos, pois promove a saúde da pele, fazendo parte de cosméticos, como produtos coreanos (ou k-beauty) contra o envelhecimento precoce. Talvez você veja o nome comercial "cica" para algum creme, hidratante, sérum... Costuma ser a abreviação do nome, que é uma planta cheia de benefícios para a pele na sua aplicação tópica:
- Calmante
- Anti-inflamatória
- Cicatrizante
- Hidratante
- Antioxidante
- Estimulante da síntese de colágeno
- Melhora vermelhidão e inflamações (com outros componentes, é um aliado para tratamento de acne e eczema)
✨ Sérum Facial de Centella asiática
Confira como os benefícios da planta em conjunto são uma estratégia inteligente para regenerar e melhorar a elasticidade da pele. Afinal, a fórmula desenvolvida pela Oficina de Ervas é pensada para:
🌿 Reparar e fortalecer a barreira cutânea
✨ Estimular a produção de colágeno
🍃 Manter a firmeza da pele e suavizar linhas finas
😌 Reduzir vermelhidões e irritações
Para usar, basta:
🧴 Aplicar o sérum na pele limpa e seca
🤗 Espalhar pela face
🌤️ Completar com o restante da sua rotina (sempre com protetor solar depois)
Reserve seu sérum de Centella Asiática
Centela ajuda a reduzir a Vitiligo?
Quem tem Vitiligo pode usar cosméticos e demais formas farmacêuticas da erva, mas não é garantido que isso vá repigmentar a pele. Então se você tinha dúvidas se a Centella asiática ajuda na vitiligo, a resposta ainda não é animadora.
Vale lembrar que Vitiligo é uma condição complexa, de possível origem autoimune e com grande influência de aspectos emocionais.
Existem outras plantas com maior evidência científica para isso, como a Mama Cadela (ver produto) e a Flor de São João (ver produto).
Leia nosso informativo sobre o assunto: "Vitiligo: vamos aprender sobre essa condição?" clicando aqui.
Centella Asiática emagrece?
Não há estudos suficientes em humanos que atestem sua capacidade específica de emagrecer, nem de engordar.
Um benefício é a eliminação de retenção de líquidos através de seu efeito diurético natural, que pode ajudar na redução de peso em pessoas que lidam com esse tipo de inchaço/retenção.
Há também pessoas que encontram a erva para preparar chás, o que favorece ainda mais o efeito diurético; também há a possibilidade muito sensível (e ainda não totalmente elucidada pela ciência) de melhorar a resposta a estresse e melhorar o humor devido sua capacidade adaptógena, aliviando a compulsão alimentar e fome causadas por fatores emocionais — mas ainda assim não seria responsável por impacto significativo no emagrecimento.
Então, nada de comparar o seu corpo ao "antes e depois" de pessoas que alegam usar e emagrecer muito em pouquíssimo tempo só por causa dessa planta.
Ué, mas ela não ajuda na gordura localizada?
Essa planta ajuda no tecido conjuntivo de forma abrangente e seus constituintes triterpênicos ajudam na produção de colágeno. O colágeno normal e flexível facilita o desprendimento/movimento de células adiposas. A gordura localizada terá maior facilidade de ser liberada devido à penetração de enzimas lipolíticas.
Em resumo, o consumo interno da erva pode melhorar as trocas metabólicas que ocorrem entre o sangue e os adipócitos, mas não necessariamente vai te ajudar a eliminar quilos. Ao ser usada em conjunto com uma rotina mais equilibrada e acompanhamento profissional, pode ser uma grande aliada.
Vamos lembrar de traçar expectativas reais quanto ao seu efeito e o manter o compromisso com um estilo de vida mais ativo!
O emagrecimento é uma jornada de muitas ações e atendimento médico multidisciplinar. Se deseja saber mais informações sobre emagrecimento, confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas!
Centella Asiática: efeitos colaterais e contraindicações
A Centella Asiática é bem tolerada pelo corpo humano, mas como qualquer fitoterápico, pode causar efeitos colaterais: fotossensibilidade, dor de cabeça, vertigem, gastrite, hipotensão arterial, tontura e desconfortos gastrointestinais — quando o fitoterápico é de uso interno. Já no uso externo, pode causar irritação.
Há mais de uma contra indicação importante:
- Não recomenda-se Centella Asiática a gestantes ou lactantes. Portanto, se você pensa em engravidar ou está na fase de amamentação do seu bebê, não utilize. Caso vá utilizar algo de uso tópico, consulte médico antes de usar.
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
- Não é recomendado para crianças.
- É recomendado evitar o uso da Centella por longos períodos, principalmente se o paciente já possui histórico de problemas gástricos. Isso ocorre devido à presença de taninos na composição.
- Não é indicado para pacientes epiléticos.
- Não recomenda-se o uso concomitante com demais medicamentos para pressão e/ou colesterol, antidepressivos ou ansiolíticos. Converse com profissionais da saúde.
Centella Asiática: preço e onde comprar
Você pode comprar a Centella Asiática no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Referências
https://hortodidatico.ufsc.br/centela/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3116297/
https://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/CENTELLA-ASIATICA.pdf
https://en.wikipedia.org/wiki/Centella_asiatica
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3359802/
https://www.sciencedirect.com/topics/agricultural-and-biological-sciences/centella-asiatica
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3834700/
https://ethnobiology.org/sites/default/files/pdfs/JoE/5-2/Emboden1985.pdf
https://www.healthline.com/health/gotu-kola-benefits
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5584231/
https://www.thenueco.com/blogs/journal/tiger-grass-from-east-to-west