Os ácidos graxos ômega 3 são ácidos carboxílicos poliinsaturados, em que a dupla ligação está no terceiro carbono a partir da extremidade oposta à carboxila. Muitos deles são chamados de "essenciais" porque não podem ser sintetizados pelo corpo e devem ser consumidos sob a forma de gorduras.
Propriedades Funcionais do Ômega 3:
A ingestão do ômega 3 auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim LDL, enquanto pode favorecer o aumento do colesterol bom HDL.
Possui importante papel em alergias e processos inflamatórios, pois são necessários para a formação das prostaglandinas inflamatórias, tromboxanos e leucotrienos. O ômega 3 é reconhecido como sendo um nutriente cardioprotetor.
Os efeitos cardioprotetores do ômega-3 deve-se, principalmente, a uma combinação de resultados nos seguintes parâmetros de risco à saúde cardiovascular:
- Diminuição do triglicerides no sangue;
- Tem ação de diminuir a arritmia cardíaca;
- Diminui a pressão sanguínea;
- Ajuda o combate ao câncer;
- Redução da agregação plaquetária e;
- Aumento da fluidez do sangue.
Os benefícios do Ômega 3
O ômega 3 é essencial para o funcionamento de dois órgãos importantíssimos: o cérebro e o coração. No coração, ele diminui o risco de ataques cardíacos, pois evita que as gorduras ruins (hidrogenadas e as saturadas) se fixem nos vasos sanguíneos, fazendo assim com que eles se entupam, causando os ataques cardiovasculares.
Já o cérebro é constituído de 20% de gordura, por isso a importância do consumo de ômega 3 para deixá-lo ativo e saudável. Em sua deficiência o cérebro funciona lentamente causando assim a falta de memória.
Podemos encontrá-lo nas nozes, castanhas, peixes especialmente de águas frias, rúcula e nos óleos vegetais, como azeite, canola, soja e milho.