O azeite de oliva a gente já conhece, mas você sabia que a Oliveira oferece vantagens para a nossa saúde através das suas folhas? Sim, uma de suas indicações de uso é para tratamento de afecções cardiovasculares! Existem outros detalhes importantes sobre fitoterápicos de Oliveira e para conhecê-los, basta ler nosso artigo. Confira para que serve a Oliveira e seus benefícios!
O que é a Oliveira?
A Oliveira é uma árvore com uma história longa! Essa planta já era cultivada em Creta — uma ilha grega — durante a Antiguidade Clássica pela civilização Minóica. E além do uso prático do azeite extraído de suas azeitonas, a oliveira carregava significado religioso devido a crença de que a deusa Atena presenteou os cidadãos da polis de Ática com a oliveira. Depois, essa cidade passou a ser chamada de Atenas em sua homenagem.
Essa árvore era muito útil pela sua madeira, pelo azeite para uso culinário, uso cosmético e para lamparinas à óleo. Existiam até oliveiras que eram protegidas pelos governantes devido seu valor sagrado, as moriai. Além de ser muito tradicional no Mediterrâneo, o cultivo dessa planta se expandiu em climas com verões secos e invernos chuvosos. Então, é natural que a oliveira também seja citada em outras culturas, tanto que há registros de oliveiras na Bíblia, na Halachá e no Alcorão. Encontramos guirlandas com folhas de oliveira até na tumba de Tutancâmon!
Mas a origem específica da Oliveira é incerta. Existem evidências fósseis de milhões de anos de espécies ancestrais da oliveira na Itália, embora as plantas tenham sofrido evoluções até se tornarem o que nós conhecemos hoje. E já que continua sendo uma árvore com valor comercial, nutricional e medicinal, outros lugares passaram a cultivá-la — por exemplo, a Austrália e a Nova Zelândia.
O nome científico da Oliveira é Olea europaea, da família Oleaceae. É uma espécie que pode alcançar 10 metros — mas dá para cultivar em casa no vaso! — e sua folha tem formato de lança. A madeira é resistente.
Será que a nossa saúde aproveita mais do que os benefícios alimentícios do azeite e da azeitona? Claro que sim! As folhas têm um impacto positivo no nosso organismo e são aliadas poderosas para manter a nossa saúde em dia. Vamos conferir como funciona!
Benefícios da Oliveira: para que serve
Existem usos tradicionais da infusão das folhas secas, consumidas para tratar diarréia, afecções respiratórias e desconfortos estomacais. Atualmente, estudos experimentais têm validado certos conhecimentos etnobotânicos, como as atividades anti-hipertensivas.
Embora seja possível comer a famosa azeitona da Oliveira e o azeite, na fitoterapia são utilizadas as folhas desta árvore. Em geral, seus componentes são:
- Iridóides
- Derivados da colina
- Flavonóides
- Derivados triterpênicos
- Ácidos Fenólicos
- Sais minerais
- Taninos
- Mucilagem
A Oliveira possui diversas ações, como:
- Anti-hipertensiva
- Vasodilatadora
- Anti-inflamatória
- Diurética (leve)
- Antipirética (leve)
- Hipoglicemiante
- Antioxidante
A Oliveira é vendida na forma de cápsulas, extrato fluido, tintura e folhas para chá.
E quais são as indicações de uso da Oliveira?
A Oliveira é usada problemas como:
- Hipertensão (leve)
- Hiperlipidemia (níveis altos de gordura no sangue)
- Aterosclerose (acúmulo de colesterol nas artérias)
- Reumatismo
- Afecções hepatobiliares (discinesia, colecistite)
- Cistite
- Gota
O Óleo de Oliva pode ser usado em formulações cosméticas, pois apresenta ações hidratante, emoliente, calmante e regenerador.
O ácido oleanólico está presente em muitas plantas, incluindo na Oliveira, e possui ações importantes como atividade antioxidante, anti-inflamatória e analgésica. Também apresenta atividades na saúde cardiovascular, melhorando a dilatação do endotélio de vasos sanguíneos. De modo simplificado, isso pode melhorar a resposta da pressão. Outro aspecto positivo é a diminuição de níveis de LDL — colesterol "ruim" — e triglicérides.
É válido lembrar também que a Oliveira merece mais pesquisas quanto ao uso medicinal de suas folhas para que todos os seus mecanismos de ação sejam identificados e não descarta-se um funcionamento sinérgico. Caso você queira entender mais sobre saúde cardiovascular, leia nosso informativo sobre Colesterol clicando aqui e nosso informativo sobre Pressão Alta clicando aqui.
Dosagem usual recomendada
A dosagem usual depende do quadro da sua saúde — que tipo de condição você está buscando tratar — e a forma que você prefere consumir a Oliveira. Afinal, esta planta é muito versátil e permite diferentes usos, por exemplo em cápsulas, extrato fluido ou tintura. Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.
Oliveira: efeitos colaterais e contraindicações
A Oliveira é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômito e mal-estar. Existe a possibilidade do consumo causar irritação na mucosa gástrica devido a presença de taninos. Portanto, orienta-se a consumir Oliveira durante as refeições. Existem outros lembretes importantes para o consumo de Oliveira:
Não recomenda-se a Oliveira à gestantes ou lactantes por falta de estudos que atestem um consumo seguro por estes pacientes.
Não é recomendado para crianças e para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
Cuide sempre da sua saúde cardiovascular e do colesterol. Adote hábitos saudáveis!
Oliveira: preço e onde comprar
Você pode comprar a Oliveira no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0367326X18305185
https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/4080
https://www.mdpi.com/1422-0067/13/3/3291/htm
https://www.hindawi.com/journals/ecam/2015/541591/#introduction
https://sci-hub.se/https://doi.org/10.1016/j.fitote.2018.05.011
https://books.google.com.br/books?id=dXqXXeHI_PcC&pg=PA1&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false
https://www.criasaude.com.br/N4608/fitoterapia/oliveira.html
http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/59201