O que é o Cártamo?
O Cártamo é uma planta oleaginosa já conhecida antes da Era Cristã. Atualmente os principais produtores mundiais são a China, Egito, Estados Unidos, Índia, México e Rússia. Seu nome se origina do hebraico (Carthamus tinctorius) que significa “tingir”. É utilizado na produção de corantes amarelados usados nas indústrias de alimentos e medicamentos. Esse corante é obtido a partir das flores e é chamado também por “açafrão bastardo”. Além disso é usado como fonte de um corante vermelho usado na indústria têxtil.
Óleo de Cártamo serve para que?
Apresenta propriedades medicinais. De suas flores secas é preparado um chá para tratar a icterícia e pedaços da planta adicionados a óleo de gergelim aquecido são usados para tratar dores reumáticas e artrite. Contudo o seu grande destaque para a saúde humana está no óleo extraído das suas sementes, rico em ácidos linoléico (ômega-6) (70%) e oléico (ômega-9) (30%).
Óleo de Cártamo emagrece?
O Óleo de Cártamo possui várias propriedades e benefícios, dentre eles se destacam a aceleração na perda de gordura (principalmente na região abdominal), perda de peso corporal, regularização do nível de colesterol LDL e triglicerídeos, aumento do metabolismo, aumento da energia e imunidade, normalização do perfil metabólico entre lipídeos e insulina, aumento da definição muscular, proteção antioxidante, inibição de células cancerosas, auxílio ao organismo na produção de substâncias anti-inflamatórias, além de prevenir o aparecimento de celulites e ser benéfico para a pele.
Como funciona o Óleo de Cártamo?
Um estudo recente realizado pela Ohio State University descobriu que o Óleo de Cártamo pode dissolver a gordura da barriga, sem dietas, porém sempre é importante seguir programa de exercícios físicos. O estudo também mostrou que duas colheres de sopa de óleo de Cártamo (ou o equivalente em suplementos) tomado todos os dias pode ajudar as pessoas (principalmente mulheres) perder a gordura da barriga, bem como no geral. Os pesquisadores descobriram que o Cártamo aumenta a produção de um hormônio chamado adiponectina. Esse hormônio avisa ao corpo para usar a gordura como fonte primária de energia (o organismo passa a utilizar o estoque de gordura como fonte de energia para a atividade muscular). Por razões que os cientistas e os pesquisadores desconhecem ainda, no caso das mulheres que tomam Óleo de Cártamo, a gordura extra que se queima parece ser mais orientada para o meio do corpo. A adiponectina também ajuda o corpo a produzir menos insulina, substância que armazena carboidratos extras.
Outros benefícios do Óleo de Cártamo
O óleo produzido através do processamento das sementes de cártamo também é rico em vitamina E, um potente antioxidante que previne o dano celular, combate os radicais livres e protege o organismo da formação do câncer e aterosclerose.
O Cártamo é uma das mais ricas fontes de ácido linoléico. O CLA (ácido linoléico conjugado) em forma de suplemento é necessário para manter uma boa saúde, pois é extremamente difícil de obter um nível otimizado de CLA apenas seguindo uma dieta normal.
Praticar exercícios físicos e manter uma dieta equilibrada é muito importante para garantir uma boa qualidade de vida. Os suplementos, como o Óleo de Cártamo, podem ser usados para otimizar ou complementar a busca pelo equilíbrio, saúde e satisfação.
Por: Eliza Tomoe Harada