O medo é uma das emoções mais comuns e nem sempre é fantasioso. É um sentimento próprio do ser humano e, geralmente, ocasiona um estado de angústia que muitas vezes é impossível de ser dominado.
Já a fobia, é um sentimento irracional e sem controle, é o medo ao extremo. A palavra fobia vem do grego phobia, que provém do deus grego Fobos, filho de Ares e Afrodite e simboliza o temor.
O medo é até certo ponto importante, pois este funciona como um sinalizador diante do desconhecido e de situações que não podemos controlar. Contudo, quando a pessoa passa a ser dominada pelo medo, começa a ter muitos problemas no seu dia-a-dia, que pode ser detectado por ansiedade, apreensão e pesadelos. Isso atrapalha o seu desenvolvimento, principalmente para quem convive com o medo desde a infância.
Um dos florais que podem ser usados para esse sintoma é o Aspen. Ele faz parte dos florais de Bach e é indicado para pessoas que tem medo do desconhecido. Ele aumenta a fé e a segurança para enfrentar os desafios que a pessoa ainda não tem consciência.
Outro floral é o Mimulus de Bach. Esse já é para casos em que a pessoa tem um medo conhecido, como falar em público, por exemplo. Ele é muito indicado para pessoas tímidas.
Os florais podem auxiliar nesses transtornos, mas isso, dependendo da gravidade, não descarta a necessidade de acompanhamento de profissionais como médicos, psicólogos ou outros. Cada caso deve ser avaliado profundamente, pois o medo pode levar à paralisia total, à depressão e até ao suicídio.
Quando detectado precocemente e tratado devidamente, o medo pode ser superado de uma forma natural e sem sequelas, tanto para quem o sente, quanto para quem convive com tal pessoa.
Então, daqui para frente, não diga para o seu filho que o medo dele é bobagem. Preste atenção em seu comportamento, pois essa tal bobagem pode causar muita dor se não for cuidada com carinho.
Por: Eliza Harada