A Macela é bem popular no Sul e no interior de São Paulo, mas ainda há pessoas que desconhecem os benefícios dessa planta medicinal! Frequentemente confundida com a Camomila, a Macela pode ser consumida em chás e auxilia a digestão, trazendo também mais serenidade ao humor. Neste artigo, vamos aprender com mais detalhes o que é a Macela e suas indicações de uso!
O que é a Macela?
A origem da Macela é da América do Sul, sendo nativa em países como o Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Equador, Bolívia e Colômbia. Aqui no nosso país, essa planta se aclimatou muito bem ao bioma Pampa e à Mata Atlântica. Trata-se de um arbusto perene de até 1,5m de altura, com folhas verde-prateadas e com pilosidades que a fazem parecer veludo ao toque. Costuma florescer entre Abril e Julho, com flores amarelas bem clarinhas e que permanecem com a mesma aparência mesmo após secarem, pois não possuem muita água na composição.
O nome científico dessa planta é Achyrocline satureioides, da família Asteraceae. Além das diversas sinonímias científicas, a Macela também tem outros nomes populares como macelinha, macela de travesseiro, camomila nacional e até um nome no dialeto alemão sulbrasileiro Riograndense Hunsrückisch, sendo chamada de Karfreitachstee.
A relação da Macela com os estados da região Sul, em especial o Rio Grande do Sul, é bem interessante. Ela é considerada um dos símbolos oficiais deste estado e existe uma tradição de colher-se Macela na Sexta-feira Santa antes do nascer do sol, pois acredita-se que o chá seria mais potente.
Mas, essa planta também é encontrada em outros lugares e se espalha tão bem que é considerada planta daninha ou espécie invasora. Encontra-se a Macela até na Bahia!
As flores da Macela são usadas tradicionalmente para a confecção de travesseiros, com o objetivo de induzir um sono profundo, sereno e reparador. E também dentro da medicina tradicional, a Macela é indicada para problemas gástricos, dores e tratamento de afecções respiratórias.
Será que ela ajuda em tanta coisa assim? Vamos compreender ainda mais sobre essa querida planta à seguir.
Macela: para que serve
A Macela serve principalmente para o alívio de dores gástricas, como desconfortos no estômago, e cólicas. Tradicionalmente, ajuda em dores e induz relaxamento.
As partes utilizadas na fitoterapia são as partes aéreas da planta, com ênfase nas flores. Em geral, seus componentes são:
- Flavonoides
- Terpenos
- Compostos fenólicos
- Polissacarídeos
A Macela possui ações:
- Anti-inflamatória
- Antiespasmódica
- Emenagoga
- Sedativa
- Analgésica
- Antimicrobiana
Ela é vendida na forma de chá, tintura e extrato fluido.
E quais são as indicações de uso da Macela?
A Macela tem diversas indicações de uso, seja para uso interno ou tópico.
Uso interno:
- Desconfortos gástricos leves, como má digestão, azia, gastrite, refluxo
- Cólicas, sintomas da doença de Chron
- Náuseas
- Diarréias
- Nervosismo ou irritação
- Melhora de resposta imunológica
De forma semelhante à Camomila, a Macela é usada em cosméticos, principalmente shampoos, para as seguintes finalidades:
- Clareador de tons de cabelo
- Combate à fragilidade capilar
Dosagem usual recomendada
Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar e como usar a Macela da melhor forma.
Veja abaixo a dosagem usual do chá e da tintura:
- Chá: de 3 a 5 xícaras por dia.
- Tintura: 30 gotas, de 3 a 5 vezes ao dia.
Como fazer o chá?
O método de preparo do chá de Macela é a infusão, que é o método de preparo que utiliza as partes mais delicadas da planta, como flores e folhas. Para preparar, basta adicionar água fervente sobre a erva, tampar o recipiente e deixar em repouso por aproximadamente 5 minutos. Depois, basta coar e consumir.
Para o chá de Macela, a proporção indicada é de 5g de Macela para cada litro de água.
Macela emagrece ou engorda?
Existem algumas associações de Macela e emagrecimento, mas a planta não possui propriedades específicas que reduzam taxas de gordura no corpo. Não há estudos que atestem sua capacidade específica de emagrecer.
O que esta planta pode fazer é auxiliar seus processos digestivos e ajudar no intestino, fatores que favorecem uma rotina alimentar melhor. A diurese também propicia a manutenção de peso por eliminar retenção de líquidos e a Macela também pode levar à leve redução de sintomas ansiosos, diminuindo a compulsão por comida.
Outro aspecto ainda estudado da Macela é seu potencial de redução de índices glicêmicos — o que pode auxiliar no tratamento de obesidade, embora sejam pesquisas incipientes sobre essa indicação.
Assim, recomendamos sempre manter hábitos saudáveis e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.
Macela e Camomila: É a mesma coisa?
Não. Ambas são plantas de usos semelhantes, com flores e até fazem parte da mesma família botânica (Asteraceae), mas têm origens distintas. A Macela é sul-americana e a Camomila é europeia. Enquanto o nome científico da Macela é Achyrocline satureioides, o nome científico da Camomila é Matricaria recutita.
Macela: efeitos colaterais e contraindicações
De modo geral, a Macela é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômitos, vertigens, cefaleia (dor de cabeça) e dermatite de contato após exposição solar.
- Não recomenda-se a Macela a gestantes ou lactantes.
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
- Não há estudos suficientes atestando o consumo de Macela por crianças. Busque acompanhamento médico.
- Pacientes que usam medicamentos antidiabéticos ou insulina devem ter cuidado e acompanhamento médico ao consumir a Macela pela possibilidade de hipoglicemia.
Macela: preço e onde comprar
Você pode comprar a Macela no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/19169/9.pdf?sequence=2&isAllowed=y
https://www.ufmg.br/mhnjb/ceplamt/bancodeamostras/macela/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Achyrocline_satureioides
https://www.escoladebotanica.com.br/post/macela-do-campo
http://www2.uesb.br/ppg/ppgquimica/wp-content/uploads/2019/11/Dissertação-final_Diêgo.pdf