Nome Científico: Lepidium meyenii
Nome Popular: Maca, Ginseng peruano, Maca-maca, Maino, Ayak chichira.
Parte Utilizada: Raiz
O que é a Maca Peruana?
A Maca é uma planta perene pertencente à família das solanáceas, que é encontrada em regiões de grandes atitudes (acima de 11.000 pés), freqüentemente cultivada nos Andes peruanos. Seu ambiente natural é rochoso, infértil e frio. Os nativos do Peru usam a Maca como alimento desde os tempos dos Incas por suas características nutricionais e propriedades medicinais.
Quais são os benefícios da Maca?
Este fitoterápico apresenta inúmeras indicações, com exemplo, energético e restaurador físico e psicológico melhora a memória e a concentração; fortalece o sistema imunológico; regula o ciclo menstrual e aumenta a fertilidade; reduz os sintomas da TPM e da menopausa, aumenta a espermatogênese e a potência sexual. A Maca é uma planta adaptogênica, ou seja, restaura o equilíbrio (homeostase) do corpo e, pode ser usada como alternativa aos esteróides anabolizantes, pois é rica em esteróis. Casos de desnutrição, descalcificação, depressão e osteoporose também podem ser tratadas com Maca.
A Maca apresenta contraindicações ou malefícios?
Aconselha-se não fazer uso deste durante a gravidez e/ou amamentação, pois não existem avaliações clínicas suficientes para considera-lo seguro. Hipersensibilidade ao vegetal ou alguns dos componentes deste.
Como usar a Maca?
Posologia:
Recomenda-se a ingestão de 1 a 2 cápsulas de 500 mg de maca pó , 2 a 3 vezes ao dia.Pode ser usado também adicionando a água, bebidas, sucos ou alimentos respeitando a dosagem de 5 a 20g diárias. Maca pode ser associada com outros estimulantes como: a Pfaffia paniculada e/ou guaraná pó, potencializando a ação imunoestimulante, energética e psicoestimulante. Combate o envelhecimento precoce e controla diversos tipos de anemia.
Opção Fênix Distribuidora de Insumos Ltda.