Soja é um bom alimento e pode fazer parte de uma rotina muito saudável! Mas você sabia que a Lecitina de Soja em cápsulas confere outros benefícios além da nutrição para sua saúde? Sim, a Lecitina de Soja é responsável por impactos positivos na memória, colesterol e na menopausa. Quer saber mais? Leia o artigo a seguir para entender outros detalhes!
O que é a Soja
Você já deve conhecer a soja: um grão de cor entre o amarelo pálido e laranja, com alto teor nutritivo! E mesmo que o consumo na dieta brasileira não seja tão grande em comparação a outros grãos, o Brasil é o segundo maior produtor de soja no mundo e o interesse da soja para a saúde vem crescendo. Portanto, incorporar soja na sua rotina pode fazer muito bem para seu organismo e vai diversificar pratos para o seu paladar.
A soja possui o nome científico Glycine max, da família botânica Fabaceae. É originária da Ásia, sendo introduzida na Europa somente no final do século XV e, no Brasil, veio na década de 60. Hoje, além de ser considerada um alimento em si, também faz parte de outros produtos alimentícios industrializados e até da ração animal.
E, além dos pontos positivos na alimentação citados, a soja oferece também outro produto que vai te fazer muito bem: a Lecitina de Soja.
O que é a Lecitina de Soja
A lecitina, em si, é um nome genérico para um grupo de componentes químicos que pertencem aos fosfolipídeos, fundamentais para o nosso organismo. Pode ser encontrada não somente na soja, como também em outras fontes alimentícias, como ovos.
E a Lecitina de Soja é, de forma sucinta, um óleo extraído da soja com componentes importantes para a saúde humana, como a vitamina B8 e colina.
Lecitina de Soja: para que serve
De forma resumida, é possível dizer que a Lecitina de Soja auxilia na redução de níveis de gordura (colesterol) no corpo e estimula a produção de neurotransmissores importantes para o funcionamento pleno do nosso organismo, tanto em nível cognitivo como muscular.
Os componentes da Lecitina de Soja, em geral, são:
- Fosfolipídios
- Ácidos graxos
- Triglicerídeos
- Fósforo
- Inositol (popularmente conhecido como vitamina do complexo B)
- Vitamina E
A Lecitina de Soja possui ações:
- Lipotrópicas (quebra de gorduras no corpo)
- Redutoras de colesterol e triglicérides
- Emulsificantes, que impedem depósito de gorduras nos vasos sanguíneos
- Estimulantes da produção de acetilcolina, um neurotransmissor fundamental para transmissão de impulsos nervosos — musculares ou cognitivos
E é vendida na forma de cápsulas!
Quais são as indicações de uso da Lecitina de Soja?
A Lecitina de Soja é usada para várias situações, como:
- Melhora de funções cognitivas, como aprendizado, memória e percepção
- Menopausa e TPM (sintomas como alterações de humor, cansaço e estresse)
- Prevenção de doenças cardiovasculares (devido a redução de LDL — colesterol ruim — no corpo e aumento de HDL)
- Redução de fadiga
Todas essas indicações são bem-vindas! Mas é necessário lembrar que condições médicas específicas demandam atendimento médico especializado. Converse sempre com profissionais da área da saúde de sua confiança e aproveite para tirar dúvidas com nossos fitoterapeutas clicando aqui.
Como tomar Lecitina de Soja: Dosagem usual recomendada
As cápsulas de Lecitina de Soja vendidas pela Oficina de Ervas contêm 1g. Para tomar, é bem simples: basta consumir 1 cápsula 2 vezes ao dia, junto das refeições.
Lecitina de Soja emagrece ou engorda?
A Lecitina de Soja em si não tem componentes em quantidades significativas para aumentar taxas de gordura corporal, possuindo aproximadamente 10 calorias a cada grama de Lecitina de Soja. Mas ela é considerada um adjuvante em dietas de emagrecimento, pois estimula o metabolismo e a quebra de gorduras no corpo (ação lipotrópica).
Se você tem interesse em adquirir um estilo de vida mais saudável e tem o objetivo de emagrecer, existem outras plantas nessa jornada! Confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas! (Clique aqui).
Lecitina de Soja: efeitos colaterais e contraindicações
A Lecitina de Soja não apresenta efeitos colaterais ou reações adversas conhecidas e é bem tolerada pelo organismo. Mas como qualquer outro fitoterápico — e alopáticos também — são necessárias certas precauções de uso:
- Há pessoas alérgicas à soja. Portanto, não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes. Possíveis reações adversas estão relacionadas à alergia, que podem exigir atendimento médico rápido.
- Não recomenda-se o consumo durante tratamentos de reposição hormonal. Orienta-se a quem possui questões médicas relacionadas a hormônios procurar profissionais da área da saúde para conferir o consumo seguro de Lecitina de Soja.
- Não recomenda-se o consumo por gestantes, lactantes e crianças por falta de estudos que atestem um consumo seguro por estes pacientes.
- Pessoas de determinadas religiões podem ter restrições quanto ao consumo de Lecitina de Soja, como judeus asquenazes que não consomem alimentos considerados chametz durante o Pessach.
- Lecitina de soja não é recomendada para reverter quadros de Alzheimer ou distúrbios sérios da memória ou de ordem intelectual. Nesse caso, é necessário procurar ajuda profissional especializada.
Lecitina de Soja: preço e onde comprar
Você pode comprar a Lecitina de Soja no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9781630670443500054
https://link.springer.com/article/10.1007/s12325-014-0165-1
https://nutritionj.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12937-018-0314-5
http://periodicos.ifap.edu.br/index.php/JBFS/article/view/50/68
https://fjh.fag.edu.br/index.php/fjh/article/view/230/198
https://www.baitrio.com/pessach
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/148950/1/ID43800-AmericasICSUpalestra4.pdf