O que é a Hipertensão?
A Hipertensão, conhecida como Pressão Alta, é uma doença que faz a pressão arterial subir e se manter alta, atingindo valores acima de 12 por 8. É difícil de ser percebida pelo paciente, por ser uma doença que raramente mostra sintomas no corpo, mas é facilmente identificada por meio de aparelhos medidores de pressão arterial, por isso é importante medir a pressão e fazer exames de rotina anualmente. Como é uma condição crônica, não há cura, mas pode ser controlada por meio de mudanças de hábito e remédios.
O diagnóstico é feito pelo médico, que irá analisar cada caso baseado nos resultados de exames e nos valores diários da pressão arterial do paciente. Quanto antes descobrir, melhor, pois ela pode afetar o cérebro, coração e rim, aumentando vários riscos, como de insuficiência renal, insuficiência cardíaca, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros.
Como faço para evitar a Hipertensão?
Primeiramente, diminuir a ingestão de álcool e interromper o consumo de cigarro são medidas essenciais para o controle da Pressão Alta.
Você também pode evitar o desenvolvimento da doença adotando hábitos de vida saudáveis, como alimentação balanceada e exercícios físicos regulares.
Reduzir o consumo de sal é muito importante tanto na prevenção quanto durante o tratamento da Pressão Alta, pois ele faz o corpo reter muito líquido. Uma boa opção é trocar o sal e temperos prontos por ervas frescas ou desidratadas. Mas o perigo não está apenas na adição de sal no preparo da comida. É sempre bom evitar o consumo de produtos com muito sódio, como embutidos, conservas, refrigerantes e alimentos processados no geral.
Os exercícios mais indicados para a prevenção de Hipertensão são atividades aeróbicas (de 30 a 45 minutos diários) e a musculação, por ajudar a melhorar a circulação periférica e a saúde cardiovascular.
A combinação de uma alimentação saudável e atividades físicas também vão ajudar a diminuir a gordura abdominal, culpada de aumentar o risco de Hipertensão, diabetes e infarto.
O estresse, além de aumentar a pressão, também desencadeia várias outras doenças, por isso é importante tentar controlá-lo. É muito importante respeitar os seus limites, descansar e dormir bem. A saúde física está diretamente ligada à saúde mental.
A falta de Vitamina D também pode ocasionar o aumento da pressão arterial, por isso é importante tomar sol diariamente e de forma controlada, pois é a exposição ao sol que a sintetiza.
Hipertensão e a Fitoterapia
Há diversas plantas que podem ajudar a controlar a Pressão Alta, como a Sete Sangrias, a Embaúba, o Óleo de Alho e a Vitamina D. Algumas plantas ajudam a controlar a Hipertensão por meio da diminuição do estresse, como a Lípia, a Kawa Kawa, a Valeriana, o Mulungu, o Hipérico e o Maracujá. Outras plantas ajudam por possuir ação diurética como o Abacate, o Quebra Pedra, a Panacéia e o Chapéu de Couro. Há também, plantas que agem no sistema cardiovascular, portanto ajudam a abaixar a pressão, como o Crataegus, o Ginkgo e o Ômega 3.
Confira uma orientação nutricional para o controle da pressão clicando aqui.
Por Vitória Emi H M