Já que estamos na campanha do Novembro Azul, neste mês, vamos falar sobre uma condição que afeta a maioria dos homens conforme envelhecem: a Hiperplasia Prostática Benigna. Conhece?
Esse problema, abreviado como HPB, é popularmente conhecido como próstata aumentada e muitas pessoas o confundem ou o relacionam com o câncer de próstata. Por isso, já vamos adiantar: Hiperplasia Prostática Benigna não é câncer e nem causa câncer.
Contudo, a HPB pode causar sintomas que afetam muito a qualidade de vida do homem. Neste informativo, vamos explicar o que é a Hiperplasia Prostática Benigna, quais as causas, tratamentos e tudo que você precisa saber sobre esse assunto. Vamos aprender?
O que é Hiperplasia Prostática Benigna?
A palavra hiperplasia significa um aumento no número de células em um órgão ou tecido, podendo resultar no aumento desse órgão. Sendo assim, Hiperplasia Prostática Benigna é o aumento não canceroso (benigno) do número de células da próstata e, consequentemente, do tamanho da próstata. Daí o nome popular dessa condição: próstata aumentada.
Com o avanço da idade, a maioria dos homens apresentam esse aumento na próstata. A alteração ocorre lenta e gradualmente, mas muitos não descobrem que têm hiperplasia prostática benigna até que a glândula tenha crescido o bastante para causar sintomas. Contudo, quanto mais velho, maior a chance de apresentar HPB e seus sintomas, olha só:
- 50% dos homens em torno dos 50 anos têm HPB.
- 70% dos homens acima dos 70 anos têm HPB.
- Após os 80 anos, a incidência pode chegar a 90%.
- Após 85 anos, 90% dos homens apresentam sintomas da HPB.
Causas da Hiperplasia Prostática Benigna
Os especialistas ainda não descobriram a causa exata da Hiperplasia Prostática Benigna, porém sabem que a condição fica mais comum em homens a partir dos 40 anos de idade. Eles suspeitam que o aumento esteja relacionado a mudanças hormonais que ocorrem com a idade e que hormônios como a testosterona, a di-hidrotestosterona (DHT) e o estrogênio estejam envolvidos na regulação do crescimento da próstata.
Ainda, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o consumo de gorduras saturadas e zinco pode aumentar o risco de o paciente desenvolver a Hiperplasia Prostática Benigna sintomática. E também há a questão hereditária: se o pai ou o irmão do homem têm próstata aumentada, ele tem três vezes mais chances de desenvolver o problema.
Confira uma lista dos fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a Hiperplasia Prostática Benigna:
- Envelhecimento
- Histórico familiar
- Diabetes
- Doenças cardiovasculares
- Obesidade
- Sedentarismo
Também é importante esclarecer que vasectomia e atividade sexual não aumentam o risco de desenvolver Hiperplasia Prostática Benigna.
--------
Você também pode gostar de:
Como o Melão de São Caetano pode ajudar no diabetes
Polifenóis podem prevenir problemas do coração
Pygeum africanum: A planta que previne os problemas de próstata
Saw Palmetto é um tratamento natural para Hiperplasia Prostática Benigna
--------
Sintomas da Hiperplasia Prostática Benigna
A próstata é uma glândula que só o homem tem. É um pequeno órgão em forma de maçã, que fica abaixo da bexiga e faz parte do sistema reprodutivo masculino.
Ela fica em volta de uma parte da uretra, o canal que carrega a urina da bexiga, através do pênis e para fora do corpo. E é responsável por adicionar fluidos ao sêmen (o líquido que contém espermatozoides e é eliminado na ejaculação).
Ao aumentar, a próstata comprime parte da uretra, afetando o fluxo urinário e esse é o primeiro sintoma da Hiperplasia Prostática Benigna que a maioria dos homens apresenta. Conforme a idade avança, a glândula pode crescer ainda mais e piorar o prognóstico, mas nem sempre um tamanho maior ou menor da próstata indica o grau de severidade dos sintomas.
Confira abaixo a lista de sintomas da Hiperplasia Prostática Benigna:
- Necessidade frequente e urgente de urinar.
- Aumento da frequência urinária à noite (noctúria).
- Dificuldade em começar a urinar.
- Jato de urina fraco ou intermitente.
- Sensação de que ainda há urina na bexiga, após ter acabado de urinar.
- Incapacidade de urinar (caso grave).
Complicações da HPB
Quando não tratados, os sintomas da Hiperplasia Prostática Benigna podem desencadear complicações muito sérias ao sistema urinário do homem. Um exemplo é a infecção urinária, que pode ocorrer quando o homem não consegue esvaziar a bexiga e as bactérias começam a crescer na urina residual.
Além disso, o homem pode perder a capacidade de contrair a bexiga, levando à incontinência urinária. E, em casos graves, até os rins podem ser afetados. Confira algumas das complicações que podem ocorrer se não for feito um diagnóstico e tratamento adequado da Hiperplasia Prostática Benigna:
- Incapacidade de urinar: tornando necessário o uso de cateter ou, em casos graves, de cirurgia.
- Infecções do trato urinário: infecções recorrentes podem tornar necessária uma cirurgia de remoção de parte da próstata.
- Pedra na bexiga: podendo causar infecção ou irritação na bexiga, sangue na urina e obstrução do fluxo urinário.
- Danos na bexiga: como perda de elasticidade e enfraquecimento, prejudicando a capacidade de contração da bexiga.
- Danos nos rins: causados pela pressão na bexiga devido à retenção urinária; infecções na bexiga também podem chegar aos rins.
Essas complicações são raras, contudo é preciso se precaver. Por isso, especialistas destacam a importância de fazer os exames urológicos anuais a partir dos 40 anos. A realização desse check-up possibilita um diagnóstico precoce e o tratamento adequado na fase inicial da Hiperplasia Prostática Benigna.
Hiperplasia Prostática Benigna causa impotência?
Muita gente tem essa dúvida, então vamos esclarecer. A próstata não tem nada a ver com a função sexual do homem, mas sim, com a função reprodutora, isto é, a capacidade de ter filhos. O nervo responsável pela ereção passa ao lado da próstata e raramente é afetado pelo seu aumento. Ou seja, não é verdade que a Hiperplasia Prostática Benigna causa impotência (disfunção erétil).
Hiperplasia Prostática causa câncer?
Como já falamos no início do texto, a Hiperplasia Prostática Benigna não é câncer, nem aumenta as chances de o homem ter câncer de próstata. Contudo, é importante notar que os sintomas da HPB são semelhantes aos de outras doenças, como tumores, infecções e até mesmo o câncer de próstata.
Por isso, é importante contar com um profissional de saúde e realizar os exames adequados. Só assim o paciente terá um diagnóstico adequado e poderá descartar outras possíveis causas dos sintomas.
Algumas plantas e vitaminas agem como antioxidantes, prevenindo o aparecimento do câncer de próstata:
- Crajiru (ver produto)
- Graviola (ver produto)
- Astragalus (ver produto)
- Ipê Roxo (ver produto)
- Unha de Gato (ver produto)
- Licopeno (ver produto)
Como é feito o diagnóstico da HPB?
Após tanta informação, talvez você esteja se perguntando como saber se tem a próstata aumentada. O diagnóstico da Hiperplasia Prostática Benigna é feito com base no exame clínico (avaliação do histórico e sintomas) e em exames laboratoriais, como:
- Toque retal para avaliar o tamanho e o formato da próstata;
- Ultrassom;
- Biópsia da próstata;
- Estudos do fluxo de urina;
- Citoscopia para observar o interior da bexiga;
- Dosagem do PSA (antígeno prostático específico);
- Exame de ureia e creatinina para avaliar a função renal;
- Exame de urina para verificar presença de sangue e infecção urinária.
Qual o tratamento para a Hiperplasia Prostática Benigna?
Existem diversos tratamento efetivos para a próstata aumentada, que incluem medicamentos, terapias menos invasivas e cirurgias. Para decidir qual a melhor opção para seu caso, o médico deve levar em conta o tamanho da próstata, a intensidade dos sintomas, suas condições de saúde e preferências pelo tipo de tratamento.
Conheça a lista de tratamentos tradicionais para a Hiperplasia Prostática Benigna:
- Medicamentos para fluxo de urina;
- Medicamentos para parar ou até diminuir o crescimento da próstata;
- Procedimento para remover excesso de tecido da próstata;
- Cirurgia para remover parte do tecido prostático.
Em caso de sintomas leves, existe a possibilidade de tratar apenas observando a evolução do caso clínico e o tratamento pode ser dispensável. Além disso, em até um terço dos casos leves de Hiperplasia Prostática Benigna, os sintomas se resolvem por conta própria.
Também é importante se sentir à vontade com seu médico para relatar possíveis efeitos colaterais dos medicamentos. Os medicamentos para fluxo de urina, por exemplo, podem reduzir ou provocar a ausência de ejaculação. Já os medicamentos para parar o aumento da próstata podem diminuir o desejo sexual e provocar disfunção erétil. A solução nesses casos é sempre conversar com seu médico e verificar a possibilidade de trocar o medicamento.
Mudanças no estilo de vida podem aliviar os sintomas de HPB
Quando o assunto é saúde, sempre há alguma coisa que podemos fazer em relação a nossos hábitos. Isso vale também para a Hiperplasia Prostática Benigna. Confira mudanças simples que podem ajudar a aliviar os sintomas da HPB:
- Evitar o consumo de álcool e cafeína.
- Evitar beber líquidos na hora de dormir (para não dar vontade de ir ao banheiro no meio da noite).
- Ingerir pequenas quantidades de líquido ao longo do dia.
- Evitar o uso de descongestionantes e anti-histamínicos.
- Praticar exercícios regularmente.
- Criar o hábito de ir ao banheiro quando tiver mais vontade.
- Esvaziar totalmente a bexiga, aguardar um momento e tentar novamente.
- Praticar técnicas de relaxamento e contra o estresse.
Tratamentos naturais para Hiperplasia Prostática Benigna
Existem também plantas medicinais que podem ajudar com os sintomas da HPB. São ervas que possuem propriedades anti-inflamatórias, antiproliferativa (das células) ou ainda que reduzem os hormônios que influenciam o crescimento da próstata. A vantagem é que, por serem medicamentos naturais, não há (ou há menos) efeitos colaterais para o paciente.
Confira a lista de plantas terapêuticas que podem ajudar na Hiperplasia Prostática Benigna:
- Sabal (Saw Palmetto) (ver produto)
- Pygeum africanum (ver produto)
- Óleo de semente de abóbora (ver produto)
- Urtiga dioica (ver produto)
A importância da prevenção e do fim do preconceito
Por último, e não menos importante, vamos ressaltar mais uma vez a importância de os homens deixarem a resistência de lado e procurar um urologista. Preservar a saúde fazendo exames preventivos é a melhor forma de detectar precocemente um câncer ou qualquer outra doença como a Hiperplasia Prostática Benigna. O importante é sempre priorizar a saúde!
Esperamos que este informativo tenha te ajudado a entender melhor a Hiperplasia Prostática Benigna para que você se cuide e/ou incentive os homens que conhece a se cuidarem também.
Se tiver mais dúvidas, estamos aqui para te ajudar. É só falar com um de nossos fitoterapeuta clicando aqui.
Referências:
https://www.pfizer.com.br/sua-saude/saude-do-homem/hpb-hiperplasia-prostatica-benigna
https://www.saudedireta.com.br/docsupload/1331413833Urologia_cap22.pdf
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/voce-sabe-o-que-e-hiperplasia-prostatica-benigna/9594/426/
https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/hiperplasia-de-prostata/
https://www.youtube.com/watch?v=3pNk9SOIMHs