A depressão é uma doença séria e que impacta atualmente a vida de milhões de brasileiros em mais de uma faixa etária. Caso seja leve ou moderada, é possível então aproveitar um fitoterápico capaz de aliviar os sintomas depressivos: O Hipérico! Essa erva é conhecida há séculos pela humanidade e é alvo de pesquisas hoje. Conheça seus benefícios, contraindicações e como consumir.
O que é o Hipérico?
O Hipérico é uma planta originária da Europa, mas foi difundida em muitos outros países ao longo dos anos — tanto é que encontramos na América do Sul, incluindo no Brasil. Trata-se de uma espécie herbácea perene da família Hypericaceae, de nome científico Hypericum perforatum.
Ele também possui outros nomes populares: Hipericão, milfurada, alecrim-bravo, arruda do campo, orelha de gato, ibitipoca e Erva de São João. Sobre este último nome popular, é necessário cautela, pois o Hipérico não é a única planta a ser conhecida como Erva de São João. Portanto, se você deseja aproveitar os benefícios desta erva, confira sempre seu nome científico!
A espécie pode alcançar um metro de altura e possui um tipo de flor com cinco pétalas e cor amarelada. Floresce em meados de Junho, época de verão no Hemisfério Norte e associa-se às festividades de São João, o que remonta à origem de um de seus nomes populares. Já a primeira parte de seu nome científico — Hypericum — vem dos termos gregos “hyper” (acima) e “eikon” (imagem), em referência a tradição antiga de pendurar ramos de ervas, incluindo o Hipérico, acima de altares e ícones religiosos durante o dia de São João.
Os depoimentos de suas propriedades medicinais vem desde a Antiguidade Clássica, citada por Hipócrates e Dioscórides. Naquela época, seus usos eram variados e a planta poderia ser aplicada em tratamentos de queimadura e cortes, além de ser eficaz para tratar a melancolia e agitação — que hoje podemos relacionar com estados depressivos e ansiosos.
Durante a Idade Média, acreditava-se que essa planta eliminava o mau agouro e era aproveitada em defumações. Na atualidade, existem opções mais modernas que o chá e o Hipérico hoje é principalmente estudado para servir de uma alternativa mais natural a antidepressivos alopáticos, embora também possa auxiliar em outros aspectos. Vamos conferir?
Hipérico: para que serve
Os fitoterápicos produzidos a partir desta planta ajudam bastante a saúde de pacientes depressivos. As partes utilizadas são as partes aéreas da planta e seus componentes são:
- Taninos
- Flavonóides (hiperosídeo, quercetina, rutina)
- Catequinas
- Vitaminas C
- Carotenos
- Óleos essenciais
- Resinas
- Pectinas
As substâncias em destaque para seus efeitos antidepressivos são a hiperforina e a hipericina. O Hipérico possui ações:
- Adstringente
- Anti-inflamatória
- Antidepressiva
- Antimicrobiana
- Antioxidante
Ele é vendido na forma de cápsula, extrato fluido e tintura! Venda com prescrição médica.
Quais são as indicações de uso do Hipérico?
De modo geral, o Hipérico tem sido principalmente empregado para depressão. Vamos conferir a seguir mais detalhes sobre seu uso:
- Estados depressivos (leves a moderados)
- Insônia
- Nervosismo
- Ansiedade
- Cefaléia (dor de cabeça associada a melancolia, ansiedade e depressão)
Uma das vantagens do Hipérico em relação a medicamentos convencionais alopáticos é que sua ação antidepressiva não interfere na concentração ou na coordenação motora, e na realidade, auxilia a memória e as funções cognitivas em uma margem de quatro semanas após o uso. Os estudos envolvendo fitoterápicos feitos com Hipérico indicam que seus efeitos apresentam eficácia significativa em relação ao placebo.
Pacientes que sofrem de depressão devem buscar sempre que possível um atendimento que envolva profissionais como psicólogos e psiquiatras para maior efetividade do tratamento. Cuide da sua saúde mental e garanta sua qualidade de vida!
Procure ajuda em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua cidade; ou então seu plano de saúde privado.
Dosagem usual recomendada
Se você tem dúvida de como tomar Hipérico, confira:
Tintura: 1 a 4 gotas/kg/dia dividido em 3 vezes ao dia.
Extrato Fluido: 0,5 a 2 gotas/kg/dia, dividido em 3 tomadas, ou mais frequente se necessário, nos casos agudos.
Extrato seco: uma cápsula de 300 mg, 1 a 3 vezes ao dia.
Pó: 20 a 40mg/kg/dia em 3 tomadas diárias.
Uso adulto.
Hipérico emagrece?
O Hipérico não possui propriedades que reduzam taxas de gordura no corpo e não há estudos que atestem sua capacidade de emagrecer, nem de engordar. No entanto, alguns pacientes depressivos podem aumentar o consumo de calorias durante momentos de intensa angústia; assim como pacientes ansiosos podem também desenvolver compulsão alimentar.
Ao tratarem-se adequadamente, estes pacientes apresentam melhoras que podem refletir em sua taxa de gordura corporal e peso, pois não buscam mais alimentos tão pesados ou na mesma quantidade do que antes.
Se você tem o objetivo apenas de emagrecer, existem fitoterápicos mais recomendados. Confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas!
Hipérico dá sono?
Embora o Hipérico possa ser utilizado para regularizar o sono e tratar a insônia, ele não é conhecido por ter propriedades sedativas. Há relatos que as pessoas se sentem mais equilibradas e com o humor mais tranquilo durante o tratamento, mas não que tenham sentido mais sono devido ao uso do fitoterápico. De qualquer maneira, orienta-se a não consumir antes de realizar tarefas que exigem extrema atenção como forma de precaução.
Hipérico aumenta serotonina?
Os mecanismos de funcionamento do Hipérico em relação a neurotransmissores ainda necessitam ser mais estudados pela comunidade científica, mas já é possível dizer que os componentes desta planta aumentam a disponibilidade de serotonina no organismo e atuam como inibidores seletivos de recaptação de serotonina. Isso significa que ocorre o bloqueio do recolhimento da serotonina pelos receptores membranares dos neurônios pré-sinápticos da fenda sináptica, aumentando a concentração e a duração de sua ação nos neurônios pós-sinápticos.
Hipérico: efeitos colaterais e contraindicações
Embora o Hipérico seja uma planta medicinal, seus fitoterápicos não estão isentos de certos alertas e contraindicações importantes. Portanto, é necessário lembrar que o Hipérico não é recomendado para:
- Gestantes
- Lactantes
- Crianças
- Diabéticos
- Pessoas com quaisquer tipos de hipersensibilidade a seus componentes
Pacientes que já fazem uso de outro antidepressivo ou/e ansiolítico devem buscar a orientação de profissionais da área da saúde antes de tomar ou suspender o uso de medicamentos.
Há interação medicamentosa entre o Hipérico e certos medicamentos. Por exemplo, o Hipérico corta o efeito do anticoncepcional e tem potencial para minimizar a eficácia da pílula do dia seguinte.
O uso do Hipérico não é recomendado em associação com:
- Anticoagulantes cumarínicos
- Imunossupressores
- Antiasmáticos
- Inibidores da protease e transcriptase reversa
- Antiarrítmicos
- Antiepiléticos
- Inibidores da MAO e outros da classe de antidepressivos
Possíveis reações adversas são:
- Fotossensibilidade (recomenda-se evitar exposição prolongada à luz e raios ultravioleta nestes casos e usar protetor solar)
- Irritações gastrointestinais
- Fadiga
- Agitação
São reações raras, mas importantes de se lembrar antes de consumir Hipérico.
As reações adversas gastrointestinais podem ser evitadas ao consumir-se Hipérico após as refeições.
Em casos de superdosagem, podem ocorrer alterações do ritmo cardíaco, agravamento da depressão, surgimento de confusão mental e alucinações. Recomenda-se a suspensão de consumo e a busca por orientação médica.
Hipérico: preço e onde comprar
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
http://www.latamjpharm.org/trabajos/24/2/LAJOP_24_2_7_1_YS0CRS9CK3.pdf
https://www.alimentatubienestar.es/hierba-de-san-juan-o-hiperico/
http://telemedicina.unifesp.br/pub/SBIS/CBIS2004/trabalhos/arquivos/91.pdf
https://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/HIPÉRICO.pdf
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1211/0022357011775910
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0024320504003509
https://www.scielo.br/j/rbpm/a/fDCwzdfPvGJBvvhK8gbnjpQ/?lang=pt
https://jornal.usp.br/atualidades/entenda-quais-sao-as-propriedades-medicinais-da-erva-de-sao-joao/