O Feno Grego é um condimento há muito tempo conhecido pelo ser humano, sendo utilizado na culinária de culturas diferentes como a mediterrânea, ayurvédica e chinesa. Além de conferir um sabor a mais na nossa alimentação, também oferece benefícios a nossa saúde, ajudando na diabetes e no combate à anemia. Confira neste artigo para que serve, efeitos colaterais e como consumir.
Feno Grego: para que serve
O Feno Grego é nativo do Oriente Próximo e do Mediterrâneo, abrangendo a Índia — que hoje é o maior produtor de Feno Grego — e também a Grécia, como é de se esperar. No entanto, não se limita a estes países, aparecendo também no Egito e na China. O nome científico do Feno Grego é Trigonella foenum-graecum, da família Fabaceae. É uma erva anual que pode chegar até 80cm de altura, com caules eretos e folhas alternas. Possui aroma característico.
As sementes do Feno Grego são consideradas um ótimo condimento para a culinária, atribuindo um sabor um tanto amargo e levemente amendoado no paladar, além de também possuírem propriedades medicinais. A planta em si, com suas folhas e brotos, pode ser usada em pratos como saladas e curries.
O extrato das sementes, por sua vez, é aproveitado na fabricação de imitações de baunilha, caramelo, saborizante de rum e também de xarope de bordo — o famoso maple syrup.
Ele foi citado em um livro de medicina durante o reinado Jiayou na China, o Jiayou Bu Zhu Ben Cao (1060 A.D), com a recomendação de aliviar dores, resfriados e tratar os rins. Existem registros do uso de Feno Grego no Egito Antigo como incenso e componente na mumificação, tanto que foi encontrado na tumba de Tutancâmon. Hoje, esse ingrediente faz parte de receitas egípcias com farinha na fabricação de pães. E é claro, não devemos esquecer que também era um ingrediente nas sociedades gregas e romanas durante a Antiguidade Clássica, indicada para doentes e também usada para alimentar o gado.
As partes utilizadas do Feno Grego são as sementes e seus principais componentes são:
- Mucilagens
- Proteínas
- Sais de ferro e manganês
- Flavonóides
- Alcalóides
- Fitoesteróis
- Ácidos Graxos Insaturados
- Vitamina A
- Cumarinas
As sementes do Feno Grego possuem ações:
- Antianêmica
- Hipoglicemiante suave
- Anti-inflamatória
- Antisséptica
- Digestiva
- Antioxidante
- Antimicrobiana
- Hepatoprotetora
E é vendido na forma de cápsulas e tintura pela Oficina de Ervas!
E quais são as indicações de uso do Feno Grego?
O Feno Grego pode ser utilizado para diversas doenças e condições, como:
O uso tópico do Feno Grego pode ajudar em casos de:
- Acne
- Eczemas
- Furúnculos
- Abscessos
- Vulvovaginite
Não existe suporte científico consistente sobre o uso do Feno Grego para o cabelo, seja no crescimento dos fios ou saúde do couro cabeludo. Se você tem problemas com quedas, é necessário avaliar a causa: estresse, má nutrição, sequela de Covid-19 ou alterações hormonais, para aí sim buscarmos alternativas mais específicas para solucionar a questão.
Feno Grego emagrece?
São necessários mais estudos científicos sobre o efeito deste ingrediente em dietas de emagrecimento, mas já existem indícios que ele pode aumentar a sensação de saciedade na hora do almoço, quando é consumido antes — por volta do café da manhã. Portanto, se seu desejo é emagrecer, você pode ainda incluir o Feno Grego como suplemento ou na sua alimentação, mas existem outras ervas indicadas especificamente para este objetivo. É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.
Feno Grego e a Testosterona
O Feno Grego pode aumentar a produção de testosterona e também interagir com a testosterona já existente no organismo. O Feno Grego possui fenosídeos que deslocam a ligação da testosterona com proteínas para que esse hormônio circule livre pelo corpo, aumentando por consequência a libido em homens e mulheres. No entanto, existem estudos que apontam indícios sobre a diminuição de fertilidade tanto em homens quanto mulheres. Além disso, o aumento de testosterona também pode facilitar no ganho de massa muscular quando associado a exercícios.
Feno Grego: efeitos colaterais e contraindicações
De maneira geral, o consumo de Feno Grego é bem tolerado pelo organismo e pode fazer parte da nossa alimentação como tempero e alimento. Possíveis reações são flatulências e diarréia, mas os relatos são raros.
Algumas pessoas que possuem alergia à grão de bico, nozes, amendoim e castanhas podem desenvolver reações alérgicas ao Feno Grego, então é melhor evitar caso o paciente tenha essas alergias.
Efeitos hipoglicêmicos são esperados, portanto recomenda-se monitorar as taxas glicêmicas, principalmente se o paciente for diabético e já fizer uso de remédios.
Grávidas não devem consumir Feno Grego em doses elevadas, pois existe a possibilidade de estimular o útero devido à presença de cumarinas e alcalóides. Lactantes também devem evitar o consumo por causa dos princípios amargos contidos no Feno Grego, que podem ser transmitidos para o leite na amamentação.
Dosagem usual recomendada
A dosagem de Feno Grego varia de acordo com a forma que ele vai ser utilizado. Veja abaixo algumas opções:
Cápsula do Pó: 1 cápsula de 500 mg antes das refeições;
Tintura: de 50 a 100 gotas, divididas de uma a três vezes ao dia;
Feno Grego: preço e onde comprar
Você pode comprar o Feno Grego no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0260877404005126
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0271531796001637
http://inconnate.com/Download/Fenugreek/document3.pdf
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10408398.2019.1635567
https://www.drugs.com/npp/fenugreek.html
https://www.emedicinehealth.com/fenugreek/vitamins-supplements.htm
https://infinitypharma.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Feno%20Grego.pdf
https://florien.com.br/wp-content/uploads/2017/06/FENO-GREGO-1.pdf
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27498339/
https://www.hindawi.com/journals/jchem/2008/674598/
https://vitat.com.br/feno-grego-cabelo/
https://www.forhims.com/blog/fenugreek-hair-growth-benefits