É desconfortável falar sobre hemorroida, mas é mais desconfortável ainda sofrer em silêncio! Dói e incomoda nas atividades mais simples, como sentar, mas há tratamento! E se você está procurando por uma alternativa natural e eficiente, saiba que a Erva de Bicho pode te ajudar. Conheça todos seus benefícios, contraindicações e como usar!
O que é a Erva de Bicho?
O nome popular desta planta pode não ser muito convidativo, no entanto, há uma razão para essa erva ter sido nomeada popularmente assim: havia a crença de que os coxins — mamilos hemorroidários — eram causados por bichos. Assim, a planta utilizada para tratar essa condição foi apelidada de Erva de Bicho, embora possa ser conhecida também como capiçoba, cataria, capetiçoba, pimenta de água, pimenta-do-brejo e catalã.
Seu nome científico é Polygonum acre H. e também sofre variações, possuindo diversas sinonímias científicas.
O fato de ter sido chamada por diversos nomes populares no Brasil já oferece a dica de que é uma planta presente em diversos estados, de modo que cada variação regional irá chamá-la de uma forma diferente.
A Erva de Bicho é comum na América, bem adaptada aos climas diferentes ao longo do continente e preferindo, de modo geral, ambientes úmidos e semi-aquáticos. Há indícios de que seja nativa da Ásia e vale lembrar que não é a única espécie do gênero Polygonum.
Essa planta tem um caule liso e de base nodosa, que floresce em cores esbranquiçadas ou rosáceas em uma espiga fina e flexível. Suas folhas são alongadas. Com popularidade inegável na medicina tradicional, a Erva de Bicho funciona tanto para uso interno — pode beber sua versão em chá, por exemplo — quanto para uso tópico.
Além de sua finalidade anti-hemorroidária e antimicrobiana, outro aspecto que explica seu uso recorrente pela população é o fato de que trata-se de um gênero botânico de crescimento relativamente fácil, até mesmo considerado invasor em campos agrícolas.
Sendo um gênero comum que divide-se em muitas espécies, alerta-se para verificar o nome científico e suas respectivas sinonímias a fim de ter a certeza de que você está consumindo algo apropriado para fins terapêuticos.
Que tal conhecer ainda mais essa espécie que traz esses benefícios para o ser humano? Vamos acompanhar abaixo outros detalhes que irão ajudar no tratamento da hemorroida.
Erva de Bicho: para que serve
Desde o começo, citamos que a Erva de Bicho é utilizada no tratamento de hemorroidas, mas esta não é a sua única qualidade! Esta erva possui ações variadas que agem também no tratamento de varizes, pois auxiliam na circulação, constrição de vasos e cicatrização.
Partes utilizadas são suas folhas, e seus componentes em geral são:
- Flavonóides
- Taninos
- Saponinas
- Proantocianidinas condensadas
- Leucoantocianidinas
A Erva de Bicho possui diversas ações, como:
- Adstringente
- Febrífuga
- Diurética
- Anti-hemorroidária
- Anti-inflamatória
- Hemostática
- Hipotensora
- Antimicrobiana
E ela é vendida na forma de cápsulas, tintura, shampoo e creme!
E quais são as indicações de uso da Erva de Bicho?
A Erva de Bicho é indicada para tratamentos de:
- Hemorroida
- Varizes
- Flebites
- Cólicas menstruais
Dosagem usual recomendada
Cápsula: 1 cápsula de 250mg, 3 vezes ao dia.
Tintura: 25 gotas, 3 vezes ao dia.
De forma externa, as hemorroidas podem ser tratadas de maneira mais prática do que um tradicional banho de assento. A Oficina de Ervas oferece um creme específico para hemorroida, sendo composto por Castanha da Índia, Hamamelis, Paeonia e a Erva de Bicho que tratamos aqui! Você pode clicar aqui para comprar diretamente esse creme.
Além desta alternativa para uso tópico, há o Shampoo Composto Anti-piorreico, ou seja, anti-piolhos. Ele é composto por Losna, Arruda, Erva de Bicho e Boldo Brasileiro. Você pode clicar aqui para comprar diretamente esse shampoo.
Um lembrete importante é fazer um acompanhamento profissional, pois quadros de hemorroida e varizes podem não ser tão simples. O importante é que você fique bem!
Erva de Bicho: efeitos colaterais e contraindicações
Não recomenda-se Erva de Bicho para:
- Gestantes, pois seu efeito emenagogo aumenta as chances de má formação do feto
- Lactantes
- Crianças
- Pessoas com hipersensibilidade aos seus componentes
- Pessoas com doenças hepáticas e/ou renais
Reações adversas variam entre náusea e irritação no estômago.
Erva de Bicho: preço e onde comprar
Você pode comprar a Erva de Bicho no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
https://www.scielo.br/j/rbfar/a/zgXBbG47vnHGzCtgdsXLnQC/?format=pdf&lang=pt
https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000011109.pdf