A questão do emagrecimento deve ser levada em consideração em qualquer época do ano, desde que se perceba um aumento de peso que possa atrapalhar o bom funcionamento do organismo, das atividades diárias e do bem-estar. Esse bem-estar deve levar em consideração a plenitude física, emocional e espiritual.
Todo ano é a mesma coisa, chega a época do Carnaval e todo mundo quer emagrecer. Seja para ir para a praia, desfilar no carnaval, enfim, aparecer com menos roupa e menos gordura. E o pior, quer emagrecer imediatamente, logo após os exageros cometidos no Natal e no Reveillon.
Incrivelmente muitos acreditam nesse milagre, pelo menos enquanto se tem menos de 25 anos, quando a resposta do corpo ainda é mais rápida.
A questão do emagrecimento deve ser levada em consideração em qualquer época do ano, desde que se perceba um aumento de peso que possa atrapalhar o bom funcionamento do organismo, das atividades diárias e do bem-estar. Esse bem-estar deve levar em consideração a plenitude física, emocional e espiritual.
Para emagrecer, não basta parar de comer! São várias atitudes que em conjunto resultam no emagrecimento. É claro que começa pela alimentação balanceada, mas a atividade física é indispensável.
Plantas medicinais para emagrecer
Muitas pessoas procuram ajuda nos medicamentos e nas plantas medicinais, mas de antemão, aviso que não existe milagre. As plantas podem ajudar no regime, é claro, desde que se considere os demais fatores que citei. Assim, a planta ideal para emagrecer é aquela que vai atender à necessidade de cada organismo de forma personalizada. Não existe uma fórmula milagrosa que sirva para todos igualmente. Por exemplo:
Nervosismo e ansiedade
Se alguém passa a ganhar peso porque está passando por período de muito nervosismo e ansiedade, pode usar uma planta ansiolítica como a Lipia.
Retenção de líquido
Se ela tem também retenção de líquidos, acrescenta o uso de planta diurética como a Carqueja.
Problemas de intestino
Se é alguém com problemas de intestino "preguiçoso", podemos indicar plantas com ação laxativa como o Sene ou a Cáscara Sagrada.
Compulsão por doces
Se exagera em doces, temos a Garcínia.
Sensação de fome constante
Se sente muita fome, temos a Pholia magra ou o Koubo.
Acúmulo de gordura abdominal
Se tem acúmulo de gordura abdominal pode tomar o Óleo de Cártamo e fazer exercícios aeróbicos.
- Sabia que a dificuldade para emagrecer pode estar ligada à ansiedade?
- Conheça as causas da obesidade e como as plantas podem ajudar
- Porangaba: a planta indicada para regimes de emagrecimento
Os benefícios do Chá Verde
Independente de querer emagrecer, uma planta que pode ser usada diariamente é o Chá Verde. Ele possui benefícios como:
- Estimula o sistema nervoso central;
- Funciona como tônico geral;
- Previne acidentes vasculares;
- É digestivo;
- É diurético;
- É antioxidante;
- Combate radicais livres (evitando envelhecimento precoce);
- Estimula o metabolismo;
- Coadjuvante no tratamento da obesidade;
- Reduz as taxas de lipídeos totais;
- É antiagregante plaquetário.
Pela presença de cafeína, o seu consumo deve ser evitado à noite, para não atrapalhar o sono. O consumo após as refeições é a forma mais indicada, pois facilita a digestão. É muito indicada para dar disposição e energia para quem faz exercícios físicos, pois além de estimulante, ajuda a queimar calorias, por sua ação termogênica.
Enfim, cada planta tem propriedades próprias, e a forma de conseguirmos o melhor resultado é conhecer seu próprio organismo associado ao conhecimento das plantas.
A Farmácia Oficina de Ervas oferece a todos uma equipe de atendimento que pode orientar quanto ao uso de ervas, além de profissionais no Espaço Oficina de Ervas, com treinamentos físicos, drenagem linfática, nutricionista, terapeuta floral, fitoterapeuta e psicólogo.
Ter saúde é o primeiro passo para a felicidade.
Por: Eliza Harada