Vai cuidar do fígado? Ainda bem que a Eclipta alba pode ajudar! Essa planta medicinal também é chamada de Erva Botão e auxilia na saúde do fígado através de sua ação hepatoprotetora. Será que existem mais detalhes? Venha entender agora mesmo para que serve a Eclipta alba e desvende todos os benefícios para o fígado.
O que é a Eclipta alba (Erva Botão)?
Apesar do nome popular bem bonitinho e de sonoridade brasileira, a origem da Erva Botão é bem distante do Brasil. A Erva Botão, também nomeada de falsa margarida, vem da Ásia, sendo muito apreciada na Índia e em Bangladesh. Nesses locais, a história dessa planta é longa! O seu nome científico é bem conhecido no nosso país: Eclipta alba — e muita gente só chama por Eclipta. Essa espécie tão querida faz parte do gênero botânico Asteraceae, assim como outras plantas conhecidas por seus benefícios para nossa saúde.
A Eclipta alba prefere climas mais úmidos e tropicais, se desenvolvendo bem no Sudeste Asiático. Deste modo, ela tem muitos nomes populares nos diferentes idiomas na região: bhringraj (sânscrito), bhangra (hindi), kesuriya (bengali), galgara (telugu) e muito mais. A medicina Ayurvédica e Siddha aproveitam bem a planta há séculos através de tônicos, preparados com mel, uso das semente, entre outros usos.
Trata-se de uma planta anual e pequena, atingindo no máximo 80 cm de altura. E embora sua origem seja no Sudeste asiático, hoje ela se encontra bem distribuída pelo mundo! Inclusive, é encontrada aqui no nosso país — vegetando espontaneamente. Por preferir umidade e se desenvolver muito bem em tais ambientes, é considerada uma planta invasora em plantios de espécies que necessitam terrenos alagadiços, como o arroz irrigado em tabuleiros.
As folhas da Eclipta têm um tom claro de verde e são estreitas. Murcham rápido após a colheita e o caule é muito delicado. As flores, por sua vez, são o motivo para seu nome popular brasileiro, "Erva Botão": são pequenas e brancas, parecendo justamente botões.
E afinal, o uso de Eclipta Alba é bom para quê? Serve para pressão alta? Funciona para ajudar o fígado? Traz malefícios?
Agora que você conhece um pouco mais sobre a Erva Botão, leia a seguir mais informações sobre como ela pode ser aproveitada em fitoterápicos feitos a partir dela!
Eclipta alba (Erva Botão): para que serve
Por ser uma planta presente na Medicina Ayurveda (ou Ayurvédica), a Eclipta alba é usada tradicionalmente para diversos fins, sendo que a parte utilizada da planta influencia na indicação específica para a saúde. É famosa por fazer bem para pele, cabelo, tosses e até digestão. Hoje, ela se mantém como uma escolha popular para condições de saúde no fígado.
As partes mais utilizadas na fitoterapia são suas folhas e flores (partes aéreas). Já seus componentes em geral são:
- Alcalóides
- Flavonoides
- Terpenos
- Triterpenos
- Glicosídeos
- Poliacetilenos
- Saponinas
- Cumestanos
A Eclipta (erva botão) possui várias ações:
- Hepatoprotetora
- Antioxidante
- Analgésica (leve)
- Imunoestimulante
- Antiviral
- Anti-inflamatória
- Hipoglicemiante (leve)
- Hipotensora (leve)
- Diurética (leve)
- Antimicrobiana
Ela é vendida na forma de cápsulas, tintura e extrato fluido! Se você tem dúvidas de onde encontrar a melhor opção de fitoterápico para você, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem várias versões para você escolher.
Tradicionalmente, o chá da Eclipta alba é consumido pelas suas propriedades medicinais, mas o sabor dela é amargo. Por isso, não é uma alternativa tão bem aceita pelas pessoas que não estão dispostas a lidar com esse gosto na boca.
Nesse caso, as cápsulas são opções bem práticas! Mas se você não tem problemas com isso ou já se acostumou com fitoterápicos com sabores mais amargos, a tintura e o extrato fluido podem ser utilizados. Pingá-los na água morna também é uma forma de deixá-los mais amenos, evaporando o álcool da composição.
E quais são as indicações de uso da Eclipta (Erva Botão)?
Uso interno:
- Intoxicações hepáticas
- Cirrose
- Gordura no fígado (Esteatose Hepática)
- Icterícia
- Estimulante da ação e da regeneração do fígado
- Controle sensível de índices glicêmicos
- Controle sensível do colesterol
- Adjuvante sensível no controle de pressão arterial
- Prevenção de problemas cardiovasculares (justamente pela ação no colesterol e na pressão)
- Hepatites (lembrando que hepatites virais ou de causas autoimunes devem ser tratadas de forma sistêmica)
Uso externo (tópico):
- Eczemas
- Cortes e feridas superficiais
- Crescimento capilar
É necessário maior aprofundamento de pesquisas científicas para determinar os mecanismos de ação da Eclipta alba, mas já foi possível conferir as ações hepatoprotetoras contra inflamações e danos no fígado através de intervenções enzimáticas.
Há indícios em experimentos de sua redução de necrose centrolobular no tecido do fígado, redução de acúmulo de água nas organelas das células do fígado (tumefação ou degeneração hidrópica) e redução de alterações gordurosas nos parênquimas das células hepáticas. Os cumestanos têm sido associados com efeitos hepatoprotetores, mas os estudos dessa substância isolada são preliminares e esparsos.
Até o momento é possível dizer que ela auxiliará no controle de colesterol e nos cuidados com o fígado, trazendo benefícios de forma sistêmica para o seu corpo com a ação antioxidante.
Há também relatos de pacientes que sentiram benefícios da Eclipta alba durante tratamentos quimioterápicos. Com o uso dessa erva medicinal, os pacientes disseram não ter sentido mal-estar e desconforto gástrico, que são sintomas clássicos devido à agressividade dos medicamentos indicados para o tratamento de câncer. Mas antes de decidir consumir fitoterápicos dessa planta, converse com seu oncologista.
Já o seu uso para o fortalecimento e crescimento do cabelo é mais justificado por suas atividades antimicrobianas e levemente anti-inflamatórias, sendo que o óleo extraído da Erva Botão tem também vitaminas benéficas para a saúde capilar.
Não descarta-se o mecanismo sinérgico dos componentes da Eclipta alba. Futuros estudos são muito bem-vindos para desvendar com maior especificidade o funcionamento da planta em nosso organismo.
Dosagem usual recomendada
A dosagem usual depende do quadro da sua saúde — que tipo de condição você está buscando tratar — e a forma que você prefere consumir a Eclipta alba (Erva Botão). Afinal, esta planta é muito versátil e permite diferentes usos, por exemplo em cápsulas ou tintura.
A Eclipta também pode ser manipulada junto com outros fitoterápicos, em associação a outras plantas como o Cardo Mariano, Picão Preto e Boldo do Chile.
Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Eclipta da melhor forma.
Eclipta alba (Erva Botão): Emagrece ou engorda?
A Eclipta alba, por si só, não possui propriedades específicas que reduzam taxas de lipídios depositados em excesso no tecido adiposo no corpo, apenas melhora o controle do colesterol. São gorduras com características diferentes. Portanto, não emagrece.
Mas essa planta pode auxiliar os regimes de emagrecimento através da melhora das funções hepáticas e com leve ação diurética. Assim, a Eclipta alba tem o potencial sensível de melhorar a digestão de gorduras no corpo, a evacuação e a manutenção de peso. No entanto, ela não é capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável. Seu impacto é indireto e leve.
Portanto, recomendamos sempre uma rotina saudável e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.
Eclipta alba (Erva Botão): efeitos colaterais e contraindicações
De modo geral, a Eclipta alba é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômitos, vontade de urinar com mais frequência, constipação e diarreia. Existem outros cuidados importantes para o consumo desse fitoterápico:
- Não recomenda-se Eclipta alba à gestantes ou lactantes.
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
- Não é recomendado para crianças.
- Não recomenda-se o uso concomitante com antidiabéticos, anti-hipertensivos, fármacos para baixar colesterol ou quaisquer medicamentos que influenciem na urina/bexiga. Nesses casos, consulte um médico.
Eclipta alba (Erva Botão): preço e onde comprar
Você pode comprar Eclipta alba (Erva Botão) no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
https://pharmacologyonline.silae.it/files/newsletter/2011/vol1/031.kumar.pdf
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6290179/
https://www.verywellhealth.com/the-benefits-of-bhringaraj-oil-88825
https://www.easyayurveda.com/2013/09/16/bhringraj-eclipta-alba-benefits-usage-dose-side-effects/
https://www.planetayurveda.com/library/bhringraj-eclipta-alba/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12018530/
http://depto.icb.ufmg.br/dpat/old/esteatose.htm
https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/54602/5/68443_04-31T_TL_01_P.pdf
https://en.wikipedia.org/wiki/Centrilobular_necrosis