Quem tem dores artríticas e reumáticas, já deve saber dos dois nomes mais populares dessa querida planta! Afinal, a Dilênia ou Maçã de Elefante é conhecida há muito tempo, apreciada por diversas propriedades medicinais — em especial, por sua ação anti-inflamatória. Será que é bom mesmo? Entenda cada benefício desta planta neste artigo!
Comprar Dilênia (Dillenia indica ou Maçã de Elefante)
O que é a Dilênia?
Tanto o nome Dilênia quanto Maçã de Elefante soam nomes até bem brasileiros, mas essa espécie surgiu lá no Sudeste Asiático, sendo popular na Índia! E assim como aconteceu com diversas outras plantas, ela se alastrou por muitas outras regiões, preferindo climas tropicais como o nosso.
É por isso que essa planta também existe no Brasil, sendo incorporada na medicina tradicional e recebendo também diversos outros nomes populares. Se você não reconheceu a planta pelos nomes citados antes, talvez você lembre-se dela por árvore-de-dinheiro, árvore-da-pataca, bolsa-de-pastor, flor-de-abril, fruta-cofre e coco-de-adão.
Já o nome científico dela é Dillenia indica, da família Dilleniaceae. Trata-se de um tipo de árvore grande, que geralmente fica com 4 metros de altura, mas pode chegar a 8 metros. Sua copa é piramidal e com folhas longas, de 30 centímetros, com nervuras bem aparentes. Também floresce! A floração ocorre entre janeiro e outubro, com frutos vindo pouco depois. Suas flores brancas são bem bonitas, assemelhando-se às magnólias!
Seguindo as grandes proporções da espécie, seus frutos também são grandes, embora não seja a maior fruta que existe. Ela vai de tons verdes claros ao amarelo. E já que essa árvore também é plantada em vias públicas, pode causar também alguns problemas: por frutificar bastante ao longo do ano, é capaz de acertar alguém na cabeça.
Muito versátil, a Dilênia é aproveitada de formas variadas! Desempenha grande papel ecológico e sua madeira é bem resistente, por isso é utilizada na construção civil, na indústria naval e também como lenha.
E a fruta é comestível? Como preparar?
A fruta é quase considerada uma cápsula, de casca resistente, com polpa e sementes. Também tem sépalas comestíveis. Faz parte da culinária do sudeste asiático, tanto que entra em curries indianos, sucos, geléias e até doces. É frequentemente associada com coco e especiarias para fazer chutneys. Tem um sabor azedo e ácido, cheiro semelhante ao da manga. É também cozida no dahl e servida com peixe frito, sendo preparada como picles também. Mas não é uma espécie tão difundida como alimento aqui no Brasil, embora seja usada na medicina tradicional.
Há histórias sobre a vinda dessa planta ao nosso país. O que se diz é que ela veio junto com a corte e a coroa portuguesa ao Brasil, como espécie ornamental. E também há histórias sobre supostas brincadeiras de D. Pedro I ainda pequeno, brincando no Jardim Imperial com essa planta, ao colocar moedas nas flores. Mas existem outras versões que dizem sobre guardar ou brincar com moedas abaixo da casca. Daí a possível origem dos nomes associando a planta com dinheiro.
Agora que você entende um pouco mais sobre a Dilênia ou Maçã de Elefante, vamos desvendar seus benefícios para a saúde!
Comprar Dilênia (Dillenia indica ou Maçã de Elefante)
Dilênia (Maçã de Elefante): para que serve
Afinal, a Dilênia ou Maçã de Elefante é bom para quê? Em geral, ela serve para ajudar nas dores inflamatórias, em especial as articulares: artrite, artrose, tendinites… A medicina tradicional indica preparados em álcool para aplicação tópica no local, mas é necessário cuidado com o preparo e também na aplicação, evitando feridas, mucosas ou peles sensíveis.
As partes utilizadas na fitoterapia são suas folhas, cascas e frutos. No entanto, é mais comum serem usados os frutos mesmo. Em geral, seus componentes são:
- Flavonoides
- Triterpenóides
- Compostos fenólicos
- Saponinas
- Taninos
- Destaque para o ácido betulínico
A Dilênia possui ações:
- Analgésica
- Antinociceptiva
- Anti-inflamatória
- Antioxidante
- Antimicrobiana
E é vendida na forma de tintura, tanto em frascos de 60ml quanto de 100ml!
Se você tem dúvidas de onde encontrar a melhor opção de fitoterápico manipulado para você, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem essas duas opções de tamanho para você já começar a usar.
Comprar Dilênia (Dillenia indica ou Maçã de Elefante)
E quais são as indicações de uso da Dilênia (Maçã de Elefante)?
O conhecimento tradicional favorece principalmente as aplicações tópicas de macerações, ou seja, aplicações desses preparados de frutos maduros da Dilênia com álcool sobre a área afetada por dor. Há efeito muito positivo de uso interno de tinturas — ainda mais as tinturas manipuladas de forma segura pela Oficina de Ervas!
Veja abaixo seus usos para a saúde:
- Dores de Reumatismo
- Artrite reumatóide
- Artrose
- Tendinite
- Bursite
- Osteoartrite
- Fibromialgia
- Distensões
A Dilênia ainda é um item que desperta muito interesse da ciência e são conduzidos estudos para averiguar seus mecanismos de funcionamento. Uma das principais substâncias dessa espécie, indicada até então como forte responsável pelas suas qualidades anti-inflamatórias, é o ácido betulínico (não confunda com toxina botulínica, conhecida como botox).
Outros mecanismos são a inibição de liberação de mediadores e biossíntese de prostaglandinas que, por sua vez, atuam em processos inflamatórios e lesões. Não descarta-se um funcionamento sinérgico de seus componentes.
Há também evidências sobre benefícios no tratamento de diabetes e dislipidemias, mas são necessários maiores aprofundamentos antes de usar a Dilênia como fitoterápico para esses fins. Caso você precise tratar essas condições, existem outras plantas que podem ajudar, por exemplo: O Melão de São Caetano (ver produto) no caso da diabetes, e a Silimarina extraída do Cardo Mariano (ver produto) e a Alcachofra(ver produto) para colesterol.
Outro lembrete: Orientações médicas e exames regulares são necessários em todos os casos de dores inflamatórias e articulares, afinal, o diagnóstico preciso da doença garante um tratamento mais específico e seguro. Certos pacientes podem se queixar de dores, mas durante o curso do tratamento e exames, pode-se descobrir a fibromialgia ou até uma osteoporose, que terão um conjunto de medidas diferentes do que artrite, tendinite ou artrose.
Dosagem usual recomendada
A dosagem usual depende do quadro da sua saúde — por exemplo, a intensidade da dor inflamatória. E se você usa outros remédios ou tem alguma sensibilidade específica, então é melhor conferir qual dosagem se adequa ao seu caso. Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como usar a Dilênia (Maçã de Elefante) da melhor forma.
Comprar Dilênia (Dillenia indica ou Maçã de Elefante)
Dilênia (Maçã de Elefante) emagrece?
A Dilênia ou Maçã de Elefante não possui propriedades específicas que reduzam taxas de excesso de gordura no tecido adiposo e não há estudos que atestem sua capacidade de emagrecer, nem de engordar.
É possível que ela seja associada a uma rotina de hábitos alimentares saudáveis e exercícios, já que muitas pessoas podem evitar atividades físicas ou até mesmo a recomendação de fisioterapia devido a dores inflamatórias. E com o corpo sem dor e com uma rotina mais ativa, fica mais fácil emagrecer.
Assim, recomendamos sempre uma rotina saudável e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.
Comprar Dilênia (Dillenia indica ou Maçã de Elefante)
Dilênia (Maçã de Elefante): efeitos colaterais e contraindicações
De modo geral, a Dilênia é bem tolerada pelo organismo, mas não há pesquisas específicas para determinar sua toxicidade e interações com demais fármacos. Por apresentar ações anti-inflamatórias, pode interferir com fármacos dessa classe e/ou interferir em coagulações. Por isso, é fundamental que você busque orientação de profissionais da saúde. Efeitos colaterais, quando ocorrem, são associados ao uso excessivo e variam entre náusea e desconfortos gastrointestinais. Veja cada contraindicação abaixo:
- Não recomenda-se a Dilênia (Maçã de Elefante) a gestantes ou lactantes. Portanto, se você pensa em engravidar ou está na fase de amamentação do seu bebê, não utilize essa planta sem autorização médica.
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
- Não há consenso quanto ao uso de Dilênia (Maçã de Elefante) por crianças.
- Caso existam problemas gastrointestinais prévios, o ideal é pingar a tintura de Dilênia (Maçã de Elefante) em água morna antes de ingeri-la, para que o álcool seja evaporado e não provoque mais irritação.
Comprar Dilênia (Dillenia indica ou Maçã de Elefante)
Dilênia (Maçã de Elefante): preço e onde comprar
Você pode comprar a Dilênia (Maçã de Elefante) no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Referências
https://www.jyoungpharm.org/sites/default/files/10.4103_0975-1483.51885.pdf
https://sbpmed.org.br/admin/files/papers/file_mlP8i9xYzWOs.pdf
https://japsonline.com/abstract.php?article_id=1122
https://sites.usp.br/jardimdabotanicausprp/maca-de-elefante-dillenia-indica/
https://biodiversity.lums.edu.pk/lums-biodiversity/plants/dillenia-indica
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1155/2019/4632491
https://revistaaldeia.com.br/coluna_post/vamosplantar/1234/uma-curiosa-maca
https://diariodeminas.com.br/Publicacao.aspx?id=361522
https://specialtyproduce.com/produce/Elephant_Apples_23589.php