Com as notícias sobre a pandemia de coronavírus, muitas pessoas ficam sem saber como agir para prevenir o contágio. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre a doença, como podemos ajudar os outros e a nós mesmos além de dicas sobre onde encontrar informações confiáveis sobre o assunto.
Mas antes, confira os dados do SUS em 17 de março de 2020 sobre o coronavírus:
- 80% dos infectados se recuperam da doença sem precisar de um tratamento especializado;
- 1 em cada 6 infectados podem apresentar uma forma grave da doença.
O que é coronavírus
Os coronavírus são uma família de vírus que atacam o sistema respiratório, causando desde pequenos resfriados até doenças respiratórias mais graves. Este surto que estamos passando é de um novo vírus (SARS-CoV-2) que foi descoberto na China em dezembro de 2019 e faz parte dessa mesma família de coronavírus. Por isso, a doença causada por esse tipo de coronavírus foi nomeada como COVID-19.
Sintomas do Coronavírus
O Coronavírus COVID-19 possui sintomas parecidos aos de uma gripe. Geralmente é uma doença moderada, mas há possibilidade de se tornar grave em alguns casos.
Sintomas principais
- Febre;
- Tosse;
- Dificuldade de respirar.
Outros sintomas
- Cansaço;
- Dores no corpo;
- Mal estar geral;
- Corrimento e congestão nasal;
- Dor de garganta;
- Dor no peito.
A maioria das pessoas se recupera da doença sem precisar de um tratamento especial, sendo que algumas nem chegam a apresentar sintomas ou apresentam sintomas tão leves que são quase imperceptíveis.
Mas há uma parte da população que pode apresentar a forma mais grave da doença, principalmente idosos e pessoas com complicações de saúde como:
- Pressão alta;
- Diabetes;
- Doenças cardiovasculares.
Em caso de suspeita, quando devo ir ao hospital?
Quem estiver com sintomas leves ou moderados, deve permanecer em casa de quarentena. Em casos de falta de ar, é necessário procurar atendimento médico imediatamente.
Como o coronavírus é transmitido
O coronavírus é transmitido por gotículas respiratórias expelidas pelo nariz e pela boca. Essas gotículas podem infectar as pessoas diretamente ou indiretamente, quando contaminam objetos. O vírus permanece nos objetos contaminados por horas e se alguém entrar em contato com eles, pode se infectar.
Como atrasar a contaminação e não espalhar o coronavírus
O COVID-19 é altamente contagioso, por isso é necessário evitar o contato com as pessoas, tanto para se prevenir quanto para não transmitir o vírus para outras pessoas.
O período de incubação do vírus é de 2 a 14 dias. Ou seja, é possível a pessoa estar infectada, transmitir a doença para outras pessoas ao redor e só descobrir que está doente depois de 2 semanas. Por isso é importante tomar todas as medidas preventivas mesmo se estiver se sentindo bem.
As principais medidas a serem tomadas são:
- Higienizar sempre as mãos com sabão, álcool em gel ou outros desinfetantes;
- Utilizar máscaras para que as gotículas respiratórias não se espalhem no ambiente;
- Cobrir a boca com o antebraço ao tossir ou espirrar;
- Evitar passar a mão no rosto;
- Manter distância de pelo menos 2 metros de quem estiver tossindo ou espirrando;
- Evitar ambientes públicos;
- Evitar encostar nas pessoas;
- Se possível, adotar o home office;
- Manter ambientes bem ventilados;
- Evitar o compartilhamento de objetos.
Como é feito o diagnóstico do coronavírus
O diagnóstico do COVID-19 é feito principalmente por meio de coleta de materiais respiratórios do paciente. Essas amostras vão ser analisadas nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) para detectar se há o RNA do vírus.
Como é o tratamento do coronavírus
Ainda não há vacina nem tratamento específico para o coronavírus, por isso a maioria dos casos está sendo tratada com remédios usados para gripe, como:
- Antitérmicos (para febre);
- Analgésicos (para dor no corpo).
Também é necessário:
- Ficar de repouso;
- Beber bastante água;
- Pacientes que apresentarem falta de ar precisam ser entubados com urgência.
Plantas que fortalecem o sistema imunológico
O sistema imunológico é o sistema de proteção do nosso corpo, feito de células específicas que combatem infecções como de bactérias, vírus, fungos, etc. Quando o corpo está com o sistema imunológico forte, as doenças são combatidas de forma mais fácil e rápida.
Há diversas plantas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, como:
- Equinácea (ver produto);
- Alho (ver produto);
- Cúrcuma (ver produto).
O Própolis Verde (ver produto), apesar de não ser uma planta, também é muito bom para fortalecer a imunidade.
Como a precaução pessoal influencia na rede de saúde pública
Não é possível evitar 100% de pegar o COVID-19, portanto, precisamos atrasar a infecção o máximo possível até uma vacina ser descoberta. Quanto mais seguirmos as recomendações preventivas, mais atrasaremos o contágio. Isso é importante para que o número de infectados não passe o limite das condições de atendimento dos hospitais, que é o cenário mais perigoso.
Dicas para lidar melhor com o coronavírus
Dica 1 - Não entre em pânico
Manter a calma é importante em um momento delicado desse, para que a situação não se agrave pelo pânico. Apenas siga direito as recomendações de prevenção passadas pelo governo e de tratamento passadas pelo médico.
Dica 2 - App “Coronavírus-SUS”
O SUS desenvolveu um aplicativo que contém diversas informações sobre o COVID-19 e ainda realiza uma triagem virtual, indicando se é necessário ou não a ida a um hospital.
Para baixar, clique nos links abaixo:
Dica 3 - Não compartilhe Fake News
É muito importante checar as informações antes de repassá-las, pois isso pode colocar em risco a vida das pessoas. Para evitar que informações erradas sobre o coronavírus se espalhem, confira no canal Saúde sem Fake News clicando aqui.
Nesse site tem todas as respostas oficiais e atualizadas. Caso sua dúvida não esteja lá, você pode ligar para o Disque Saúde 136 ou mandar a pergunta para o Whatsapp (61) 99289-4640
E aí, achou interessante? Se tiver dúvidas, fale com um fitoterapeuta clicando aqui.
Fontes
Aplicativo Coronavírus - SUS
http://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#casossuspeito
Por que o Coronavírus pode parar a sua vida?
https://www.youtube.com/watch?v=Y10vCOXxtds