Colágeno X Organismo Humano

Um organismo saudável necessita de colágeno para a manutenção do tônus muscular e de uma pele firme, com uma reposição diária de aproximadamente 1g por quilo de peso corporal. Pesquisas mostram que, por volta dos 25 anos,

o organismo começa a diminuir a produção de colágeno em contraposição à necessidade constante dessa importante molécula no processo de rejuvenescimento e reparação celular.

Aos 50 anos, o corpo só produz em média 35% do colágeno necessário. Supõe-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento. Com a diminuição do colágeno, os músculos ficam flácidos, diminui a densidade dos ossos, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força, a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa.

Os cabelos perdem o viço, pois diminui a espessura do fio capilar. A pele fica mais fraca, desidratada e sem elasticidade, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias; o ganho de reserva lipídica é mais acentuado. Segundo Jaime Farfan, professor do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, “Repomos o colágeno em nosso organismo por meio da alimentação.

Os alimentos de origem animal, tais como carnes, são boas fontes de colágeno, principalmente em se tratando das carnes vermelhas. Entretanto, para adquirirmos a quantidade ideal que nosso organismo necessita, por meio da alimentação convencional seria impossível”, afirma.

A facilidade de absorção do colágeno em pó

A indústria alimentícia vem desenvolvendo produtos como colágeno em pó ou colágeno hidrolizado. Por meio da ingestão de suplementos alimentares desta natureza o nosso organismo obtém de maneira significativa e eficaz os benefícios do colágeno.

O colágeno em pó permite que o nosso organismo mantenha uma quantidade de massa muscular adequada, ajudando-o a utilizar eficientemente suas reservas lipídicas e de açúcar.

Além disso, o colágeno em pó é um eficiente aliado contra processos de flacidez tecidual e, quando aliado à atividade física, torna-se uma excelente fonte protéica, capaz de sintetizar massa magra, mantendo, assim, o aspecto jovial do nosso corpo.

 

Newsletter Gelita do Brasil - www.gelita.com.br/newsletter

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Iolanda Bernadete Lopes Ruggiero
Eu posso tomar colageno hidrolizado junto com o colageno UC II?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Iolanda Pode sim fazer o uso dos dois juntos. Clique no link abaixo para mais informações e adquirir os produtos: https://www.oficinadeervas.com.br/colageno https://www.oficinadeervas.com.br/verisol https://www.oficinadeervas.com.br/ucii Qualquer dúvida, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Condicionador fitoterápico: para que serve e como usar 17 Dez 2025 Artigo Espinheira Santa: Para que serve e como tomar (tintura, extrato ou cápsula) 12 Dez 2025 Artigo Berberina (Phellodendron amurense): o que é e para que serve a cápsula 12 Dez 2025 Informativo Lipedema: sintomas, diagnóstico e como tratar com Fitoterapia 04 Dez 2025 Artigo Folha de Abacate é bom para quê? Entenda para que serve e benefícios 21 Nov 2025 Artigo Spirulina: Para que serve e efeitos colaterais 18 Nov 2025

Ver Outros Conteúdos