Entre tantas opções indicadas para o emagrecimento, podem existir dúvidas sobre o Citrus sinensis, também chamado de Laranja moro! É uma laranja incrível para nossa nutrição, mas essa variedade é mais encontrada em suplementos do que in natura aqui no Brasil. Mas será que é tudo isso que falam? Emagrece mesmo? Neste artigo, veremos para que serve o Citrus sinensis e seus benefícios!
O que é Citrus sinensis ou Laranja moro?
O nome científico da Laranja moro é Citrus sinensis, então se você está em dúvida se esses nomes são sinônimos, entenda que sim! Dá para usar um nome ou outro sem problemas, embora seja mais comum encontrar informações em português com o nome popular mesmo.
Essa laranja doce é, na verdade, uma híbrida do pomelo (Citrus maxima) e da tangerina (Citrus reticulata), que resulta em laranjas doces e bem pigmentadas. São laranjas bem laranjinhas por fora e até avermelhadas por dentro. Mas, assim como as espécies que deram origem a essa querida, a Laranja moro não é nativa do Brasil, por isso é bem mais difícil encontrá-la in natura aqui. Ela originalmente vem da Ásia, principalmente da China! É por isso que carrega o "sinensis" no seu nome científico: em desdobramentos do latim, "sino" remete à China e o mesmo acontece com "sinensis" — "que vem da China".
Curiosidade: Outra planta que carrega esse mesmo sobrenome é a Camellia sinensis, a querida planta que dá origem ao chá verde, ao chá branco e ao chá preto! Uau!
E se você ouviu ou leu em algum lugar que a Laranja moro vem da Itália, calma que vamos explicar melhor: a Laranja moro é uma variedade da Citrus sinensis. É a mesma espécie, mas trata-se de uma variedade mais específica que surgiu e foi aprimorada na região da Sicília, na Itália mesmo, no contexto de viagens e comércio com o Oriente há muitos séculos. Existem outras variedades da Citrus sinensis!
Moro, nesse aspecto, faz referência ao pigmento forte, escuro, do interior dessa laranja. É só lembrar como as pessoas usavam a palavra "mouro" nessa época, designando pessoas africanas e muçulmanas e, não raramente, virando um sinônimo de "escuro".
A Laranja moro é um produto agrícola muito importante, pois é muito aproveitável: as flores são usadas na perfumaria, na culinária (lembra da água de flores de laranjeira na culinária árabe?) e de forma ornamental, até fazendo parte de bouquets de noivas; as folhas são usadas para chás e a madeira também tem uso para temperar carnes. E é claro, os frutos em si são muito nutritivos! Afinal, contém muita vitamina C e carotenóides.
Agora que você sabe bastante sobre a história da Laranja moro, vamos entender para que ela serve!
Citrus sinensis ou Laranja moro: para que serve
As partes mais utilizadas na fitoterapia são seus frutos, que dão origem ao extrato padronizado que possui:
- Bioflavonóides
- Ácido ascórbico (a famosa vitamina C)
- Ácidos hidroxicinâmico
- Ênfase nas antocianinas
A Laranja Moro possui ações:
- Antioxidante
- Anti-inflamatória
- Hipolipemiante
- Sensibilizante a insulina
E é vendida na forma de cápsulas!
Se você tem dúvidas de onde encontrar a melhor opção de fitoterápico manipulado para você, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem essa versão do extrato seco para você!
E quais são as indicações de uso da Laranja Moro (Citrus sinensis)?
A principal indicação do Citrus sinensis ou Laranja moro é seu uso para tratamento de obesidade! Se você teve sorte de conseguir achar essas laranjas in natura para comer, os aspectos nutricionais são bem interessantes. Só cuidado para não cair na tentação de geleias e sobremesas em excesso.
Mas a indicação para emagrecimento não é a única coisa que a Laranja moro pode te ajudar. Veja todos os usos abaixo:
- Auxílio na perda ou manutenção de peso
- Controle de colesterol
- Controle sensível de índices glicêmicos (pela sensibilização à insulina)
- Auxílio aos cuidados do coração (justamente pelo impacto no colesterol, ação antioxidante e pela melhora sensível da diabetes, que é um fator de risco para problemas no coração)
Dosagem usual recomendada
A dosagem sugerida é de 400 mg a 500 mg ao dia. Lembre-se que é necessário avaliar suas necessidades e características individuais antes de tomar, combinado?
Se você deseja conferir a dosagem ideal para você, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Laranja moro da melhor forma.
Laranja moro emagrece mesmo?
Boa parte do impacto da Laranja moro vem de suas antocianinas, embora não se descarte o mecanismo sinérgico de todo seu fitocomplexo. As antocianinas estão presentes em muitos vegetais e são responsáveis por pigmentos azuis, violetas e vermelhos que surgem em flores, frutos... Existem antocianinas na Berinjela também, por exemplo.
Elas são associadas com atividades antioxidantes, anti-inflamatórias e inibitórias de microorganismos, como bactérias.
As antocianinas podem desempenhar também um papel na regulação dos adipócitos. Mas o que são esses adipócitos? São células do nosso tecido adiposo que armazenam gordura. Só não esqueça-se que eles existem por um motivo: o tecido adiposo fica abaixo da pele e em volta de órgãos, armazenando gordura e energia, também servindo de isolante térmico e proteção.
Toda pessoa saudável tem uma taxa de gordura considerada "ideal", que varia também de acordo com sexo. E é claro, a taxa de gordura varia de acordo com seu estilo de vida e necessidades diárias. Por isso, é normal que um atleta de alto rendimento, dependendo da modalidade de seu esporte, tenha menores taxas de gordura corporal que uma pessoa que pratica o mínimo de atividades físicas para se manter ativa.
O emagrecimento não tem como objetivo zerar a taxa de gordura! É só reduzir o excesso que não está contribuindo com sua saúde, tanto física quanto psicológica.
A antocianina cianidina 3-glicosídeo (ou C3G) vem sendo apontada como responsável por essa regulação dos adipócitos, mas não exatamente por inibir a enzima lipase (que quebra de gordura para sua absorção pelo intestino), mas por inibir a absorção de triglicerídeos no epitélio intestinal. Isso sugere um mecanismo que interfere no transporte dessas "gorduras" pelas células do epitélio intestinal.
Isso pode explicar também o favorecimento da evacuação, mas cuidado antes de dizer que solta o intestino! A Laranja moro, em suplementos, não é indicada para constipação e não vem sendo apontada como fitoterápico para prisão de ventre. Se você está sentindo esses efeitos com frequência e está desconfortável, suspenda o uso e converse com profissionais da saúde. Por enquanto, também não há evidências que afirmam que a Laranja moro acelera o metabolismo ou acelera o coração.
Vale lembrar que as comprovações da Laranja moro são limitadas (embora promissoras!) e os resultados podem variar de pessoa para pessoa. Por exemplo, um estudo publicado na revista Nutrients em 2022, na seção Fitoquímicos e Saúde Humana, envolvia além do consumo de suplemento de Laranja moro, atividades físicas e um consumo energético controlado — uma dieta. Mas quem ficou no grupo de intervenção, consumindo o suplemento, emagreceu um pouco mais do que quem ficou no grupo placebo. Por isso, é muito importante continuar com o restante de hábitos equilibrados!
A Laranja moro pode te ajudar a emagrecer! Mas, pelas razões citadas acima, vale manter o bom senso e uma rotina equilibrada.
O Citrus sinensis também não inibe o apetite ou controla a ansiedade. Apesar de ser um fitoterápico aprovado pela Anvisa e poder contribuir com sua jornada de emagrecimento, o tratamento para obesidade envolve uma série de medidas: atividade física, alimentação saudável com déficit calórico, acompanhamento psicológico e um possível auxílio farmacológico. O auxílio farmacológico — ou seja, o uso de medicamentos, sejam naturais ou não — é um ponto bem sensível e que, assim como o restante de medidas adotadas, deverá respeitar as necessidades e características de cada paciente.
Se você sente muita fome e ansiedade, o ideal é se consultar com profissionais da área da Psicologia e Nutrição, combinado? O emagrecimento é uma jornada de muitas ações e atendimento médico multidisciplinar. Antes de comparar o seu corpo ao "antes e depois" de pessoas que alegam usar diversos produtos naturais para emagrecer (geralmente muito em pouco tempo), lembre-se que cada um tem um ritmo — e muita coisa que a gente vê na internet não é tão verdade assim.
Citrus sinensis ou Laranja moro: efeitos colaterais e contraindicações
Em geral, não encontram-se relatos de toxicidade e efeitos colaterais graves no consumo de Laranja moro ou de seu suplemento. Mas, é possível que efeitos colaterais venham a acontecer pela acidez da fruta: a acidez pode favorecer irritações gastrointestinais, especialmente em pessoas que já sejam ou estejam sensíveis nesses órgãos: pacientes com gastrites, refluxos, úlceras… . Esses efeitos podem surgir através do consumo exagerado e/ou prolongado desse fitoterápico.
Lembre-se de buscar orientação profissional para uma indicação correta e manter o uso de acordo com a posologia recomendada!
- Não recomenda-se Laranja moro a gestantes ou lactantes. Portanto, se você pensa em engravidar ou está na fase de amamentação do seu bebê, não utilize suplementos de Citrus sinensis. No caso de encontrar versões in natura, converse com seu médico e nutricionista para conferir se há alguma contraindicação para você!
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
- Não é recomendado para crianças.
Citrus sinensis ou Laranja moro: preço e onde comprar
Você pode comprar Citrus sinensis no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Referências
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/B9780124081178000209
https://www.milazzoflora.it/products/the-moro-orange/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mouros
https://en.wikipedia.org/wiki/Blood_orange
https://en.wikipedia.org/wiki/Citrus_×_sinensis
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8838101/
https://sergiofranco.com.br/saude/lipase
http://www.eaic.uem.br/eaic2022/anais/artigos/6240.pdf
https://www.uol.com.br/vivabem/faq/morosil-para-que-serve.htm
https://www.minhavida.com.br/alimentacao/ingredientes/4669-laranja-moro
https://nutritotal.com.br/pro/qual-a-relacao-entre-a-laranja-moro-e-o-emagrecimento/
https://academic.oup.com/nutritionreviews/article/82/9/1292/7272715