Nome científico: Citrus sinensis (L.) Osbeck
Família: Rutaceae
Parte Utilizada: Fruto
Sinonímia científica: N/A
Nome popular: Laranjeira, Laranja doce e Moro
Moro, ativo natural extraído da laranja doce (Citrus sinensis), se destaca pela presença de antocianidinas, que é responsável pela sua coloração vermelha e caracterizada como excelente antioxidante.
A fruta laranja doce contém uma variedade de fitoquímicos que contribuem para o sabor caraccterístico e as propriedades do fruto (açúcares, tais como sacarose, frutose e glucose; ácidos orgânicos (principalmente ácido cítrico, málico e isocítrico); carotenóides, como xantofilas e carotenos; vitaminas tais como a vitamina C, A, B1, B6 e B3; compostos aromáticos, incluindo vários ésteres, álcoois, cetonas, lactonas e volátil hidrocarbonetos, e polifenóis, tais como hidroxicinámico ácido e flavonóides).
Os Bioflavonóides são compostos por diversos ativos fitoquímicos e dentre eles se destacam as antocianinas e os flavanonas, ativos esses presentes no extrato da espécie em no mínimo 90%.
Estudos indicam que esses ativos são responsáveis por limitar o ganho de peso corporal, melhorar a sensibilidade à insulina e diminuir os níveis séricos de triglicérides e de colesterol total. Além destes o Citrus sinensis apresenta atividades anticâncer, anti-inflamatórias e cardioprotetores, além da atividade antioxidante e sua habilidade em modular algumas enzimas chave.
Toxicidade/Contraindicações
Não há relatos de causa de toxicidade nas literaturas consultadas.
Dosagem e Modo de Usar
-Extrato seco 90%: 400 mg a 500 mg ao dia. Podendo ser encapsulado, envasado em sachês e adicionado em alimentos funcionais.