Não só de planta vive o ser humano! As algas podem ajudar bastante na nossa saúde, como no caso da Chlorella. Cultivada em água doce e sendo uma alga unicelular, a Chlorella traz benefícios além de seu potencial nutritivo. Quer saber mais? Venha conferir para que serve a Chlorella e como tomar!
O que é a Chlorella?
A Chlorella nada mais é do que um gênero de algas verdes unicelulares, a qual pertence ao filo Chlorophyta e abriga 13 espécies. Neste artigo, trataremos especificamente da espécie Chlorella pyrenoidosa, que é utilizada pelos seres humanos para alimentação e se caracteriza por ser uma alga com grande potencial fotossintético, que demanda apenas CO2, água, luz solar, e pouco mineral para se reproduzir.
Seu nome é composto pelos termos em grego (chloros: verde) e em latim (ella: pequeno). Já pyrenoidosa se refere aos pirenóides, que são estruturas subcelulares encontradas no cloroplasto da alga.
Seu ambiente ideal é a água doce. Ela tem um tamanho semelhante ao de uma célula vermelha humana e aglomera-se em colônias, tanto que pode parecer um caldo verde de textura mais densa.
A Chlorella passou a ser estudada com mais rigor em meados dos anos 40 e 50, devido a preocupação com a fome e a possibilidade da produção agropecuária não acompanhar o aumento populacional. Hoje, contamos com técnicas modernas na agricultura e o mundo produz comida o suficiente.
Além disso, descobriu-se que o cultivo de Chlorella pode enfrentar dificuldades, por exemplo o fato de que as algas se desenvolvem melhor em água carbonada — o que adicionaria mais etapas e custos na produção. O consumo da Chlorella em seu estado natural também enfrenta obstáculos porque as estruturas celulares que encapsulam seus nutrientes não são digeridas por humanos.
Assim, a Chlorella não alcançou o patamar inicialmente pensado ser um alimento recorrente na dieta das pessoas. No entanto, não significa que ela deixa de apresentar benefícios para o nosso organismo. Além de seu potencial energético — pois em média sua eficiência fotossintética aproxima-se em 8%, mais do que a cana de açúcar — a Chlorella traz vitaminas e aminoácidos importantes, aproveitados através da suplementação.
A tecnologia por trás desses suplementos — seja em pó, cápsulas ou comprimidos — permite que os seres humanos aproveitem destes benefícios, pois na década de 70, um método para quebra dessa parede celular foi desenvolvido por cientistas japoneses (chamado método dino-mill), aumentando a digestibilidade da Chlorella. Deste modo, hoje é fácil consumir essa alga de maneira eficaz.
Chlorella: para que serve
A Chlorella apresenta benefícios para saúde variados por sua riqueza de componentes. Vamos conferir abaixo!
As partes utilizadas são as próprias algas inteiras, sua composição divide-se em:
- Proteínas (incluindo 9 aminoácidos essenciais)
- Minerais (ferro, zinco, magnésio, potássio, cálcio, ferro, cobre)
- Vitaminas (vitamina C, vitaminas do complexo B)
- Lipídios (Ômega-3)
- Carboidratos
- Fibras (embora em uma taxa pequena, na média de 5% de sua composição)
- Clorofila
- Carotenóides
A Chlorella possui ações:
- Antioxidante
- Anti-inflamatória
- Imunomoduladora
- Antitumoral
- Anticoagulante
- Anti-hepatotóxica
- Anti-hipercolesterolêmica
Além das propriedades nutricionais que contribuem para a sua saúde, por exemplo as vitaminas e minerais, além do ferro que auxilia na prevenção de anemia.
E ela é vendida na forma de comprimidos e cápsulas! Ou seja, são opções práticas de incorporar na sua rotina, mesmo que você tenha um dia mais agitado no trabalho. Então, se você tem dúvida de como tomar a Chlorella, saiba que é bem simples!
E quais são as indicações de uso da Chlorella?
Ela costuma ser utilizada para diversos casos, como:
- Melhora da resposta imunológica
- Auxílio nutricional
- Prevenção de anemia
- Melhora no funcionamento intestinal
- Prevenção de danos ao fígado
- Auxílio no controle do colesterol
- Maior sensação de bem estar em pacientes em tratamento de quimio/radioterapia
- Auxílio no controle da glicemia
A atividade antioxidante da Chlorella também auxilia na prevenção de diversas doenças associadas a danos e envelhecimento celular, como doenças degenerativas e câncer.
Dosagem usual recomendada
É indicado avaliar a necessidade diária de cada um, mas usualmente a dosagem varia de 8 a 12 comprimidos de 250mg ao dia, após as refeições (café, almoço e jantar).
Chlorella emagrece?
O consumo da Chlorella não é especificamente indicado para redução de taxas de gordura corporal. Há indícios que ela possa aumentar a sensação de saciedade, mas sozinha a Chlorella não irá promover o emagrecimento. No entanto, para pessoas que estão em regime de emagrecimento, poderá tomar a Chlorella antes das refeições, e anão após as mesmas. Existem fitoterápicos mais indicados para esse objetivo e você pode conferir nosso artigo com 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas! Lembrando, é claro, que uma rotina saudável e exercícios físicos são sempre recomendados.
Chlorella serve para ansiedade?
Ela pode auxiliar sensivelmente. A Chlorella possui um aminoácido chamado Triptofano, que é um precursor da Serotonina, um neurotransmissor que está relacionado, entre tantas funções no corpo, com nosso bem estar e humor. No entanto, a ação de neurotransmissores é complexa e não existe um exame para diagnosticar com precisão o que está acontecendo com esses neurotransmissores e como seu corpo está reagindo à eles; se falta serotonina ou se seu corpo não está conseguindo observá-lo.
Consumir Chlorella, até onde os estudos apontam, não contribuirá negativamente para ansiedade, mas existem outros fitoterápicos mais indicados (e mais específicos) para sintomas de ansiedade, por exemplo a Valeriana (ver produto), o Lúpulo (ver produto) e o 5HTP (ver produto). Um acompanhamento profissional é indicado também!
Chlorella: efeitos colaterais e contraindicações
Não são conhecidas reações severas em relação ao consumo de Chlorella, tanto que ela é facilmente incorporada à alimentação. No entanto, existem ainda recomendações básicas que devem ser seguidas: Não recomenda-se Chlorella a pacientes que tenham sensibilidade aos seus componentes. Também não é indicado para gestantes, lactantes e crianças pela falta de estudos específicos para este público. Possíveis reações variam entre náusea e desconforto abdominal.
Chlorella: preço e onde comprar
Você pode comprar a Chlorella no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
https://www.ecycle.com.br/chlorella/
https://en.wikipedia.org/wiki/Chlorella
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780128124918000266
https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/31804/pdf
https://pt.calameo.com/read/0062034615c8c25c421b3
https://www.echlorial.fr/blog/chlorella-composition-detailed/?lang=en
https://saude.abril.com.br/alimentacao/as-algas-spirulina-e-chlorella-sao-mesmo-beneficas/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25320462/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27146695/