A Calêndula (Calendula officinalis) é uma das plantas medicinais mais conhecidas no mundo. Suas flores são usadas em forma de cataplasma ou em cremes para curar feridas e picadas de inseto. Muito utilizada na indústria cosmética por sua ação adstringente, antifúngica, anti-inflamatória e antisséptica.
O que poucos conhecem é o seu uso para tratar desequilíbrios emocionais, na forma de floral.
A Calêndula dos Florais da Califórnia nos ensina sobre a comunicação inclusiva e curativa, uma das maiores necessidades evolutivas para todos nós.
Esse floral ajuda o indivíduo a escutar as outras pessoas com atenção, apreciação e respeito; tendo cuidado, jeito e diplomacia ao se comunicar. Também a encontrar o caminho e desenvolver a arte de criar, através das palavras, entendimento e acordos que possam ser bons para ambas as partes.
Portanto, atua evitando se colocar de formas que causem reações defensivas e acabem por prejudicar e aumentar a tensão nas situações. Assim, as qualidades da “língua ferina”, que analisa de forma dura e crítica, e podem tocar diretamente no âmago de onde mais dói, passam a ser usadas para escutar o que as pessoas querem dizer, e saber usar palavras para curar e sanar as situações.
Usando as palavras de maneira que as pessoas possam se sentir reforçadas e valorizadas, e também de uma forma que a comunicação possa ser aberta e clara.
Tendo o cuidado de não falar de maneira que pareça que você está fazendo críticas, que possam colocar a outra pessoa na defensiva, por se sentir julgada ou ofendida.
Sabendo dizer o que você precisa ser dito sem constrangimento, e ao mesmo tempo conseguindo cuidar das relações, de forma que elas se desenvolvam e possam se aprofundar na forma de amizades duradouras e preenchedoras.
Desenvolve a comunicação clara que é ao mesmo tempo cuidadosa e amorosa; falar focalizando de coração para coração.
Fortalece o dom de aconselhar e curar através do uso da palavra. Desenvolve a capacidade de escutar a outra pessoa, e também ajuda a saber receber.
É apenas questão de desenvolvermos a prática dessa sensibilidade no uso das palavras. Podemos ser precisos, amorosos e justos, e ao mesmo tempo nunca usar nosso poder com as palavras para machucar ou destruir.
Esse floral é muito indicado para pessoas com tendência a argumentar, com falta de receptividade na comunicação com os outros ou frequentemente usam do abuso verbal.
Creio que esse floral seja muito útil nesse momento de transformação do planeta!
Por: Eliza tomoe Harada