Você conhece a Berberis vulgaris? Quando queremos melhorar nossos cuidados com a saúde, podemos descobrir aliados novos na natureza. Por muito tempo, a Berberis vulgaris foi utilizada na medicina tradicional nos países onde é cultivada, sendo também uma opção alimentícia. Hoje, a Berberis vem sendo estudada para auxiliar a saúde. Neste artigo, veremos para que serve a Berberis vulgaris e seus benefícios.
O que é Berberis vulgaris?
A Berberis vulgaris é uma espécie arbustiva que se desenvolve em diversos países, sendo nativa do centro-sul da Europa, noroeste da África e também no oeste da Ásia. também se naturalizou em outros países, cultivada por sua beleza ornamental em climas temperados.
É mais comum nos referirmos a essa espécie por seu nome científico — Berberis vulgaris — mas também pode ser conhecida pelo nome popular Berberis, Agracejo em espanhol e Barberry em inglês. Faz parte da família botânica Berberidaceae, com flores amarelas e frutos na forma de bagas vermelhas, as quais amadurecem ao fim do verão ou início do outono no Hemisfério Norte.
Como tantas outras plantas que produzem frutos, a Berberis vulgaris desempenha um grande papel ecológico na alimentação de animais, como pássaros.
Essas bagas também são usadas tradicionalmente na produção de compotas e alimentação humana. Por exemplo, o Irã utiliza as bagas de Berberis vulgaris para geleias e comidas salgadas, como arroz pilaf e no cozimento de frango. Os frutos secos ao sol podem fazer parte da culinária, conferindo um sabor mais azedo aos pratos. Esses frutos têm vitamina C, mas dificilmente come-se puro devido ao amargor in natura.
A medicina tradicional aponta o uso de Berberis vulgaris em tônicos para melhorar apetite, aplicação tópica para acne e auxílio em dores abdominais. E gradualmente, essa espécie vem despertando mais interesse da Ciência, que ainda estuda os mecanismos que a tornam uma opção interessante para a saúde.
Vamos conferir abaixo mais detalhes!
Berberis vulgaris: para que serve
De maneira geral, a Berberis vulgaris serve para desconfortos abdominais sem doenças graves associadas, também ajudando sensivelmente em condições metabólicas como dislipidemias e diabetes.
Na medicina tradicional, as partes utilizadas são os frutos, as folhas e as cascas das raízes. Encontra-se mais facilmente produtos fitoterápicos das cascas das raízes, cujos componentes são:
- Taninos
- Triterpenos
- Flavonoides
- Cumarinas
- Alcalóides, com destaque à berberina — seu princípio ativo mais famoso!
Ela possui ações
- Digestiva
- Antiespasmódica
- Eupéptica
- Antisséptica
- Antioxidante
- Redução sensível da resistência à insulina
- Anti-hiperlipidêmica
E aqui na Oficina de Ervas, é manipulada e vendida na forma de tintura.
E quais são as indicações de uso da Berberis?
A Berberis pode ser utilizada para:
- Hiperlipidemia
- Auxílio sensível no controle de índices glicêmicos
- Prevenção de doenças degenerativas através da ação antioxidante
- Prevenção de doenças cardiovasculares decorrentes de alto colesterol
- Combate a diarreias causadas por enterotoxinas por bactérias (E. choli)
- Desconfortos abdominais moderados, como cólicas gastrointestinais
O uso de Berberis vulgaris muitas vezes é limitado por seu sabor amargo. Se você não tem problemas com isso ou já se acostumou com fitoterápicos com sabores mais amargos, é uma opção. Pingar a tintura na água morna também é uma forma de deixá-la mais amena, também evaporando o álcool na composição.
Lembramos também que a atividade antioxidante auxilia na prevenção de diversas doenças associadas a danos e envelhecimento celular, por exemplo doenças degenerativas.
Hulda Clark indica o uso dessa planta para protocolos de desparasitação, embora não existam evidências científicas que comprovem sua teoria parasitária
Dosagem usual recomendada
Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a algum problema específico, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Berberis vulgaris da melhor forma.
Berberis vulgaris: efeitos colaterais e contraindicações
De modo geral, a Berberis vulgaris é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômitos, constipação e diarreia — sendo reversíveis após suspensão de uso. Existem outros cuidados importantes para o consumo desse fitoterápico:
- Não recomenda-se Berberis vulgaris à gestantes ou lactantes.
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
- Não é recomendado para crianças.
- Não indica-se o uso indiscriminado no caso de suspeita de parasitoses. Busque sempre orientação médica para avaliação e exames para descobrir qual o tipo de parasitose antes.
- Não recomenda-se o uso concomitante com medicamentos antidiabéticos e antibióticos.
Berberis vulgaris: preço e onde comprar
Você pode comprar a Berberis vulgaris no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/ptr.6252
https://www.scielo.br/j/rbfar/a/VSxbjf8V49swFDZLHQ5VQHC/?lang=pt
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5478785/
https://europepmc.org/article/med/17337435
https://sci-hub.se/https://doi.org/10.1002/ptr.2399