O eucalipto globulus é natural da Austrália e foi divulgado no continente europeu por Jacques de La Billardière que o observou na Tasmânia em 1792. Nos inícios do século XIX, esta espécie foi introduzida em Portugal e, em meados do mesmo século, fomentou-se a cultura de eucaliptos assumindo assim relevância comercial.
O nome “eucalipto” tem origem no grego “Eucalyptus” que significa «bem coberto», a razão desta proveniência relaciona-se com o fato dos órgãos reprodutores da flor serem revestidos por uma membrana que é descartada quando estas brotam. A denominação da espécie, “globulus”, deriva da semelhança dos seus frutos (cápsulas lenhosas) com os botões de vestuário do mesmo nome.
A árvore de Eucalipto é alta e de folhas resistentes, que pode atingir 90 metros de altura. As árvores jovens têm folhas azuis e verdes ovais enquanto que as árvores maduras criam folhas compridas, estreitas e amareladas com flores beges e brancas. O tronco é suave e cinzento pálido.
Este é o alimento dos coalas, ambos nativos da Austrália. Os coalas se encontram em risco de extinção por causa da eliminação das árvores onde vivem, tanto por queimadas quanto por lenhadores. Ao perder a sua casa e alimento, o coala se muda e pode chegar a povoamentos ou cidades, onde morre por atropelamento ou é caçado por cães.
Na medicina aborígene (tribos indígenas nativas da Austrália), o Eucalipto é usado para tratar feridas e infecções. O gargarejo em forma de líquido é usado para limpeza bucal e dor de garganta. A pomada ou óleo de massagem esfregados no tórax agem como descongestionante.
Nas folhas e ramos do Eucalipto se concentram suas propriedades curativas. Durante o último século, os médicos americanos usaram o óleo do Eucalipto para desinfetar o equipamento médico e para fazer a assepsia de feridas. O Eucalipto faz com que o nariz solte muco, facilitando para que o mesmo seja expelido mais fácil. O Eucalipto também possui propriedades antibacterianas.
Na medicina popular, o óleo essencial diluído é usado para tratar herpes e feridas. É uma planta base para a produção de desodorizantes, desinfetantes e repelentes. É usado em banhos a vapor e saunas. É considerado um dos óleos essenciais que possuem as maiores propriedades antissépticas dentre todos os óleos essenciais. O óleo do Eucalyptus globulus tem um aroma muito forte e estimulante.
É indicado para problemas respiratórios, reduzindo o muco, inchaço e a inflamação, além de aliviar dores musculares, reumatismo e dores de cabeça. É amplamente utilizado em remédios comerciais para combater resfriados e preparações para alívio das dores.
Existem muitas espécies diferentes de Eucalipto, mas o Eucalyptus globulus é a espécie usada como terapêutica. O cultivo de várias espécies de eucalipto visa a produção de madeira, além de seus subprodutos como papel, lenha, carvão, etc.
O Óleo Essencial é extraido das folhas e usado como antisséptico do sistema respiratório e pulmonar. Usado no difusor elétrico, ajuda a desbloquear as vias respiratórias e purifica o ar. Algumas pessoas usam este óleo essencial para repelir pulgas.
Esta é mais uma planta que oferece alimento, abrigo, produtos de uso geral e ainda serve de remédio.
Podemos aproveitar os recursos que a natureza oferece, desde que saibamos respeitá-la.
Por: Eliza Tomoe Harada