A Ashwagandha é uma planta conhecida pela humanidade há séculos, tradicional na medicina ayurvédica e indicada principalmente para estafa e estresse. A Ashwagandha ainda oferece mais benefícios para o nosso organismo! Quer saber como essa erva funciona? Confira neste artigo para que serve, efeitos colaterais e como tomar.
O que é a Ashwagandha
A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vigor, rejuvenescer e aumentar a expectativa de vida, fazendo parte justamente dos Rasayanas na medicina Ayurvédica — que são técnicas e componentes que visam aumentar a longevidade do indivíduo.
Ela também é mencionada na medicina Unani, que é um tipo de etnomedicina que era praticada pela cultura persa-arábica. Seu nome popular vem do sânscrito, cujo significado é “cheiro de cavalo” — Ashwa (cavalo) + gandha (cheiro) — provavelmente devido ao aroma forte de suas raízes.
Seu nome científico é Withania somnifera, da família Solanaceae. O termo somnifera já dá uma dica de uma de suas atividades no organismo: a indução de relaxamento, com ação ansiolítica. Também é conhecida como Ginseng Indiano, cereja de inverno e groselha venenosa.
É uma planta arbustiva com até 75 centímetros de altura, com folhas de um tom mais pálido de verde e um fruto vermelho, quando maduro. Prefere solos drenados e sombra parcial, nativa da Índia e já cultivada em muitos lugares, como o Oriente Médio, Mediterrâneo e zonas tropicais da África. Foi bem adaptada no Brasil também, especialmente no estado de Goiânia.
O seu fruto é bem parecido com uma fruta relativamente conhecida no nosso país: a Physalis, ou fisális — que é de custo um tanto elevado quando comparada à outras frutas. Apesar de serem plantas diferentes, as duas — tanto a Ashwagandha quanto a Physalis — fazem parte da mesma família botânica.
E o que a Ashwagandha tem de tão especial para nossa saúde? Vamos conferir abaixo!
Ashwagandha: para que serve
Conforme já mencionado anteriormente, a Ashwagandha nos ajuda contra estresse, melhora a memória e a concentração. Segundo a medicina ayurvédica, serve para promover a longevidade e vitalidade!
As partes mais utilizadas são as raízes, mas toda sua parte aérea pode ser consumida. Seus principais componentes são:
- Alcalóides
- Isopeletierina
- Anaferina
- Soniferina
- Lactonas esteroidais
- Withanolídeos
- Sintoindosideos
- Withaferina
- Taninos
- Saponinas
A Ashwagandha possui ações:
- Sedativa
- Neuroprotetora
- Adaptógena
- Estimulante da memória
- Imunológica
- Anti-inflamatória
- Antioxidante
- Antitumoral
- Antiséptica
E ela é vendida na forma de cápsulas pela Oficina de Ervas!
Indicações de uso da Ashwagandha
A Ashwagandha pode ser utilizada para diversas doenças e condições. Veja abaixo algumas de suas ações:
- Estimula a memória e aprendizado
- Melhora a resistência física e mental contra estresse
- Combate debilidade
- Alivia a ansiedade e depressão
- Induz ao sono
- Melhora dores e condições inflamatórias, como artrite
- Reduz o colesterol
- Estimula a resposta do sistema imunológico
- Regula os hormônios da tireóide em casos de hipotireodismo
Existem pesquisas que indicam que a ação da Ashwagandha no cérebro desacelera e reverte atrofia neurítica e perda sináptica. Tem também um efeito análogo ao GABA, que é um tipo de neurotransmissor responsável por reduzir atividade neuronal para produzir sensação de calma e induzir sono.
Lembramos também que a atividade antioxidante auxilia na prevenção de diversas doenças associadas a danos e envelhecimento celular, por exemplo doenças degenerativas.
Dosagem usual recomendada
Cápsula de extrato seco: De 300 a 1.000mg por dia
Ashwagandha emagrece?
A Ashwagandha não tem efeito direto e comprovado sobre dietas de emagrecimento. No entanto, devido a seu efeito ansiolítico, pode ser relacionado a redução da compulsão alimentar. Muitas vezes, o aumento de taxas de gordura corporal são associadas com rotinas estressantes, que nos induzem a comer mais e a optar por alimentos não tão saudáveis.
O alívio de estresse e a melhoria no quadro de sono, somadas aos efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e hipocolesterolemiantes da Ashwagandha podem ser benéficas para indivíduos que buscam emagrecimento. Ainda assim, recomendamos sempre uma rotina saudável e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.
É verdade que a Ashwagandha é um afrodisíaco?
Ela pode ser considerada uma erva que melhora a libido que tenha sido abalada por fobias e neuroses. Existe uma pesquisa que associa tal efeito com a melhora na fertilidade masculina, relacionando o consumo de Ashwagandha e a qualidade do sêmen. Outro aspecto que pode ser levado em consideração é o aumento do nível de testosterona, o qual pode aumentar a libido. São necessários mais estudos sobre os efeitos da Ashwagandha como afrodisíaco e, se você procura um auxílio para a libido, existem outras ervas que podem te ajudar de forma mais direta, como o Long Jack e Epimedium.
Ashwagandha: efeitos colaterais e contraindicações
Doses superiores à recomendação podem causar desconforto gastrointestinal, vômito e diarréia. Não recomenda-se o uso para pessoas que apresentem algum tipo de sensibilidade prévia; assim como não recomenda-se para grávidas e lactantes devido a falta de estudos que comprovem a segurança de consumo.
Ashwagandha: preço e onde comprar
Você pode comprar a Ashwagandha no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3252722/
https://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ASHAWAGANDA.pdf
https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1534735412464551
https://www.jstage.jst.go.jp/article/bpb/37/6/37_b14-00022/_article
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0753332221009598
http://nopr.niscair.res.in/handle/123456789/23992
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16713218/
https://www.dailygem.co/blogs/news/gem-obsession-ashwagandha