O assunto "beleza" se desdobra em diversos outros temas, como maquiagem, cuidados com as unhas, produtos para cabelo... Mas um fato inegável é que beleza, entre tantas coisas, é saúde! E hoje nós vamos falar da pele, o maior órgão do ser humano e que nos permite sentir tantas coisas boas, como um abraço ou o sol da manhã.
Você já parou para pensar em todas as funções que a pele desempenha no nosso corpo? Além de ser uma camada de revestimento protetor de nossos músculos e órgãos, a pele:
- Participa da regulação de temperatura corporal;
- Protege contra desidratação;
- Desempenha funções metabólicas, como a produção de vitamina D;
- Expressa nossa sensação de tato, que nos permite sentir temperaturas diferentes, pressão, movimentos, dores e sensações agradáveis, como um abraço ou agradar seu bichinho de estimação!
Assim como qualquer órgão, é muito importante cuidar dela; no entanto, a pele recebe uma atenção especial por ter camadas externas e sofrer com variações de temperatura, umidade, insolação e até acidentes, como ferimentos, sem falar do processo natural de envelhecimento. Outro aspecto importante é que esse órgão está sujeito a ideais de beleza também.
Como podemos cuidar melhor da pele?
Existem dicas muito importantes e simples para garantir não somente sua saúde de um modo geral, como também a beleza da pele. Confira como tratar a saúde e a pele de dentro para fora:
- Manter o corpo bem hidratado;
- Cultivar hábitos saudáveis, incluindo atividades físicas e boa alimentação;
- Buscar ajuda para largar vício em nicotina e álcool, caso tenha;
- Dormir bem;
- Evitar estresse agudo, se possível;
Existem diversos fatores que interferem na saúde e beleza da pele, como:
- Idade
- Alimentação
- Hormônios
- Poluição
- Raios ultra-violeta
- Rotina de cuidados com a pele
Como você pode ver, existem fatores tanto externos quanto internos! É claro que existem aspectos que não controlamos, por exemplo o avanço natural dos anos ou a exposição à poluição, mas podemos cuidar para que esses efeitos não sejam tão agressivos em nossa pele, usando dermocosméticos e mantendo nossa saúde em boas condições. E além de manter a alimentação saudável e se hidratar bem, não se esqueça de passar o protetor solar e tirar a maquiagem antes de ir dormir!
Um importante lembrete:
Muitas imagens que vemos hoje, como fotos de pessoas famosas ou até subcelebridades em redes sociais, passam por filtros, retoques e maquiagem profissional para ficar daquela forma impecável que observamos. É possível sim ter uma pele saudável e bonita, mas não entre na paranóia de ser exatamente como você vê na mídia.
Tipos de pele
A classificação com 4 tipos de pele (oleosa, mista, seca, normal) atende bem nossas demandas e especificações para comprar produtos, no entanto, o Sistema Baumann de Classificação de tipos de pele inseriu mais dois aspectos a serem avaliados. Então, quando for classificar sua pele, pense nos seguintes critérios:
- Hidratação (mais oleosa ou mais seca?)
- Sensibilidade (sensível ou não?)
- Pigmentação (pigmentada ou não?)
- Tendência à formação de rugas (firme ou propensa a rugas?)
Assim, podemos optar por dermocosméticos que atendam ainda melhor nossas necessidades e tratem não somente questões que queremos resolver hoje, por exemplo a oleosidade, mas também tratem questões a longo prazo, como a formação de rugas.
Cuidados com a pele de acordo a faixa etária
A faixa etária é outro ponto a ser levado em consideração quando falamos sobre cuidados com a pele. É claro que os cuidados de dentro para fora são válidos em qualquer idade, então sempre mantenha a hidratação em dia, associada a hábitos saudáveis!
- Pele jovem — Maior cuidado preventivo. Limpezas, hidratação e principalmente o protetor solar são cuidados indispensáveis!
- Pele adulta — Os sinais do envelhecimento passam a ser sentidos. A rotina de cuidado deve prosseguir, envolvendo produtos com ação antienvelhecimento (antioxidante).
- Pele madura — A hidratação e o uso de produtos reparadores são excelentes para manter a pele mais firme e menos flácida.
Cuidando da pele com argilas
Recentemente, as argilas tornaram-se mais populares nas rotinas de cuidados com a pele, principalmente para o rosto, fazendo parte de um momento de relaxamento durante a semana de muita gente. E isso só traz benefícios! As argilas são versáteis e atendem todos os tipos de pele, tanto jovens, quanto adultas e maduras; sejam oleosas ou não. Existem vários tipos de argilas com cores e substâncias diferentes, mas podemos dizer que elas, de modo geral:
- Limpam a pele;
- Possuem ação tensora;
- Têm efeito suavizante;
- São remineralizantes;
- Combatem a oleosidade;
- São cicatrizantes;
- Clareiam manchas.
Parte do ação da argila é causada pela mudança de temperatura quando entra em contato com nossa pele, ocasionando maior circulação sanguínea e potencializando a absorção de íons e substâncias benéficas da própria argila. Em pesquisas recentes, há indícios que o uso de argila na pele estimula também a produção de colágeno, importante componente para elasticidade e firmeza da pele.
Argila Negra: para que serve
A argila negra é rara de ser encontrada pura no mercado, pois é obtida em grandes profundidades e tem origens vulcânicas. É também associada a materiais orgânicos em sua composição, além dos aspectos minerais e água. Em cosméticos, a argila pode ser associada a outros componentes que trazem benefícios à pele. Sua composição mineralógica contém:
- Montmorilonita
- Caulinita
- Mica
E seus oligoelementos basicamente são:
- Silício
- Titânio
- Alumínio
A argila negra é indicada para todos os tipos de pele e nos oferece muitos benefícios! Confira as indicações da argila negra:
- Possui ação anti-inflamatória e antioxidante;
- Desintoxica os poros e proporciona limpeza profunda;
- Ajuda a equilibrar a oleosidade excessiva;
- Ajuda na retirada de cravos e espinhas;
- Possui efeito rejuvenescedor e tonificante;
- Auxilia na produção de colágeno;
- Estimula a circulação sanguínea e linfática.
Argila Negra : como usar em 3 passos
1º passo - Sabonete líquido de argila
O sabonete líquido é feito com argila negra, charcoal, extrato de bardana e zinco PCA ativo. Os benefícios dos outros componentes complementam bem os da argila, limpando a pele de poluentes, diminuindo a acne e controlando a oleosidade sem causar ressecamento. Use o sabonete normalmente, mas não esfregue com força no rosto para a argila não machucar a pele.
2º passo - Esfoliação com argila
O esfoliante pode ser usado uma vez na semana e é composto de argila negra, charcoal e outros esfoliantes físicos ecológicos. Ele remove as células mortas das camadas mais superficiais da pele, deixando ela macia, suave e preparada para absorver melhor outros produtos. Aplique gentilmente na pele fazendo movimentos circulares. Não esfregue o esfoliante com força e enxágue ele enquanto ainda estiver úmido.
3º passo - Máscara de argila peel off
A máscara de tratamento pode ser utilizada uma vez na semana e é feita com argila negra, charcoal e Gluconolactona, um ácido hidratante que ajuda a limpar a pele de poluentes e protegê-la contra o envelhecimento precoce. Aplique uma camada média e uniforme da máscara no rosto, evitando áreas sensíveis como sobrancelhas, olhos, boca e narinas. Espere a máscara secar totalmente antes de começar a descascar ela do rosto, puxando de baixo para cima. Caso sobre algum resíduo da máscara, enxágue o rosto com água para limpar.
Confira também o nosso vídeo de rotina de cuidados com a pele! Além do exemplo de como usar a Argila Negra, você vai ver outros produtos de uma rotina de skin care para deixar sua pele mais bonita e saudável.
Argila Negra: onde comprar
Você pode comprar a Argila Negra no nosso site, clicando aqui.
Argila Verde: para que serve
A argila verde também vem da decomposição de rochas magmáticas, de origem vulcânica. Também é esperado que contenha mais de um tipo de mineral e seu uso dermocosmético é bem comum. Sua composição mineralógica contém:
- Quartzo
- Caulinita
- Esmectita
- Illita
E seus oligoelementos basicamente são:
- Silício
- Óxido de ferro
- Zinco
A argila verde é indicada para peles mistas, oleosas e acneicas. Entre seus benefícios, estão a ação bactericida e cicatrizante, que justamente auxiliam a pele a controlar a oleosidade. Confira as indicações da argila verde:
- Revitalizante
- Clareadora
- Remineralizante
- Adstringente
- Desintoxicante e cicatrizante
- Bactericida
- Ajuda a equilibrar a oleosidade excessiva;
- Promove tensionamento, ação que melhora a flacidez;
Argila Verde: como usar em 3 passos
1º passo - Sabonete de argila
O sabonete líquido é feito com argila verde, extrato de chá verde, karité e zinco PCA ativo. Os benefícios dos outros componentes complementam bem os da argila, protegendo contra o envelhecimento precoce e controlando a oleosidade sem causar ressecamento. Além disso, ele nutre e hidrata a pele ao mesmo tempo que age como adstringente. Use o sabonete normalmente, mas não esfregue com força no rosto para a argila não machucar a pele.
2º passo - Esfoliação com argila
O esfoliante pode ser usado uma vez na semana e é composto de argila verde e outros esfoliantes físicos ecológicos. Ele remove as células mortas das camadas mais superficiais da pele, deixando ela macia, suave e preparada para absorver melhor outros produtos. Aplique gentilmente na pele fazendo movimentos circulares. Não esfregue o esfoliante com força e enxágue ele enquanto ainda estiver úmido.
3º passo - Máscara de argila
A máscara de tratamento pode ser utilizada uma vez na semana é feita com argila verde, alantoína e extrato de chá verde. Ela estimula a renovação celular, previne o envelhecimento precoce e age como adstringente, deixando a pele mais sequinha. Aplique uma camada média e uniforme da máscara no rosto, evitando áreas sensíveis como sobrancelhas, olhos, boca e narinas. Deixe a máscara agir por alguns minutos e enxágue antes de secar totalmente.
Confira também o nosso vídeo de rotina de cuidados com a pele! Além do exemplo de como usar a Argila Verde, você vai ver outros produtos de uma rotina de skin care para deixar sua pele mais bonita e saudável.
Argila Verde: onde comprar
Você pode comprar a Argila Verde no nosso site, clicando aqui.
Esperamos que tenha gostado do informativo! Cuidar da pele pode se tornar uma atividade para cultivar a beleza e nossa autoestima, reservando um tempo para autocuidado e relaxamento. Que tal começar a cuidar mais de si hoje?
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22340693/
https://repositorio.uniube.br/bitstream/123456789/1564/1/GABRIELA%20MONIQUE%20FONSECA%20ELIAS.pdf
https://www.amazon.com.br/Guia-Produtos-Cosméticos-Tereza-Rebello/dp/8539620855
http://siaibib01.univali.br/pdf/monthana%20imai%20de%20amorim.pdf
https://www.greenme.com.br/wp-content/uploads/2019/05/monthana-imai-de-amorim.pdf
http://www.edoj.org.eg/vol010/0102/002/01.htm
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jocd.12730
https://www.beautycoestetica.com.br/os-16-tipos-de-pele/
https://www.lojaadcos.com.br/belezacomsaude/cuidados-pele-fases-da-vida/