Família: Gracilariaceae e Gigartinaceae
Parte Utilizada: planta inteira
Agar agar é uma substância mucilaginosa(gelatina) dessecada constituída de polissacarídios, principalmente: agarose e agaro-pectina extraídos de diversas espécies de algas marinhas vermelhas, as rodofíceas, tais como Gelidium cartilagineum, Gracilaria confervoides e outras agarófitas. Insolúvel em água fria, solúvel em água fervente; desidrata e precipita em presença de álcool, ac. Tânico e eletrólitos. ( diminuindo a viscosidade).
Princípio Ativo:
É composto primariamente do sal de um éster de ácido sulfúrico do complexo polissacarídeo, agarose-agropectina, sais de cálcio; celulose; anidrogalactose; fibras e pequena quantidade de proteínas, conseqüentemente sendo rico em sais de iodo, fósforo e sais minerais.
Mecanismos de Ação:
Laxativo suave (absorve água no intestino, aumentando o volume do bolo fecal, excitando por via reflexa as contrações intestinais), estabilizador de emulsões.
Indicação:
É indicado em dietas que exijam grande valor alimentício,com baixo teor de calorias. Além disso, o agar é uma fonte natural de colágeno vegetal, substância importante para prevenir rugas e flacidez, auxiliando no tratamento de emagrecimento, promovendo o enrijecimento dos tecidos, aos cabelos propicia maciez, brilho e vitalidade, devido a seus sais ajuda a tonificar e fortalecer unhas quebradiças e frágeis, além de dentes mais fortes. Tem sido utilizado há tempo como meio de cultura em bacteriologia. É também utilizado como agente emulsificante e como agente de suspensão em muitos produtos farmacêuticos e alimentares. Na manipulação, é utilizado como agente espessante e suspensor, estabilizador de emulsões. Na indústria alimentícia é utilizado na fabricação de sorvetes, xaropes de frutas, confeitos, cremes e conservas de carnes e bebidas.
Consideração Farmacêutica:
Avisar o paciente quanto ao potencial de redução da absorção de vitaminas e sais minerais, devendo ser consumidos com estômago vazio, a fim de minimizar esse risco. Informar sobre possíveis mudanças no volume e aspecto das fezes.
Contra-Indicação:
Contra-indicado para pacientes com comprometimento do nível de consciência (devido ao risco de aspiração), e pacientes com obstrução intestinal. O uso em diabéticos deve ser cauteloso.
Precaução:
Ingerir o pó com grande volume de líquidos. Prescrever com cautela a pacientes com história de obstrução esofágica ou intestinal ou para aqueles com problemas de garganta ou de deglutição.
Interação:
As mucilagens são incompatíveis com álcool, taninos e sais de ferro, que causam sua precipitação. Pode ser associado com plantas antraquinônicas.
Forma Galênica / Posologia: Pó (extrato de agar): 0,5 a 1g 2x ao dia, antes das refeições, juntamente c/ 2 copos de água.
Alga (gracilaria covervoides): 2 a 5 gr/dia
Referências Bibliogáricas:
1. TESKE, M.; TRENTINI, A M.M. Herbarium – Compêndio de Fitoterapia; 3ºed. revisada; 1997.
2. FETROW, C.W.; AVILA, J.R. Manual de Medicina Alternativa para o profissional; Guanabara Koogan, 2000.
Opção Fenix Distribuidora de Insumos Farmacêuticos