Panacéia
Resumo:
Panacéia (Solanum cernuum). Diurético. Para cólicas renais, calculose.
Ver descrição completa
Preço Especial A partir de R$ 40,00
Disponível
- Imagens meramente ilustrativas
- Todo produto será manipulado após o recebimento e aprovação do farmacêutico
- Ainda em dúvida? Clique aqui e fale com nosso fitoterapeuta
Veja para que serve Panacéia
Panacéia (Solanum cernuum)
AÇÃO E INDICAÇÃO:
Diurético, depurativo. Para cólicas renais, calculose. Uso externo para psoríase e outros problemas de pele.
FORMAS UTILIZADAS:
- Chá (rasura)
- Tintura (líquido a 20%)
- Extrato Fluido (líquido a 100%)
- Cosmecêutico
*Não se trata de propaganda, e sim de descrição do produto, consulte sempre um especialista. **Venda Sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a resolução 586/2013 do conselho de farmácia. Consulte-o. Sugestão de uso e benefícios desenvolvidos por profissional habilitado. Todo produto deste site possui dosagens dentro dos padrões usuais.
Panaceia: O que é e para que serve
Será que a Panaceia é sinônimo de cura para todas as enfermidades? Calma, a Oficina de Ervas vai explicar! Essa planta possui benefícios para o corpo humano, sendo útil para cólicas renais e gastrites leves. E quais são as ações dessa poderosa planta? Venha entender agora mesmo o que é a Panaceia, para que serve e desvende todas as qualidades dela para sua saúde.
O que significa o nome Panaceia?
Antes de falarmos sobre essa planta medicinal tipicamente brasileira, vamos esclarecer um pouco esse seu nome popular que promete tantos benefícios!
A Panaceia vem de uma palavra grega, "panakeia", que veio a partir da junção de "pan" (todos) e "akos" (cura, remédio, alívio). Então já dá para entender que panaceia é uma palavra que significa alívio para todos os males. E apesar de ser uma palavra comum no português e usada até em metáforas, outro detalhe curioso é que esse termo também é o nome de uma deusa grega: a Panaceia.
Você já deve conhecer o símbolo da Medicina, que é o bastão de Asclépio, um deus grego também. Para relembrar, é um bastão enrolado por uma serpente. Essa entidade é pai de figuras notáveis, entre elas Hígia e Panaceia. Hígia representa a higiene, limpeza e saúde; Panaceia representa a cura por meio de remédios.
Essas três figuras — Asclépio, Hígia e Panaceia — apareciam no Juramento de Hipócrates até 1948, que é o juramento solene que médicos fazem na formatura, jurando exercer a Medicina honestamente:
"...Juro por Apolo Médico, por Asclépio, por Hígia, por Panacéia e por todos os deuses e deusas que acato este juramento e que o procurarei cumprir com todas as minhas forças físicas e intelectuais..."
A partir de 1948, através da Declaração de Genebra, o juramento foi atualizado para ser mais próximo da nossa realidade social e científica.
Mas será que a planta serve para todos os males? Afinal, esse nome traz uma grande responsabilidade!
A resposta é não. Embora a panaceia seja um termo para algo que serve, teoricamente, para tudo, a realidade é diferente. Mesmo que essa planta tenha esse nome e tenha diversas indicações de uso diferentes, ela não irá curar todas as doenças.
O que é a Panaceia
A Panaceia é uma planta medicinal brasileira, encontrada em todos os estados do Sudeste e alguns do Sul, Nordeste e Centro-Oeste. O nome científico dela é Solanum cernuum, da família botânica Solanaceae. É um arbusto ereto, com até 3 metros, cujos caules são bem pilosos e com flores que saem de pequenas cimeiras, com muitos "pelos".
Por causa disso, ela é comparada a alguns animais e recebe outros nomes populares: braço-de-preguiça, folha-de-onça, barba-de-bode, erva-carneira.
A medicina tradicional aponta o uso da Panaceia para combater fungos, limpar fígado, tratar doenças de pele e até gonorreia. E gradualmente, essa espécie vem despertando mais interesse da Ciência, que ainda estuda os mecanismos que a tornam uma opção interessante para a saúde.
Vamos conferir abaixo mais detalhes!
Panaceia: para que serve
De modo geral, a Panaceia é indicada para cólicas e problemas renais, também auxiliando o funcionamento biliar e ajudando em problemas de pele por sua ação depurativa.
Na medicina tradicional, podem ser utilizadas as raízes e folhas da planta. Mas, é mais comum utilizar-se as folhas em chás e tinturas. Seus componentes em geral são:
- Alcalóides
- Esteróides
- Triterpenos
- Cumarinas
- Flavonoides
- Açúcares livres
- Proteínas
- Aminoácidos
- Saponinas
A Panaceia possui ações:
- Antiulcerogênica
- Antifúngica
- Gastroprotetora
- Depurativa
- Diurética
- Anti-inflamatória leve
E ela é vendida na forma de tintura e chá!
E quais são as indicações de uso da Panaceia?
A Panaceia costuma ser utilizada para:
- Cólicas renais
- Cálculos renais (pedras nos rins) pequenas e sem complicações
- Afecções na pele (urticária, eczemas, psoríase, etc)
- Desconfortos gástricos leves
Existem outras indicações tradicionais como o uso de Panaceia para melhorar estados nervosos e arritmia, ajudando também no combate a gonorreia, reumatismo e obstruções do fígado. No entanto, essa planta carece de pesquisas mais aprofundadas para determinar seus mecanismos de ação e segurança de consumo para avaliar a eficácia dessas indicações presentes na medicina popular.
Então, se você quer saber se é bom para diabetes, se é bom para infecção de urina ou se é bom para os rins, saiba que é necessário cautela nessas alegações. Embora tenha propriedades antioxidantes e indícios de atividade antimicrobiana, existem outras plantas mais estudadas que podem te ajudar de forma mais específica.
Como tomar a Panaceia
Tradicionalmente, o chá da Panaceia é consumido pelas suas propriedades medicinais, mas o aroma dele é forte e muitas pessoas podem evitar consumi-lo. O sabor também é intenso. Por isso, não é uma alternativa tão bem aceita.
Existe a técnica de tostar levemente as folhas, antigamente em forno à lenha, para melhorar o sabor do chá. É provável que a razão desse costume seja a evaporação dos óleos da planta ao ser aquecida, atenuando o sabor intenso.
Mas se você não tem problemas com isso ou já se acostumou com fitoterápicos com sabores intensos, a tintura pode ser utilizada facilmente. Pingar a tintura na água morna também é uma forma de deixá-la mais amena, evaporando o álcool presente na composição.
Dosagem usual recomendada
Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Panaceia da melhor forma.
Panaceia emagrece ou engorda?
O consumo de Panaceia — principalmente na forma de chás — pode levar à diurese pelo fato de você ingerir mais líquido. Certas ervas também possuem ações diuréticas, que é relatada no uso tradicional da Panaceia. É possível que o simples fato de tomar um chá favoreça mais visitas ao banheiro e diminua a retenção de líquidos que agregam peso, no entanto não há evidências que essa erva sirva especialmente para redução de taxas de gordura corporal em metas de emagrecimento.
Então, apesar de combater a retenção de líquidos sensivelmente, ela não é capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável. Seu impacto é indireto e leve.
Portanto, recomendamos sempre uma rotina saudável (com exercícios frequentes e alimentação balanceada) e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.
Panaceia: efeitos colaterais e contraindicações
De modo geral, a Panaceia é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômitos e diarreia.
- Não recomenda-se a Panaceia a gestantes ou lactantes.
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
- Pacientes com hipotensão (pressão baixa) devem tomar cuidado ao consumir a Panaceia pela possibilidade de diminuição da pressão.
Panaceia: preço e onde comprar
Você pode comprar a Panaceia no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
https://www.ufmg.br/mhnjb/ceplamt/bancodeamostras/panaceia/
https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/cimplamt/cimplamt%202/CIMPLANT_ed_6.pdf
https://en.wikipedia.org/wiki/Panacea
https://www.theoi.com/Ouranios/AsklepiasPanakeia.html
Os resultados e indicações referentes ao uso desse produto foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico (Informe Cientifico do fornecedor).
Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como, o uso correto do produto conforme descrito na posologia.
- Produto adjuvante e suplemento alimentar. A prática de atividade física regular e bons hábitos alimentares são imprescindíveis para manutenção da saúde;
- A(s) imagen(s) que indica(m) o(s) produto(s) é (são) meramente ilustrativa(s), sem nenhuma alusão técnica e/ou científica;
- De acordo com as normas da Anvisa, todo produto deve ser manipulado de acordo com o pedido do comprador, portanto será manipulado após o recebimento e aprovação do nosso farmacêutico;
- Trata-se de descrição do produto e não propaganda. Somos uma Farmácia de manipulação. Portanto, os produtos naturais anunciados neste site serão produzidos sob encomenda;
- Não faça uso de medicamentos ou produtos sem orientação de um profissional médico ou farmacêutico;
Aproveite as formas de comunicação do nosso site e saiba mais detalhes com nossa equipe farmacêutica:
Por e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br
Telefone: (16) 2133-4455
WhatsApp: (16) 98234-0111
- Se persistirem os sintomas, o médico ou farmacêutico deverá ser consultado;
- Evite a automedicação. O medicamento mesmo livre de obrigação de prescrição médica merece cuidado.
- As indicações postas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto;
- Consulte sempre um especialista;
- As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e nos laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela Anvisa.
Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação de prescrição de profissional habilitado ou cópia digital;
1- Mantenha todo e qualquer medicamento ou produtos para adultos longe do alcance de crianças;
2- Manter esse produto longe de fontes de umidade, calor, luz ou eletromagnéticas. Temperatura de melhor conservação: 15 a 30º C;
3- Não partir ou mastigar esse produto;
4- Tomar sempre com quantidades generosas de líquido;
5- Mantenha seus exames médicos em dia. A ação de fitoterápicos orais pode ser alterada em portadores de problemas de tireoide, síndrome metabólica, obesidade mórbida entre outros.
6- Exercite-se regularmente e alimente-se com bom senso. Isso garante a manutenção de sua saúde a longo prazo;
7- Não use nenhum produto com o prazo de validade vencido;
8- Mulheres grávidas ou amamentando e crianças devem consultar médico ou farmacêutico antes de utilizar este produto;
9- Os fitoterápicos, de maneira geral, possuem efeitos terapêuticos mais suaves, o que pode explicar a redução dos efeitos colaterais. Porém, alguns efeitos colaterais não descritos na literatura podem ocorrer;
10- Pessoas com hipersensibilidade às substâncias contidas na formulação não devem ingerir o produto;
11- Em caso de hipersensibilidade, recomenda- se interromper o uso e consultar o médico.
ATENÇÃO:
É permitida às farmácias e drogarias a entrega de medicamentos por via postal desde que atendidas as condições sanitárias que assegurem a integridade e a qualidade dos produtos, conforme legislação vigente.
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário o direito à informação e orientação quanto ao uso de medicamentos solicitados por meio remoto.
RDC 44 de 17 de agosto de 2009
A dispensação de plantas medicinais é privativa das farmácias e ervanarias, observados o acondicionamento adequado e a classificação botânica e adequada orientação de profissional da saúde.
As embalagens não podem ter alegações terapêuticas.