Óleo de Copaíba
Resumo:
Óleo de Copaíba, usado como: antisséptico das vias urinárias, tratamento de cistites, afecções respiratórias.
Ver descrição completa
Preço Especial A partir de R$ 25,00
Disponível
- Imagens meramente ilustrativas
- Todo produto será manipulado após o recebimento e aprovação do farmacêutico
- Ainda em dúvida? Clique aqui e fale com nosso fitoterapeuta
Veja para que serve Óleo de Copaíba
Copaíba (Copaifera langsdorfii)
Ação e indicação do Óleo de Copaíba
Em uso interno como antisséptico das vias urinárias, tratamento de cistites, afecções respiratórias (tosse, gripe, resfriado, bronquite e asma). Carminativo suave, aperiente e cicatrizante de úlceras no tubo digestivo.
Em uso externo auxilia no tratamento de caspa, dermatite, urticária, psoríase, feridas, inflamações, dores e ulcerações no couro cabeludo.
Formas utilizadas do Óleo de Copaíba:
- Cosmecêuticos
- Óleo (para uso interno e externo)
*Não se trata de propaganda, e sim de descrição do produto, consulte sempre um especialista. **Venda Sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a resolução 586/2013 do conselho de farmácia. Consulte-o. Sugestão de uso e benefícios desenvolvidos por profissional habilitado. Todo produto deste site possui dosagens dentro dos padrões usuais.
Fórmula Magistral | Unitário | |
---|---|---|
Óleo 10mL |
R$ 25,00 | Adicionar rapidamente |
Óleo de Copaíba: benefícios e contraindicações
A biodiversidade no Brasil é realmente vasta, tanto que existem muitas espécies que podem ser aproveitadas de inúmeras formas, incluindo para fins medicinais. É o caso do Óleo de Copaíba! Extraído da copaibeira, este óleo é utilizado tradicionalmente há mais de 500 anos, indicado como antisséptico das vias urinárias e para tratamento de afecções respiratórias. Conheça todos seus benefícios, contraindicações e como usar!
O que é Óleo de Copaíba?
O Óleo de Copaíba é um óleo extraído da copaibeira, uma árvore comumente chamada só de Copaíba ou bálsamo, bálsamo-de-copaíba, cupiúva, oleiro, pau-de-óleo e podoi. As copaíbas são árvores grandes e encontradas na região Amazônica, no Centro-Oeste e Sudeste. De 96 espécies registradas no mundo, 32 duas estão no Brasil! Mas também existem Copaíbas no restante da América Latina e em algumas regiões da África Ocidental.
A espécie que tratamos aqui é a Copaifera langsdorfii, da família Fabaceae. Pode alcançar até 35 metros de altura, embora seja menor quando presente no Cerrado ou Caatinga. O termo "Copaíba" é originado no tupi, "kupa´iwa", que significa árvore-jazida, em alusão ao óleo resinoso em seu interior.
As suas propriedades medicinais já eram experimentadas e difundidas por indígenas muito antes da dominação europeia nas Américas, passando também a serem aproveitadas e descritas por portugueses, como os jesuítas. É possível que a primeira citação europeia do Óleo de Copaíba tenha ocorrido em 1534, em uma carta destinada ao Papa Leão X. E é claro que não parou por aí: o uso do Óleo de Copaíba foi muito comum no decorrer da História do Brasil, compilando muito do conhecimento empírico.
Esse tipo de conhecimento, também chamado de conhecimento etnobotânico, é uma herança rica que deve ser alimentada ainda hoje. Portanto, é muito satisfatório saber que existem pesquisas contemporâneas que reconhecem o valor medicinal do Óleo de Copaíba, atualmente também presente em cosmocêuticos. De modo geral, é indicado oralmente para afecções respiratórias e tratamento das vias urinárias.
E não é só isso! A Copaíba é uma árvore que interessa bastante o setor de construção civil e para fabricação de móveis, pois sua madeira possui qualidades como durabilidade, resistência à umidade e ataque de insetos - como cupins. Em alguns lugares, o óleo também serve como combustível e iluminação.
Agora que você conhece mais sobre essa árvore que dá origem ao Óleo de Copaíba, vamos entender mais sobre suas propriedades medicinais!
Óleo de Copaíba: para que serve
Tradicionalmente, o Óleo de Copaíba é utilizado de maneira tópica, para a cicatrização de ferimentos, alívio de dores e antisséptico para úlceras cutâneas. Oralmente, também combate inflamações e afecções respiratórias.
A parte mais utilizada da Copaibeira para fins medicinais é seu óleo, que deve ser extraído de maneira cuidadosa e responsável para não prejudicar a árvore. Seus componentes mais importantes para fins medicinais são:
- Sesquiterpenos
- Diterpenos
O Óleo de Copaíba possui ações:
- Cicatrizante
- Anti-inflamatória
- Antimicrobiana (antifúngica, antibacteriana, antiprotozoária)
- Gastroprotetora
- Expectorante
- Analgésica
Ele é vendido na forma de cápsulas de óleo ou o óleo em si, em um vidro de 10ml.
E quais são as indicações de uso do Óleo de Copaíba?
Oralmente, o Óleo de Copaíba é usado para:
- Tratamento das vias urinárias (adjuvante no tratamento de cistites, por exemplo)
- Afecções respiratórias (por exemplo tosse, gripe, resfriado, bronquite, asma)
- Garganta inflamada
- Tratamento de úlceras no tubo digestivo
- Gastrite
Óleo de Copaíba aumenta a imunidade?
O Óleo de Copaíba auxilia o corpo a se proteger de micro-organismos através de suas ações antibacteriana, antifúngica e antiprotozoária. Não há evidência que ele estimule diretamente o sistema imunológico (por exemplo, na proliferação de linfócitos ou macrófogos), mas sim, que atinja os componentes dos micro-organismos em si.
Quer aumentar a imunidade? Confira a Equinácea (ver produto) e o Astragalus (ver produto)!
Óleo de Copaíba trata melasma?
Embora o Óleo de Copaíba esteja presente em muitos cosmecêuticos com grande sucesso e eficácia, não foram encontrados estudos específicos para o tratamento de Melasma. Se você tem dúvidas sobre o Melasma e deseja saber de alternativas para um tratamento mais natural, confira o nosso conteúdo “Melasma: como tratar e se proteger” clicando aqui.
Óleo de Copaíba emagrece?
Não há evidências que o Óleo de Copaíba sirva especialmente para redução de taxas de gordura corporal em metas de emagrecimento. Se você tem interesse em adquirir um estilo de vida mais saudável e tem o objetivo de emagrecer, existem plantas mais adequadas! Confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas!
Dosagem usual recomendada e como usar
A dosagem usual depende do que você necessita do Óleo de Copaíba! Converse com nossos fitoterapeutas para uma sugestão mais específica para seu caso. Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.
Óleo de Copaíba: efeitos colaterais e contraindicações
Não recomenda-se o uso de Óleo de Copaíba a gestantes, lactantes e crianças devido à falta de estudos específicos e conclusivos que atestem a segurança de uso de pacientes nestas condições. Também não é indicado para pessoas que apresentem hipersensibilidade aos seus componentes.
De modo geral, o Óleo de Copaíba é bem tolerado. Caso seja utilizado em excesso, pode provocar reações adversas como desconfortos gastrointestinais, vômitos, náuseas ou diarréia com cólicas.
Óleo de Copaíba: preço e onde comprar
Você pode comprar Óleo de Copaíba no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/14428/9696
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0753332217324575#section-cited-by
https://www.scielo.br/j/rbpm/a/54wyKL9fqFpDcfSpshDVv5G/?format=html&lang=pt
https://uniciencias.pgsskroton.com.br/article/view/9567
http://www.icbim.ufu.br/system/files/conteudo/copaifera_v9_08-10-2021.pdf
https://saude.abril.com.br/medicina/copaiba-ganha-cartilha/
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0753332217359292
Os resultados e indicações referentes ao uso desse produto foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico (Informe Cientifico do fornecedor).
Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como, o uso correto do produto conforme descrito na posologia.
- Produto adjuvante e suplemento alimentar. A prática de atividade física regular e bons hábitos alimentares são imprescindíveis para manutenção da saúde;
- A(s) imagen(s) que indica(m) o(s) produto(s) é (são) meramente ilustrativa(s), sem nenhuma alusão técnica e/ou científica;
- De acordo com as normas da Anvisa, todo produto deve ser manipulado de acordo com o pedido do comprador, portanto será manipulado após o recebimento e aprovação do nosso farmacêutico;
- Trata-se de descrição do produto e não propaganda. Somos uma Farmácia de manipulação. Portanto, os produtos naturais anunciados neste site serão produzidos sob encomenda;
- Não faça uso de medicamentos ou produtos sem orientação de um profissional médico ou farmacêutico;
Aproveite as formas de comunicação do nosso site e saiba mais detalhes com nossa equipe farmacêutica:
Por e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br
Telefone: (16) 2133-4455
WhatsApp: (16) 98234-0111
- Se persistirem os sintomas, o médico ou farmacêutico deverá ser consultado;
- Evite a automedicação. O medicamento mesmo livre de obrigação de prescrição médica merece cuidado.
- As indicações postas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto;
- Consulte sempre um especialista;
- As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e nos laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela Anvisa.
Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação de prescrição de profissional habilitado ou cópia digital;
1- Mantenha todo e qualquer medicamento ou produtos para adultos longe do alcance de crianças;
2- Manter esse produto longe de fontes de umidade, calor, luz ou eletromagnéticas. Temperatura de melhor conservação: 15 a 30º C;
3- Não partir ou mastigar esse produto;
4- Tomar sempre com quantidades generosas de líquido;
5- Mantenha seus exames médicos em dia. A ação de fitoterápicos orais pode ser alterada em portadores de problemas de tireoide, síndrome metabólica, obesidade mórbida entre outros.
6- Exercite-se regularmente e alimente-se com bom senso. Isso garante a manutenção de sua saúde a longo prazo;
7- Não use nenhum produto com o prazo de validade vencido;
8- Mulheres grávidas ou amamentando e crianças devem consultar médico ou farmacêutico antes de utilizar este produto;
9- Os fitoterápicos, de maneira geral, possuem efeitos terapêuticos mais suaves, o que pode explicar a redução dos efeitos colaterais. Porém, alguns efeitos colaterais não descritos na literatura podem ocorrer;
10- Pessoas com hipersensibilidade às substâncias contidas na formulação não devem ingerir o produto;
11- Em caso de hipersensibilidade, recomenda- se interromper o uso e consultar o médico.
ATENÇÃO:
É permitida às farmácias e drogarias a entrega de medicamentos por via postal desde que atendidas as condições sanitárias que assegurem a integridade e a qualidade dos produtos, conforme legislação vigente.
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário o direito à informação e orientação quanto ao uso de medicamentos solicitados por meio remoto.
RDC 44 de 17 de agosto de 2009
A dispensação de plantas medicinais é privativa das farmácias e ervanarias, observados o acondicionamento adequado e a classificação botânica e adequada orientação de profissional da saúde.
As embalagens não podem ter alegações terapêuticas.