Você conhece as diferenças entre gripe e resfriado?
Saiba as diferenças entre gripe e resfriado
Todos os anos, com a aproximação do inverno, começamos a nos preocupar em evitar as doenças respiratórias que popularmente chamamos de gripe.
Apesar de usarmos o termo gripe de forma genérica para nos referirmos a sintomas como nariz entupido, espirros e dor de cabeça, a gripe e os resfriados são causados por vírus diferentes e apresentam algumas características que permitem a sua diferenciação.
A gripe é uma infecção respiratória causada pelos vírus da família Influenza. Exitem vários subtipos de Influenza, capazes de provocar quadros de gripes mais ou menos graves. O resfriado também é uma infecção respiratória viral, mas existem dezenas de vírus diferentes que podem provocar o resfriado, como Rinovírus, Adenovírus, Parainfluenza, etc.
SINTOMAS DO RESFRIADO
Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.
É extremamente contagioso e a transmissão é feita através da tosse ou espirro e pelo contato com mãos infectadas.
Os sintomas surgem de 24 a 72 horas após a transmissão do vírus. Costuma durar de 5 a 7 dias.
Pode ocorrer dor de garganta de curta duração nos primeiros dias. A tosse seca pode durar até semanas depois do fim dos sintomas.
O resfriado é contagioso durante apenas os 3 primeiros dias de sintomas.
As complicações são raras e incluem exacerbação de asma e presença de infecção bacteriana associada como sinusite.
SINTOMAS DA GRIPE
Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dia, os sintomas do corpo tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca.
O vírus da gripe não se manifesta apenas na rinofaringe, mas em toda a árvore respiratória, ou seja, na traqueia, brônquios e eventualmente nos pulmões. Portanto, trata-se de uma doença de maior extensão e intensidade, sobretudo para as pessoas debilitadas. A gripe pode causar complicações graves e, eventualmente, morte, o que não ocorre nos casos de resfriados e rinite alérgica.
A gripe tem como principal complicação a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares no país.
Os sinais de gravidade da gripe são: dificuldade respiratória, dor torácica para respirar, pressão baixa, alterações da consciência, desorientação, e vômitos persistentes.
PREVENÇÃO DA GRIPE E DO RESFRIADO
A gripe e o resfriado são viroses altamente contagiosas. Algumas dicas de como reduzir o risco de transmissão:
- Evitar contato próximo com pessoas contaminas (pelo menos 2 metros).
- Evitar contato direto das mãos com olhos e boca sem antes as terem lavado ou desinfetado.
- Lavar as mãos com água e sabão (ou solução alcoólica apropriada) frequentemente.
- Evitar ficar em ambientes com pouca circulação de ar e com muitas pessoas.
- Fortalecer o sistema imunológico através de boa alimentação e cuidados com a saúde.
- Evitar contato com pessoas contaminadas.
- Para evitar a disseminação, caso seja você a pessoa contaminada, use lenço ao tossir ou espirrar, use máscara descartável, lave ou use álcool gel nas mãos com frequência, evite contatos físicos como cumprimentos, não use talheres, copos e outros objetos compartilhados sem a devida higienização, pois são as gotículas de saliva que carregam os vírus.
FITOTERAPIA NA PREVENÇÃO E ALÍVIO DOS SINTOMAS DE GRIPES E RESFRIADOS
EQUINÁCEA - Estimula de várias formas o sistema imunológico do organismo, que é fundamental para combater as doenças infecciosas. Auxilia no combate a bactérias, fungos, vírus e outros tipos de agentes causadores de doenças.
SUCUPIRA - Possui ação febrífuga, anti-inflamatória, antisséptica nas faringites e amigdalites, expectorante e coadjuvante no tratamento de pneumonias.
GENGIBRE - Para tosse seca, dor de garganta, enjoos e mal-estar causados pelo vírus.
COCO - Melhora as defesas do organismo. Possui ação antiviral.
PRÓPOLIS - Possui ação antisséptica e antibiótica natural, sendo indicado para infecções na garganta.
GUACO - Indicado para tosse, bronquite, asma, pigarro, rouquidão e inflamação na garganta.
ALCAÇUZ EUROPEU - Possui ação antitussígena, expectorante, antigripal, fluidificante das secreções, antialérgica.
EUCALIPTO - Para problemas respiratórios como gripes, resfriados, sinusites e rinites. Possui ação antisséptica, anti-inflamatória.
CÚRCUMA - Possui ação anti-inflamatória, antialergênica, ajuda a combater quadros de sinusite, pode ser associada a outras plantas para o tratamento de quadros de gripes.
ALFAVACÃO - Diminui os sintomas da gripe e resfriado, diminuindo as dores no corpo, cansaço e mal-estar.
PERILLA - Antialérgica, anti-inflamatória, além da inibição da liberação da histamina. Indicado para todos os estados alérgicos, rinites e bronquites.
Existem outras plantas ou produtos naturais usados para auxiliar na recuperação dos quadros de gripes e resfriados que podem ser preparados em casa na forma de chás, como a Canela, Limão, Cravo da Índia, Hortelã, Gengibre, Anis Estrelado, Alho, Cebola, Mel, etc.
Vale lembrar que no tempo de nossas avós, eram essas as plantas usadas para cuidar da família, aliadas à canja de galinha, muita água, repouso e carinho.
"A saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo." (Cícero 106–43 a.C)
Por: Eliza Harada
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Mario. O ideal é que verifique com seu medico qual seria a recomendação. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br .Estamos a disposição.