2023-01-09

Sálvia: benefícios e como usar

Conheça nossas fórmulas magistrais para Sálvia.
Veja nossa lista de opções:
90 cápsulas de 250mg,     Enxaguatório Bucal Composto 100mL,     Tintura Carminativa (Sálvia/Menta/Alfavaca/Funcho) 60mL,     Tintura 100mL (Kit com 2 frascos),     Tintura 60mL,     Sálvia orgânica 25g Kampo de Ervas,     Tintura Carminativa (Sálvia/Menta/Alfavaca/Funcho) 100mL (Kit com 2 frascos),     90 cápsulas de 250mg (Kit com 2 frascos),     Tintura 100mL,     Tintura Carminativa (Sálvia/Menta/Alfavaca/Funcho) 100mL ,     

A Sálvia é uma erva muito querida, pois está presente na culinária e nos cuidados com a nossa saúde também. Além de garantir um sabor a mais no paladar, a Sálvia pode nos ajudar na indigestão e nos cuidados com a saúde bucal. Que tal entender mais sobre essa planta tão versátil? Neste artigo, você vai conhecer os benefícios e onde encontrar a Sálvia.

 

O que é a Sálvia?

Embora exista mais de um tipo de Sálvia, aqui vamos falar daquela que possui o nome científico Salvia officinalis — a espécie que é indicada para nossa saúde devido suas propriedades medicinais. A família botânica desta planta é a Lamiaceae e, como já é de se esperar, ela possui mais de um nome popular: Sálvia-real, sálvia-comum, sálvia-dos-jardins e erva-sagrada.

Se você nunca teve a chance de ver uma Sálvia, saiba que ela forma touceiras no solo com suas folhas de cor verde acinzentada, cuja superfície é rugosa e ligeiramente aveludada. Quando a Sálvia desenvolve flores, elas nascem no final dos ramos em forma de espiga e são azuladas, rosadas, brancas ou até violáceas. Então ela também agrega muita beleza às hortas e jardins, sendo uma espécie utilizada para fins ornamentais também.

Salvia flor o que e

Esta planta medicinal prefere solos pedregosos e boa exposição solar. Por isso, não é surpresa alguma que sua origem seja o Mediterrâneo! Além de ser citada por figuras importantes como Plínio, o Velho, em Roma, também era uma planta de cultivo obrigatório em mosteiros durante o reinado de Carlos Magno, no Império Carolíngio. Hoje, ela já se difundiu em vários países, tanto para uso culinário quanto para uso medicinal.

Você vai encontrar a Sálvia geralmente em sua versão desidratada e pronta para o consumo como tempero ou chás. Mas, em feiras e locais especializados, você também pode optar por maços de Sálvia fresca, sementes e até vasos com mudas!

Além dessas opções, existe uma alternativa bem prática para a sua saúde: Você encontra a Sálvia aqui, na Oficina de Ervas! Manipulamos a Sálvia de acordo com a sua necessidade, como em cápsulas e tinturas. Se já quiser garantir a Sálvia, basta comprar no nosso site, clicando aqui.

E como usar a Sálvia para deixar a nossa vida ainda mais saudável? É o que vamos descobrir a seguir!

Salvia o que e

Sálvia: para que serve

A Sálvia é geralmente usada para indigestão, afecções bucais e inflamações. Mas existem também outras formas de uso tradicionais dessa planta, como tônicos e shampoos para escurecimento de fios grisalhos. As partes utilizadas são suas folhas e seus componentes em geral são:

  • Óleos essenciais
  • Terpenos
  • Flavonóides
  • Taninos
  • Saponinas
  • Resinas
  • Mucilagens
  • Princípios amargos

 

A Sálvia possui ações:

  • Digestiva
  • Diurética
  • Carminativa (antigases)
  • Adstringente
  • Cicatrizante
  • Anti-inflamatória
  • Antioxidante
  • Antisséptica
  • Antissudorífica ou antissudoral

 

Ela é vendida na forma cápsulas, tintura, enxaguatório bucal e chá.

 

E quais são as indicações de uso da Sálvia?

A Sálvia pode ser utilizada para diversos problemas, como:

  • Desconfortos gástricos — Indigestão, dispepsia, azia, flatulências, etc
  • Problemas bucais — Gengivites, periodontites, halitose, aftas
  • Afecções na garganta — Laringite, faringite, amigdalites
  • Inflamações
  • Dores reumáticas
  • Esgotamento mental

Salvia para problemas bucais

Existem indícios que a Sálvia pode ajudar também no controle de diabetes e no colesterol. Enquanto a Ciência segue estudando essa planta, você pode também receber o auxílio de outros produtos naturais para essas condições, como o Melão de São Caetano (ver produto) e a Alcachofra (ver produto). Lembre-se de sempre buscar orientação profissional e não suspenda o uso de medicamentos sem a indicação de médicos.


Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do quadro da sua saúde, pois a Sálvia tem mais de uma indicação de uso. Será diferente usá-la para problemas bucais ou para desconfortos gástricos, por exemplo. Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Sálvia da melhor forma.

 

Sálvia emagrece?

A Sálvia não possui propriedades específicas que reduzam taxas de gordura no corpo e não há estudos que atestem sua capacidade de emagrecer.

O que esta planta pode fazer é auxiliar seus processos digestivos, no combate a flatulências e retenção de líquidos. Isso pode melhorar sensivelmente a manutenção de peso, mas não é um item capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável. A ação diurética também auxilia na eliminação de líquidos e na sensível perda de peso.

Assim, recomendamos sempre uma rotina saudável e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

Salvia para que serve emagrece

Sálvia: efeitos colaterais e contraindicações

A Sálvia é considerada segura para consumo, pois também é uma opção alimentar na forma de tempero. Reações adversas, quando ocorrem, variam entre náusea, diarreia e vômito. Mas existe alguma contraindicação? Sim, pois como qualquer outro fitoterápico — e alopático também — são necessárias certas precauções de uso! Veja abaixo como cuidar melhor da saúde lembrando-se das contraindicações da Sálvia:

  • Não recomenda-se Sálvia à gestantes, pois aumenta as chances de má formação do feto
  • Não recomenda-se Sálvia à lactantes pela redução de secreção láctea
  • Não é recomendado para crianças e pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes

 

Sálvia: preço e onde comprar

Você pode comprar a Sálvia no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Salvia preco e onde comprar

Bibliografia

GHORBANI, Ahmad. ESMAEILIZADEH, Mahdi. Pharmacological properties of Salvia officinalis and its components. Journal of Traditional and Complementary Medicine v. 7, n.4, p. 433-440. Outubro, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2225411017300056. Acesso em: 06 jan. 2023.

GRDIŠA, Martina et al. Dalmatian Sage (Salvia offi cinalis L.): A Review of Biochemical Contents, Medical Properties and Genetic Diversity. Agriculturae Conspectus Scientificus v. 80, n.2, p.69-78. Dezembro, 2015. Disponível em: https://hrcak.srce.hr/file/222364. Acesso em: 06 jan. 2023.

OUTLAW, Sarah. Sage throughout the ages. The Herbal Academy, 2016. Disponível em: https://theherbalacademy.com/sage-throughout-the-ages/. Acesso em: 06 jan. 2023.

SALVIA officinalis. In: Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Salvia_officinalis. Acesso em: 06 jan. 2023.

SALVIA real. Horto Didático de Plantas Medicinais do HU/CCS, 2020. Disponível em: https://hortodidatico.ufsc.br/salvia-real/. Acesso em: 06 jan. 2023.

Comentários


  • Ana Ligia
    Muito instrutivo, gostaria de mais detalhes. Como usar na culinária.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Ana

    Na Grã Bretanha, é associada à carne de porco, de ganso e pato, sendo muito usada nos recheios. Na América do Norte, a sálvia é utilizada junto com cebolas para fazer um recheio de peru para o dia de Ação de Graças. Na Alemanha, ela acompanha pratos com enguia. Na Grécia, é usada em ensopados de carne, aves e infusões. Na Itália, usam a sálvia com fígado, veado (saltimbocca alla romana), para temperar polenta, focaccia e molho para massas.

    Ela pode ser usada com maçã, feijão seco, queijo, cebola e tomate.

    Os temperos que podem acompanhar a salvia são louro, alcaravia, folha de aipo, alho, gengibre desidratado, levístico, manjerona, páprica, salsa, segurelha e tomilho.

    Clique no link abaixo para mais informações sobre a Sálvia:

    https://www.oficinadeervas.com.br/salvia

    Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Vandra Aparecida Domingues Reis
    Nossa salvia tirou o folgacho que eu estava sentindo
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Vandra

    Ficamos felizes em saber dos resultados positivos, um fitoterápico muito rico.

    Clique no link abaixo para mais informações sobre a Salvia:

    https://www.oficinadeervas.com.br/salvia

    Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição

Deixe seu comentário sobre:
Sálvia: benefícios e como usar