Assim como no Brasil e outros países, onde as pessoas costumam fazer uma boa faxina na casa, deixando-a nos trinques para o Ano Novo, no Japão esse hábito é visto como uma tradição milenar, que tem como objetivo não só a questão da higiene em si, mas também como algo “purificador”, pelo ponto de vista religioso e espiritual.
É o ritual do Oosouji, realizado no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, na qual todos os japoneses no geral promovem uma grande limpeza, não só em suas casas, mas nas ruas, nos bairros, no ambiente de trabalho, escolas, praças, jardins… Nos centros comunitários, o Oosouji é realizado em forma de mutirão e envolve pessoas de todas as idades, de crianças à idosos. As famílias japonesas aproveitam para jogar fora tudo que for inútil e que esteja apenas fazendo volume.
Pode parecer um costume milenar descartável nos dias de hoje, mas se pararmos para refletir, na verdade é também um ritual para jogar fora os sentimentos ruins, mágoas ou rancores guardados na alma. Uma boa faxina mental é necessária para que possamos evoluir. É uma época de renovação… de bons fluidos… de se reenergizar espiritualmente.
Portanto, precisamos começar o Ano Novo livres de pesos desnecessários, e mais do que isso, fazer mudanças importantes, para que esses pesos acumulados no ano anterior não voltem a tomar espaços em nossas vidas pela repetição dos mesmos erros. Precisamos entender que para nossa evolução, temos que aprender a acumular menos e doar mais.
Não falo de doações apenas materiais, mas de carinho, atenção, amor, compaixão e ensinamento. Todos nós temos condições para tal, mesmo em meio a dificuldades e problemas. Pois aquele que espera um dia não ter problemas para começar a fazer algo pelo próximo, nunca vai fazer nada nem para si mesmo!
Desejo que você possa começar seu Ano Novo mais leve, e que possa fazer dele um Ano de muitas realizações, acumulando muitas coisas boas!
Coisas que não precisam de faxina no final, como sorrisos, amigos, amor, paz, aprendizado e saúde!
FELIZ ANO NOVO
"Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre". (Carlos Drummond de Andrade)
Por: Eliza Tomoe Harada
abs
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Rosane. Feliz Ano Novo para você e sua Família. Que assim seja! Abraços.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Ulisses. Agradecemos seus votos para o Ano Novo. Um Feliz Ano Novo para você e toda sua família. Estamos à disposição. Um abraço!
Agregar boas informações e práticas saudáveis será sempre uma boa perspectiva a propósitos.
Muito agradecido.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Rui. Fico feliz que tenha gostado. Pequenas mudanças em nossos hábitos podem somar em grandes diferenças para um mundo melhor. Desejamos Feliz ano Novo para você e sua família.
Feliz Oosouji, Feliz 2021!
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Allan. Feliz 2021 para você e sua família também. Que seja um ano de grandes colheitas. Abraços.