O Bem Estar desta quinta-feira (18) falou sobre os chás. Você toma muito chá? Por que gosta, para emagrecer? Mas nem todos os chás são medicinais. Eles convidaram a consultora e pediatra Ana Escobar e o farmacêutico Nilton Luz Netto Junior para falar sobre o assunto.
Chás de saquinho vendidos nos mercados não possuem indicações medicinais, pois são alimentícios. Os chás medicinais são vendidos em lojas especializadas ou em farmácias de manipulação. Especialistas lembram que o chá perde parte das propriedades quando está gelado. Ele funciona melhor quando está quente.
E como preparar? Muita gente acha que é fácil fazer o chá por infusão. Siga a recomendação da embalagem para a dose. Se a folha estiver fresca, não deve ser fervida junto com a água. Já as raízes, cascas e folhas duras podem ser fervidas junto com a água. O uso deve ser imediato para não perder o princípio ativo.
Propriedades
Cada planta tem indicação para um sintoma. Veja a lista:
- Bebês podem tomar chá desde pequenos. Os mais indicados são erva doce, erva cidreira e camomila.
- Espinheira santa: antiácido, má digestão e protetora mucosa gástrica.
- Capim santo: utilizado para cólicas e como sedativo leve.
- Erva cidreira: bastante usada como sedativo, relaxante muscular e para cólicas.
- Erva doce: ajuda na má digestão, cólicas, evita formação de gases e favorece sua eliminação.
- Gengibre: usado para enjoos de gestantes e os causados pelo movimento, mal-estar gástrico e expectorante.
- Boldo: má digestão, auxilia a função intestinal e estimula a digestão hepática.
- Guaco: é opção para quem não pode tomar o xarope de guaco, que é expectorante.
- Hortelã: auxilio contra gripes e resfriados, auxílio na digestão.
Fitoterápicos no SUS
O Governo disponibiliza medicamentos fitoterápicos. Mas vale ressaltar que não é porque está na lista que estão disponíveis, isso varia de acordo com a prefeitura ou governo de cada região:
- Alcachofra (cápsula, comprimido, drágea, solução oral e tintura);
- Aroeira (gel e óvulo);
- Babosa (creme);
- Cáscara-sagrada (cápsula e tintura);
- Espinheira santa (cápsula, emulsão, solução oral e tintura);
- Guaco (cápsula, solução oral, tintura e xarope);
- Garra-do-diabo (cápsula e comprimido);
- Hortelã (cápsula);
- Isoflavona de soja (cápsula e comprimido);
- Plantago (pó para dispersão oral);
- Salgueiro (comprimido);
- Unha-de-gato (cápsula, comprimido e gel).
18/02/2016 10h39 - Atualizado em 18/02/2016 15h05
Fonte: G1, São Paulo
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/02/quente-ou-frio-chas-medicinais-so-funcionam-quando-estao-quentes.htmll
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Vera
A Amora tem indicação para diminuir os sintomas da menopausa, para o controle do colesterol existem fitoterápicos mais específicos como a Alcachofra com Berinjela.
Clique no link abaixo para mais informações dos fitoterápicos citados:
https://www.oficinadeervas.com.br/alcachofra
https://www.oficinadeervas.com.br/berinjela
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Rejane
O Vitex é uma planta indicada para tratar cistos no ovário. No entanto ele é contraindicado se você usa anticoncepcional ou algum outro tipo de hormônio.
Clique no link abaixo para ver mais informações sobre o Vitex:
https://www.oficinadeervas.com.br/vitex
Para esclarecimento de dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Bianca
Agradeço pelo seu depoimento.
Estamos à disposição sempre que precisar.
Abaixo segue o link para falar com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Orlando. Talvez seja importante mudar a dosagem da tintura para acertar seu sono. Outra tática importante é tomar no final da tarde e repetir 1 hora antes de deitar. Pode preparar o chá de melissa também se precisar, e tomar de noite. O preparo é de infusão colocando 1/4 da palma da sua mão em folhas picadinhas e secas para 1 xícara de água fervente. Não deixar ferver, somente fazer a infusão por uns 5 minutos e tomar. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e nos informe a composição da sua tintura e a dosagem que estão tomando. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Mateus. Todo chá deve ser tomado em temperatura ambiente ou quente. Assim terá mais efeito. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Daiana. Todo chá tomado quente tem maior absorção dos seus ativos, mas isso não quer dizer que ele não funcione se for tomado frio. Evite que seja ingerido gelado. O mais importante é preparar o chá e tomar no mesmo dia, pois seus efeitos podem ser alterados se ficar preparado de um dia para o outro. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Milla. O importante que você faça o chá em infusão (água quente) e coloque depois na geladeira. Vale lembrar que você deve tomar no mesmo dia e não deixar na geladeira para tomar no dia seguinte. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Marcos.A ação existe em qualquer temperatura, mas a ação é intensa quando está quente. Isso pode variar de planta para planta, pois não há estudo comparativo. De qualquer forma, mais do que a temperatura, o que mais funciona é acertar a dosagem e o tempo de tratamento.Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Edna. A forma de preparo está correta. Você pode deixar os pedaços na água, assim continua a extração, mesmo que seja pouco. O uso dele na temperatura ambiente ajuda na absorção dos ativos. Quanto mais frio, menor o aproveitamento. Mas isso não tem como quantificar, pois depende também da concentração que foi preparada. Qualquer dúvida, estamos à disposição
Bom dia!
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Lindenberg. Normalmente, todos os chás devem ser ingeridos em temperatura ambiente. Entre em contato conosco para qualquer dúvida. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Elaine. A ação existe em qualquer temperatura, mas ela é mais intensa quando está quente. Isso pode variar de planta para planta, pois não há estudo comparativo. De qualquer forma, mais do que a temperatura, o que mais funciona é acertar a dosagem e o tempo de tratamento.Não há relato de que o chá gelado diminua a ação, mas sabemos que o mais saudável e a maior absorção ocorre na temperatura ambiente ou mais aquecido. Estamos a disposição.
Obg.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Jozimara.
Você pode preparar o chá e esperar esfriar, mas é melhor tomar na temperatura ambiente e não gelado. Não há relato de que o chá gelado diminua a ação, mas sabemos que o mais saudável e a maior absorção ocorre na temperatura ambiente ou mais aquecido.
Estamos à disposição para qualquer dúvida.
⇒ Oficina de Ervas:
Carla, bom dia. A ação existe em qualquer temperatura, mas a ação é intensa quando está quente. Isso pode variar de planta para planta, pois não há estudo comparativo. De qualquer forma, mais do que a temperatura, o que mais funciona é acertar a dosagem e o tempo de tratamento. Por isso, nossa equipe está sempre à disposição. Abraços!