Inulina: o que é e para que serve
Conheça nossas fórmulas magistrais para Inulina.
Veja nossa lista de opções:
Inulina - 30 Sachês de 5g, Inulina - 15 Sachês de 5g, Inulina - 80g (rende 16 a 20 doses), Inulina - 200g (rende 45 a 50 doses),
Já ouviu falar da Inulina? Trata-se de uma fibra alimentar muito funcional para a nossa saúde! E se você conhece as fibras alimentares, você já entende a importância delas: além de regularem o trânsito do intestino, ajudam no metabolismo e na flora intestinal. Mas vem de onde essa fibra tão especial? Leia nosso artigo para mais detalhes sobre o que é a Inulina e para que serve!
O que é Inulina?
A Inulina é uma fibra solúvel bem interessante: é um frutano, ou explicado de outra forma, um polímero de frutose abundante em vegetais como raízes de chicória, cebola, banana e alho. E apesar do frutano ser um tipo de açúcar — sendo parte da reserva energética desses vegetais — ele não é absorvido igual um açúcar pelo organismo. Na realidade, frutanos como a Inulina são resistentes às enzimas digestivas e chegam ao nosso intestino sem sofrer a digestão. E é justamente no intestino onde a Inulina atua bem!
Trata-se de alimento funcional que não interfere na glicemia, já que os açúcares não são quebrados no estômago. Pessoas saudáveis ou com alguma condição diferente de saúde podem optar pela Inulina com segurança. Afinal, por ser um componente encontrado em alimentos populares, é provável que muitos já comam a inulina presente em diversos alimentos.
Mas, quando você vai comprar a Inulina, ela já está separada do seu vegetal de origem — provavelmente a chicória, que é o principal vegetal de onde se extrai esse frutano. Assim, você encontrará a Inulina na forma de um pó solúvel.
Para um determinado alimento ser visto como um funcional, é necessário que atenda finalidades nutricionais e apresente algo que revele um impacto positivo no nosso bem estar ou na redução de riscos de alguma doença. A Inulina nos atende bem como uma fibra alimentar, pois age como um prebiótico capaz de regularizar as funções gastrointestinais. Em decorrência dessa ação, virão outros benefícios que iremos apresentar a seguir!
Inulina: para que serve
A Inulina serve principalmente para melhorar a microbiota intestinal, equilibrando o funcionamento do intestino.
O vegetal mais utilizado para extração da Inulina é a chicória, mais especificamente as raízes desta planta. Ela tem altas concentrações desse frutano (em média entre 15 a 20%). O processo de extração é parecido com a extração de açúcar de beterraba, utilizando-se água quente. Depois, esse extrato passa por outros processos de refinação, evaporação e liofilização. O pó resultante destes processos não tem odor ou cor.
A Inulina possui ações:
- Prebiótica
- Estimulante do funcionamento do intestino
- Regularizadora do metabolismo
- Hipolipidêmica (leve)
Ela é vendida em pó (para você dosar) ou já separada em sachês. Você pode comprar tanto o pó quanto o sachê na Oficina de Ervas, clicando aqui.
E quais são as indicações de uso da Inulina?
A Inulina pode ser utilizada para diversos fins, como:
- Melhora da flora intestinal
- Constipação (Prisão de ventre, intestino preso)
- Melhora no metabolismo e absorção de nutrientes (vitaminas, minerais)
- Redução sensível nos níveis de colesterol sérico
- Inibição de patógenos relacionados à saúde gastrointestinal
- Melhora sensível no controle glicêmico
Por ser considerada uma fibra, a Inulina é capaz de regular o trânsito intestinal, também proporcionando a sensação de saciedade. Age no metabolismo, impactando o processamento de carboidratos e gordura no corpo.
A ação prebiótica e a melhora da flora intestinal geram uma cascata de benefícios para a saúde. Quando pensamos na flora intestinal, é natural lembrarmos da principal função do intestino de finalizar o processo digestivo, formando o bolo fecal. Mas não é só isso: o intestino desempenha a importante função de absorver nutrientes e até produzir certos neurotransmissores que refletem na saúde mental.
A flora intestinal auxilia certas atividades do intestino, justamente na absorção de nutrientes e na síntese de substâncias. Esses microorganismos benéficos também auxiliam na imunidade, evitando o desenvolvimento de microrganismos nocivos.
Dosagem usual recomendada
Em relação a quadros de constipação, a dosagem usual depende do estado do paciente, se a prisão de ventre já é mais incômoda ou se não passa de uma preocupação leve. Além disso, a Inulina apresenta outros benefícios que podem ser aproveitados por todos. De modo geral, consome-se de 5g a 20g diárias de Inulina durante um período mínimo de 15 dias para obter os benefícios que queremos, combinando ou não com outros prebióticos e probióticos.
Já que a Inulina não altera o sabor ou textura dos alimentos, é possível adicioná-la a receitas ou outros alimentos sem nenhum prejuízo. Há quem adicione Inulina em iogurtes e shakes, por exemplo.
Se você tem dúvidas, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Inulina da melhor forma.
Inulina emagrece ou engorda?
Vamos esclarecer esse ponto: Se você está com o intestino preso e não evacua, você está retendo o peso de fezes e talvez até líquidos. A Inulina, por si só, não possui propriedades específicas que reduzam taxas de lipídios depositados em excesso no tecido adiposo no corpo, apenas melhora sensivelmente o controle do colesterol. São gorduras com características diferentes. Mas melhorando o funcionamento do intestino e evacuando corretamente, você elimina peso.
Há indícios de que a Inulina possa também melhorar a sensação de saciedade. Além disso, ao ser incorporada a uma boa alimentação e rotina saudável, traz benefícios como o aumento de absorção de nutrientes pelo corpo. Portanto, pode também auxiliar em regimes de emagrecimento.
Caso seu objetivo seja emagrecer, existem outros fitoterápicos mais especializados que podem te ajudar. Confira nossas 7 Dicas de emagrecimento saudável com plantas!
Inulina: efeitos colaterais e contraindicações
A Inulina é considerada segura, sendo uma fibra alimentar de muitos vegetais comumente consumidos, como a banana, alho, cebola e chicória. A suplementação dentro das dosagens usuais não apresenta efeitos colaterais com frequência. Quando ocorrem, limitam-se a desconfortos intestinais como diarréia, flatulências e ruídos intestinais elevados. Tais efeitos colaterais cessam quando o consumo é suspenso. Portanto, se você tiver gases ou diarreias quando consumir a Inulina, confira a dosagem ingerida e/ou suspenda o uso.
Outras precauções são:
- Não recomenda-se Inulina a gestantes ou lactantes sem orientação médica. Independente da fase da gravidez ou amamentação, busque profissionais da saúde antes de consumir suplementos e/ou fitoterápicos.
- Não é recomendado para crianças menores de 12 anos.
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
Se você começou a tomar Inulina para aliviar sintomas de intestino preso e não nota melhora do seu quadro ou se ainda percebeu outros sintomas, busque orientação médica para investigar melhor como está a sua saúde intestinal.
Inulina: preço e onde comprar
Você pode comprar Inulina no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
AL ASSAL, Karina. Eixo intestino-osso: existe relação da microbiota com a saúde óssea? Karina Al Assal: Nutrição e modulação intestinal. Disponível em: https://www.karinaalassal.com.br/post/eixo-intestino-osso-existe-relação-da-microbiota-com-a-saúde-óssea. Acesso em: 07 de nov. 2022.
ABSORÇÃO de nutrientes e mais: Conheça a função do intestino. Essential Nutrition. Disponível em: https://www.essentialnutrition.com.br/conteudos/funcao-do-intestino/. Acesso em: 07 de nov. 2022.
CAPRILES, Vanessa Dias. ARÊAS, José Alfredo Gomes. Frutanos do tipo inulina e aumento da absorção de cálcio: uma revisão sistemática. Revista Nutrição, v. 25, n. 1, abril 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/fpfZBsnQ9b4PmrfTb8yRCDc/?lang=pt#. Acesso em: 07 de nov. 2022.
FORTES, Renata Costa. MUNIZ, Lidiane Batista. Efeitos da suplementação dietética com frutooligossacarídeos e inulina no organismo humano: estudo baseado em evidências / Effects of dietary supplement with fructooligosaccharides and inulin on human organism: evidence based study. Comunicação em Ciências da Saúde, v. 20, n.3, p. 241-252, jul./set. 2009. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mis-31449. Acesso em: 07 de nov. 2022.
FRUTANOS e sua sua real importância para o trato digestivo: Bem-Estar e Intolerância. Instituto de Gastroenterologia Pediátrica de São Paulo. Disponível em: https://www.igastroped.com.br/frutanos-e-sua-real-importancia-para-o-trato-digestivo-bem-estar-e-intolerancia/. Acesso em: 07 de nov. 2022.
INULINA: O Que é, Para Que Serve, Benefícios e Alimentos. Mundo Boa Forma, 2017. Disponível em: https://www.mundoboaforma.com.br/inulina-o-que-e-para-que-serve-beneficios-e-alimentos/. Acesso em: 07 de nov. 2022.
PIMENTEL, Tatiana Colombo. GARCIA, Sandra. PRUDENCIO, Sandra Helena. Aspectos funcionais, de saúde e tecnológicos de frutanos tipo Inulina. Boletim Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos v.30, n. 1, p.103-118, jan./jun. 2012. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/alimentos/article/view/28593/18882. Acesso em: 07 de nov. 2022.
SANTOS, Annie Graziela Oliveira. Fibras alimentares: O que é importante saber? Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: https://diabetes.org.br/fibras-alimentares-o-que-e-importante-saber/. Acesso em: 07 de nov. 2022.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Joadna.
Você pode comprar acessando o link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/inulina
Caso queira alguma informação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.