Sobre a Hibiscus sabdariffa (Hibisco)
Hibiscus sabdariffa é um arbusto semilenhoso, bianual ou perene, ereto ou ramificado conforme a condução. É conhecido por possuir o efeito de emagrecimento. Pertence à família das Malváceas e pode atingir cerca de 2 a 3 metros de altura. De origem africana e asiática, é conhecida popularmente como Hibisco, hibiscus, rosela, groselha, azedinha, quiabo azedo, caruru-azedo, caruru-da-guiné e quiabo-de-angola, além de receber outros nomes como cardadé, rosa da Jamaica, té de Jamaica (espanhol); red sorrel ou Jamaica sorrel (inglês); cardade (italiano); afrikanische malve (alemão) ou roselle (francês).
Componentes Fitoterápicos de Hibiscus sabdariffa (Hibisco)
As diferentes partes da planta de Hibisco têm várias utilidades, e um deles é para o emagrecimento. As folhas são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos. Quando o Hibisco ainda estão bem jovens e tenras, as folhas podem ser consumidas em saladas cruas; depois, um pouco mais velhas podem ser refogadas ou se tornar um ótimo ingrediente para o preparo de cozidos, sopas, feijão e arroz. O cálice vermelho tem um sabor azedinho e contém ácidos cítricos, hibístico, málico e tartárico. O cálice de Hibisco pode ser usado na fabricação de geléias, doces, picles, vinho, vinagre, sucos e também no preparo de um excelente chá, voltado para o emagrecimento. Para o preparo do suco de Hibisco são utilizados os cálices crus ou cozidos, que são triturados no liquidificador com água, depois é só coar e adoçar a gosto. O cálice triturado é aproveitado para o preparo de geléia ou doce. Já o chá é obtido a partir do cálice seco à sombra. As sementes possuem 17% de óleo e 25% de proteína.
Quais são os efeitos fitoterápicos da Hibiscus sabdariffa (Hibisco)
O chá de Hibisco ganhou uma fama adicional recente: para emagrecimento. Isso porque, a exemplo do chá verde, ajuda a estimular o metabolismo, tem ação digestiva e diurética, ajuda a reduzir o colesterol ruim. No caso do Hibisco há também a propriedade de auxiliar a reduzir as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, colaborando na prevenção do desenvolvimento do diabetes tipo 2.
Se interessou pelos efeitos fitoterápicos dessa planta? Veja o Hibiscus sabdariffa (Hibisco) em cápsula, clicando aqui.
Dúvidas sobre Hibiscus sabdariffa (Hibisco)?
Fale com o nosso fitoterapeuta, clicando aqui.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Cleuza
Para que possamos te orientar melhor envie um foto para nós de qual está se referindo.
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.