Gymnema sylvestre ajuda na diabetes e emagrece? Entenda os benefícios!
Conheça nossas fórmulas magistrais para Gimena (Gymnema sylvestre).
Veja nossa lista de opções:
60 cápsulas de Gymnema Extrato Seco de 100mg, 60 cápsulas de Gymnema Extrato Seco de 200mg, 90 cápsulas de Gymnema Extrato Seco de 100mg, 30 mL - Composto anti doce (Gimena + Garcínia), 90 cápsulas Extrato Seco 100 mg (kit com 2 frascos) ,
As maiores promessas que circulam sobre essa planta é sua ação na diabetes e no emagrecimento. Mas será que funciona mesmo? Ou os depoimentos exageram? Neste artigo, desvendaremos os usos medicinais da Gimena e seus benefícios.
O que é Gymnema sylvestre?
O nome popular dessa planta aqui no Brasil é o nome científico dela, Gymnema sylvestre; embora seja possível encontrá-la também apenas por Gimena. Essa planta pertence à família Apocynaceae e surgiu na Ásia, sendo importante na Índia e na medicina ayurvédica. Em hindi, um termo para essa espécie é "gurmar" ou "gudmar", que pode ser traduzido para "destruidor de açúcar" — e isso já é uma dica importante para suas ações terapêuticas.
Encontra-se já espalhada em zonas tropicais da África e na Austrália. Seus nomes em urdu, sânscrito, malaio, tamil, telugu também fazem referência a esse efeito, mesmo que variando devido ao idioma. No sânscrito, também há o termo “meshashringi", que significa “chifre de bode", em alusão ao formato de seus frutos.
Ela já teve outro nome científico, Periploca sylvestris, o que justifica seu outro nome popular em inglês, “periploca of the woods”. Hoje, seu nome científico faz referência a certas características botânicas suas: o prefixo gym vem de gymnos, que significa "nua" ou "despido"; já nema significa "linha". É assim que seus ramos são: expostos sem “pêlos” vegetais na sua estrutura botânica. Já sylvestre é fácil de lembrar porque é também uma palavra para nós: que vem da mata, da floresta.
No geral, ela prefere climas tropicais, sendo uma trepadeira lenhosa. É mais usada na saúde do que na alimentação, trazendo benefícios importantes para quem procura alternativas naturais para tratamento de diabetes e pré-diabetes.
Agora que você sabe mais sobre a Gimena e de onde ela veio, vamos conferir se ela de fato inibe apetite e emagrece ou se existem ainda outros usos desse fitoterápico!
Gymnema sylvestre: para que serve
A Gimena é conhecida por aumentar a liberação de insulina no corpo, diminuindo consequentemente a taxa de glicose, ou seja, o açúcar. Também pode auxiliar na redução de apetite por sabores doces, o que ajuda bastante a rotina de quem tenta controlar os níveis glicêmicos e gosta de doces.
As partes utilizadas na Fitoterapia são suas folhas e caules; em geral, seus componentes são:
- Ácido gimnêmico
- Gurmarina
- Ácidos orgânicos
- Minerais
- Fitoesteróis
- Substâncias nitrogenadas
- Derivados antraquinônicos
- Princípio ativo albuminoso
A Gimena possui diversas ações, como:
- Hipoglicemiante
- Anti-inflamatória leve
- Antioxidante
- Diurética
- Colagoga (estimula fluxo de bile)
- Colerética (estimula produção de bile)
Ela é vendida em cápsulas de extrato seco e um composto anti doce com Garcínia. Se você tinha dúvidas de onde encontrar a melhor opção de fitoterápico manipulado, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem essas versões para você.
E quais são as indicações de uso da Gimena?
A Gymnema pode ajudar em várias questões, como:
- Auxílio na perda de peso
- Controle de índices glicêmicos
- Controle de colesterol
- Prevenção de problemas cardiovasculares (justamente pela ação no colesterol e nos índices glicêmicos, que são fatores de risco para problemas cardiovasculares)
O elemento em sua composição mais apontado como responsável por seus efeitos terapêuticos são os Ácidos Gimnêmicos, que são hipoglicemiantes. Em geral, o fitocomplexo da Gimena estimula a regeneração do pâncreas, que aumenta a produção de insulina para metabolizar açúcares. Há também indícios que os Ácidos Gimnêmicos reduzem a absorção de açúcares no intestino, que são eliminados depois pelo nosso Sistema Excretor.
O mecanismo de ação da Gurmarina é diferente: esse elemento é apontado para redução da percepção de doces no paladar, que desestimula a vontade e a apreciação de consumo de doces. No entanto, não há alterações na percepção de demais sabores, como sabores salgados, amargos, azedos, ácidos e adstringentes.
Os flavonoides, saponinas e taninos da composição também ajudam a baixar o LDL (famoso colesterol ruim) e triglicerídeos, melhorando o HDL (famoso colesterol bom). Por si só, isso já traz benefícios à nossa saúde e, a longo prazo, reduz problemas no nosso sistema cardiovascular relacionados a angina, AVCs, infartos… Problemas que pessoas diabéticas têm maior riscos devido às questões metabólicas do diabetes mellitus.
Dosagem usual recomendada
Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender a posologia e como usar Gymnema sylvestre da melhor forma.
Gymnema sylvestre emagrece?
Os principais depoimentos do uso de Gymnema sylvestre relatam seu auxílio no emagrecimento, tanto que isso rendeu algumas comparações à medicamentos alopáticos com semaglutida. Mas vamos com calma! Esses tipos de medicamentos foram desenvolvidos primeiramente para tratamento de diabetes e acabou-se por perceber seus efeitos contra a obesidade.
São alternativas válidas para pacientes que precisam de ajuda e discutiram todas as possibilidades com profissionais que lhe acompanham; ainda assim, vale lembrar que tanto a Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) quanto a SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) divulgaram comunicados sobre a questão alarmante do uso indiscriminado de medicamentos com semaglutida. Por causa disso, muitas vezes pacientes que realmente necessitam ficam sem acesso.
A Gymnema sylvestre auxilia no tratamento de diabetes e de obesidade, por isso vieram comparações com esses alopáticos. E sim, esse fitoterápico pode ajudar em metas de emagrecimento, mas vamos lembrar de traçar expectativas reais quanto ao seu efeito e manter o compromisso com um estilo de vida mais ativo, buscando alimentos mais nutritivos e saudáveis a longo prazo.
Uma comparação com alopáticos de semaglutida não é realista, pois mesmo que a Gimena auxilie nisso, a proporção é bem diferente.
Para ajudar de formas complementares, é comum ver também a Gymnema manipulada com outros elementos, como picolinato de cromo e a Garcinia cambogia. São outros dois ingredientes com suas ações no corpo e seus possíveis efeitos colaterais, por isso é recomendado que você converse com profissionais da saúde antes de começar a tomar tais fitoterápicos ou substituir por qualquer outra medicação.
Gymnema sylvestre: efeitos colaterais e contraindicações
De modo geral, o consumo de Gymnema sylvestre é bem tolerado. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômitos, tontura, tremor, cefaléia (dor de cabeça) e alterações no paladar. Todos esses efeitos são reversíveis e parte deles está relacionada aos sintomas de hipoglicemia. E, embora seja bem popular e de uso seguro nas dosagens recomendadas, há mais de uma contraindicação descrita na literatura:
- Não recomenda-se Gymnema sylvestre a gestantes ou lactantes. Portanto, se você pensa em engravidar ou está na fase de amamentação do seu bebê, não utilize o Gymnema sylvestre sem permissão de médicos.
- Não há estudos suficientes atestando o consumo de Gymnema sylvestre por crianças. Busque acompanhamento médico.
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
- Mantenha a atenção quanto aos seus níveis glicêmicos, mesmo que você não tenha diabetes. Pelas ações hipoglicemiantes, a Gymnema baixa a glicose e pode levar a sintomas de hipoglicemia.
- Se você já usa demais medicamentos para diabetes, pressão e/ou colesterol, antibióticos, imunossupressores, antidepressivos ou ansiolíticos, converse com profissionais da saúde antes de começar a usar Gymnema sylvestre. O uso concomitante com demais medicamentos de forma indiscriminada não é recomendado.
Gymnema sylvestre: preço e onde comprar
Você pode comprar a Gymnema sylvestre no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Referências
https://www.whitelotusclinic.ca/gymnema-for-pcos-insulin-resistance-high-blood-sugar-and-diabetes/
https://en.wikipedia.org/wiki/Gymnema_sylvestre
https://florien.com.br/wp-content/uploads/2023/12/GYMNEMA-1.pdf
Comentários
Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Gymnema sylvestre ajuda na diabetes e emagrece? Entenda os benefícios!
Deixe seu comentário sobre:
Gymnema sylvestre ajuda na diabetes e emagrece? Entenda os benefícios!