Ginseng siberiano ou Panax? Entenda as diferenças e os benefícios!
Conheça nossas fórmulas magistrais para Ginseng Siberiano.
Veja nossa lista de opções:
60 cápsulas Extrato Seco de Ginseng Siberiano 150mg, 60 cápsulas Extrato Seco de Ginseng Siberiano 150mg (Kit com 2 frascos), 60 cápsulas Extrato Seco de Ginseng Siberiano 200mg, 60 cápsulas Extrato Seco de Ginseng Siberiano 200mg (Kit com 2 frascos),
Você já conhece o Ginseng Coreano, mas e o Ginseng Siberiano? Ele é diferente do Panax ginseng, mas também é um adaptógeno potente e traz bem estar geral e mais vitalidade. Há mais outros detalhes importantes desse fitoterápico! Confira nesse artigo para que serve e todos seus benefícios.
O que é Ginseng siberiano?
Assim como o nome popular já indica, o Ginseng vem da região da Sibéria, mais especificamente na Sibéria Oriental — abrangendo Rússia, China e também regiões da Coréia e do Japão. No entanto, o Ginseng Siberiano pertence a outra família botânica, Araliaceae, e tem o nome científico Eleutherococcus senticosus Maxim., que tem diversas sinonímias científicas como Acanthopanax senticosus.
Além de Ginseng Siberiano, essa planta tem outros nomes populares como taiga (em referência ao bioma existente na Sibéria), eleuthero, eleuterococo, ciwujia, shigoka, ussuri, nedotroga, dyavol’skii kust, dikii perets, svobodnojagodnik koljuchii... Por aparecer em uma vasta região com diferentes idiomas e culturas, tem diversos nomes populares.
A origem do seu nome científico, assim como de tantas outras plantas, remete às suas características: Eleutherococcus deriva do nome do gênero da família botânica, Eleuthero, que significa "arbusto de frutos silvestres". E senticosus vem de "espinhoso" em latim. De fato, a planta é um arbusto espinhoso, cujas flores amarelas ou violetas dão origem a frutinhos pretos no final do verão naquela região. A raiz é lenhosa e marrom.
Mas como uma planta diferente do Ginseng Coreanon (Panax ginseng) veio a ter um nome popular tão parecido?
Isso aconteceu pelas similaridades de seu uso terapêutico. Assim como Ginseng Coreano, o Ginseng Siberiano também é considerado um adaptógeno e foi usado também tradicionalmente para aumentar a vitalidade e a resistência. Na verdade, a própria palavra "adaptógeno" foi criada pelos soviéticos, mais especificamente por um toxicologista chamado Nikolai Lazarev, e então pesquisas foram conduzidas nessa área na União Soviética até os anos 80.
O termo adaptógeno não é um termo aceito na Medicina Convencional por não ser específico o suficiente, descrevendo de forma abrangente a capacidade de fitoterápicos melhorarem nossa resistência ao estresse. E na verdade, usar o termo “Ginseng” para se referir ao Ginseng Siberiano é mais uma convenção contemporânea, já que a maior parte das pessoas já sabem das ações do Ginseng Coreano, considerado o verdadeiro.
É por isso que também se fala de um “Ginseng Brasileiro”. Nada mais é que uma planta de origem brasileira com propriedades adaptógenas, mas não é sinônimo do outro ginseng! A planta brasileira é a Fáfia e tem o nome científico Pfaffia paniculata, que é de outra família botânica chamada Amaranthaceae.
Agora que você sabe que o Ginseng Siberiano também ajuda no vigor do corpo, agora chegou a hora de entender ainda mais detalhes desse fitoterápico incrível. Veja mais abaixo!
Ginseng siberiano: para que serve
De modo geral, o Ginseng Siberiano é indicado para combater a fadiga e proporcionar um bem estar no paciente, por exemplo para pessoas que precisam de maior vitalidade e recuperação em períodos ou rotinas exaustivas.
As partes utilizadas são suas raízes! E seus componentes, em geral, são:
- Glicosídeos fenólicos
- Cumarínicos
- Vitaminas
- Carotenos
- Lipídios
- Polissacarídeos
- Lignanas
- Esteróis
- Eleuterosídeos
Os componentes de destaque do Ginseng Coreano são as saponinas, enquanto do Ginseng Siberiano são outras, como as lignanas, cumarinas, vitaminas e pró-vitaminas... Ainda que também tenha saponinas na composição.
O Ginseng Siberiano possui ações:
- Antioxidante
- Anti-inflamatória
- Imunomoduladora
- Antimicrobiana
- Antiviral
- Adaptógena
- Hipocolesterolêmica
- Anti-hiperglicêmica
- Colerética
Ele é vendido na forma de cápsulas do extrato seco!
Se você tinha dúvidas de onde encontrar a melhor opção desse fitoterápico, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem a cápsula manipulada para você — basta seguir a posologia recomendada pelo seu médico ou fitoterapeutas.
E quais são as indicações de uso do Ginseng Siberiano?
Há quem prefira algum tipo de remédio natural para melhorar a nossa resposta e tolerância ao estresse ou cansaço, assim como fadiga física. Nesses casos, o Ginseng Siberiano pode ajudar muito bem! Veja todos os usos desse fitoterápico:
- Fadiga (cansaço) física e mental
- Estresse (burnout)
- Melhora na capacidade mental (memória e concentração)
- Aumenta a resistência e a recuperação muscular
- Protege o sistema imune
- Prevenção de doenças cardiovasculares
- Auxílio sensível no controle de colesterol (LDL)
- Auxílio sensível no tratamento de diabetes
Apenas mantenha em mente que usar qualquer fitoterápico ou alopático sem fazer mudanças graduais na rotina, não fará milagres. A exaustão exige que a gente descanse, reconheça limites e opte por novas atitudes para melhorar nosso bem-estar. Não adianta tomar fitoterápico e dormir pouco, comer mal, não ter um momento para lazer ou atividade física...
Equilíbrio é tudo, combinado?
Dosagem usual recomendada
Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender a posologia e como tomar o Ginseng siberiano da melhor forma.
Ginseng siberiano: efeitos colaterais e contraindicações
O Ginseng Siberiano é bem tolerado pelo corpo humano e seus efeitos colaterais — se ocorrem — são reversíveis. Ele também é conhecido por não causar alta excitabilidade e agitação, o que pode acontecer com o Ginseng Coreano. Alguns de seus efeitos colaterais são cefaléia (dor de cabeça), confusão, nervosismo, hipertensão, distúrbios do sono, desconfortos gástricos, vômitos e sangramento pelo nariz. Existe mais de uma contraindicação importante para o consumo do Ginseng Siberiano!
- Não recomenda-se Ginseng Siberiano a gestantes e lactantes por falta de estudos que atestem um consumo seguro por estes pacientes. Então se você pensar em engravidar ou descobriu a gravidez, suspenda o uso.
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
- Não é recomendado para crianças e adolescentes.
- Não é recomendado para pacientes hipertensos.
- Também alerta-se para possíveis interações entre o Ginseng e antidepressivos, imunossupressores, anticoagulantes, anti-inflamatórios não esteróides e hipoglicemiantes. É possível potencializar efeitos de simpaticomiméticos, que estimulam o Sistema Nervoso Central.
- Interrompa o uso pelo menos duas semanas antes de cirurgias, principalmente em casos de transplantes. Comunique o uso com antecedência à equipe médica.
Ginseng siberiano: preço e onde comprar
Você pode comprar o Ginseng siberiano no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Referências
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378874100001811
https://en.wikipedia.org/wiki/Eleutherococcus_senticosus
https://academicjournals.org/journal/JMPR/article-full-text-pdf/52E417620889.pdf
https://www.naturalmedicinejournal.com/journal/siberian-ginseng-review-literature
https://www.sciencedirect.com/sdfe/pdf/download/eid/3-s2.0-B9780323430449000765/first-page-pdf
https://www.drugs.com/npc/eleutherococcus.html
https://www.mountsinai.org/health-library/herb/siberian-ginseng
Comentários
Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Ginseng siberiano ou Panax? Entenda as diferenças e os benefícios!
Deixe seu comentário sobre:
Ginseng siberiano ou Panax? Entenda as diferenças e os benefícios!