2010-05-21

Equinácea

Conheça nossas fórmulas magistrais para Equinacea.
Veja nossa lista de opções:
Tintura 100mL,     Extrato Fluido 60mL,     Tintura 60mL,     90 cápsulas de 300mg,     Xarope em mel (Coco + Equinácea) 250mL,     Enxaguatório Bucal Composto 100mL,     Xarope dietético (Xilitol) de Coco + Equinácea 250mL,     Tintura Composta de Coco + Equinácea - 60mL,     Xarope em mel com Equinácea 250mL,     Xarope dietético (Xilitol) com Equinácea 250mL,     Equinácea 30g Kampo de Ervas,     Tintura 100mL (Kit com 2 frascos),     Tintura Composta de Coco + Equinácea - 100mL (Kit com 2 frascos),     90 cápsulas de 300mg (Kit com 2 frascos),     90 cápsulas de 300mg (Kit com 3 frascos),     90 cápsulas extrato seco 250mg,     Tintura Composta de Coco + Equinácea - 100mL ,     Extrato Fluido 100mL,     * Xarope em mel de Guaco, Tanchagem e Eucalipto 250mL + Extrato Fluido de Equinácea 100mL,     Extrato Fluido 100mL (Kit com 2 frascos),     

Equinácea: o que é?

Echinacea angustifolia / Echinacea purpurea / Echinacea pallida

A Equinácea é uma planta originária da América do Norte, sendo utilizada a séculos pelos indígenas como cicatrizante de ferimentos e para neutralizar o veneno de cobras. Com a chegada dos colonizadores europeus, estes também passaram a se valer das virtudes desta planta, e rapidamente a incluíram em seu arsenal terapêutico. Os resultados eram tão impressionantes, que rapidamente estava sendo difundida pela Europa como um excelente medicamento para qualquer tipo de doenças infecciosas.

O gênero Echinacea possui 9 espécies, sendo que apenas 3 (Echinacea angustifolia, E. purpurea e E. pallida) são utilizadas como plantas medicinais. Normalmente possuem porte baixo, chegando a 60 cm de comprimento, muito parecidas a uma touceira de margarida.

Apresentam flores de extrema beleza, com pétalas de coloração púrpura voltadas para baixo, e muito visitada por insetos polinizadores, principalmente pelas abelhas que vão atrás de seu rico néctar e pela abundância de pólen.

Com o surgimento dos antibióticos esta planta foi deixada de lado, quase que caiu no esquecimento. Mas agora com o retorno das terapias menos invasivas e mais naturais, a Equinácea voltou a ocupar um lugar de destaque na fitoterapia. Atualmente é uma das plantas mais produzidas e comercializadas no mundo todo. No Brasil sua entrada é relativamente recente. O preço muito caro a impedia de se tornar mais popular, mas com cultivos comerciais realizados por pessoas responsáveis aqui no Brasil, tem conseguido abaixar o preço de maneira significativa, podendo um número maior de pessoas se beneficiarem de suas qualidades terapêuticas.

 

Benefícios da Equinácea: para que serve?

Na verdade ela age como um antibiótico natural e um grande imunoestimulante, ajudando a combater bactérias, fungos, vírus e outros tipos de agentes causadores de doenças. A Equinácea estimula de várias formas o sistema imunológico do organismo, que é fundamental para combater as doenças infecciosas. Além disso aumenta a produção de uma proteína produzida pelos leucócitos para interferir na replicação de vírus, bactérias e fungos, sendo um agente anti-viral.

Porém, como estes efeitos são por um período muito curto, recomenda-se utilizar a Equinácea várias vezes ao dia. Além disso não se recomenda o uso por mais de 2 meses seguidos, pois o organismo não responderá mais com a mesma intensidade. Nestes casos recomenda-se ficar 1 ou 2 semanas sem seu consumo ou então substituir por outra planta, com as mesmas qualidades, como o Cogumelo-do-Sol, Ganoderma, Ipê-Roxo ou qualquer planta com ação imunoestimulante.

Normalmente utiliza-se a Equinácea para resfriados, gripes (saiba a diferença entre gripe e resfriado aqui), e problemas infecciosos recidivantes, como:

  • infecções vaginais por fungos;
  • infecções das vias urinárias;
  • amidalite;
  • bronquite;
  • sinusite;
  • herpes genital;
  • herpes oral e até mesmo o herpes-zóster.

Existem alguns estudos mostrando que a Equinácea poderia ser utilizada para combater a Síndrome do Cansaço Crônico, auxiliar no tratamento da AIDS, e em alguns tipos de câncer, principalmente nos casos onde o sistema imunológico fica abalado devido ao tratamento com a radioterapia ou quimioterapia.

 

Partes utilizadas da Equinácea

Como droga pode-se utilizar praticamente a planta toda, desde as raízes até as partes aéreas.

 

Como tomar Equinácea

No comércio encontra-se a planta em forma de cápsula, tintura, extrato fluído, extrato seco e até mesmo em xarope. Com tanta riqueza não dá para deixar de lado uma planta como esta, não importando sua origem, pois as fronteiras políticas quem inventou não foi o Criador e sim os homens.

 

Ademar Menezes Junior

 

Informações técnicas sobre a Equinácea

Echinacea purpurea (L.) Moench

Identificação da Equinácea

Família: Asteraceae.

Nomenclatura popular: Equinácea.

Indicações terapêuticas da Equinácea

Preventivo e coadjuvante no tratamento dos sintomas de resfriados.

Contraindicações

Devido à possível ativação de agressões auto-imunes e outras respostas imunes hiper-reativas, o fitoterápico não deve ser administrado em pacientes com esclerose múltipla, olagenose, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), tuberculose, pacientes em uso de medicamentos imunossupressores e outras desordens auto-imunes. Contraindicado para crianças, grávidas e pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes do fitoterápico.

Precauções de uso

Esse fitoterápico não deve ser utilizado por grávidas e lactantes sem orientação médica.Não deve ser utilizado em casos de doenças auto-imunes (encefalites difusa, eritema nodoso, trombocitopenia imunomediada, síndrome de Evans, síndrome de Sjögren com disfunção tubular renal), infecções por HIV e tuberculose. Leucopenia pode ocorrer pela utilização a longo prazo (mais de 8 semanas).

Efeitos adversos

Pode causar febre e distúrbios gastrointestinais, como náusea, vômito e paladar desagradável logo após a ingestão. Raras reações alérgicas tais como prurido e agravamento de quadros asmáticos. Reações de hipersensibilidade foram relatadas, como dermatite atópica, urticária, Síndrome de Stevens Johnson, angioedema da pele, edema Quincke e broncoespasmo.

Interações medicamentosas

Deve ser administrado com cautela em associação com fármacos cujo metabolismo é dependente das enzimas CYP.

Tempo de utilização

Não utilizar por mais que 8 semanas sucessivas.

Superdosagem

Não foram encontrados dados descritos na literatura consultada sobre problemas decorrentes de superdosagem. Em caso de administração acima das doses recomendadas, suspender o uso e manter o paciente sob observação.

Prescrição

Fitoterápico somente sob prescrição médica.

Principais classes químicas

Fenilpropanoides, polissacarídeos, sesquiterpenos.

Fonte: Farmacopéia Brasileira 1° Edição - Memento Fitoterápico

 

Onde comprar Equinácea

Você pode comprar a Equinácea no nosso site mesmo. É só clicar aqui.

Equinacea

Comentários


  • Tanea Maria Carvalho Ferreira
    Como tomar diariamente a equinácea. Grata, Tanea.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Tanea

    A dosagem usual é a Equinácea E.S. 250mg, para tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia por 60 dias no máximo.
    Se tiver doença autoimune, usar medicamento imunossupressor ela não é indicada.

    Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Rosana
    Comprei extrato fluido de equinácea como tomar?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Rosana

    Pode tomar 15 gotas diluidas em dois dedos de água 3 vezes ao dia. Fazer uma pausa de 30 dias e repetir o ciclo mais uma vez.

    Para maiores dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Adriana
    Boa noite eu comprei a echinacia angustiosos achando que era a purpúrea pois estou muito gripada faz o mesmo efeito ? Sinuca Góis é o gosto dela de percevejo é isso mesmo ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Adriana

    São espécies diferentes, mas possuem efeitos semelhantes.

    Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Emanuele
    Qual a diferença entre os tipos Echinacea angustifolia / Echinacea purpurea / Echinacea pallida? Qualquer uma delas tem os mesmos benefícios? Para tintura, qual delas serias mais indicadas?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Emanuele

    São espécies de Equinácea diferentes. Cada uma tem suas particularidades, no entanto tem as mesmas indicações e possuem metabólitos secundários (princípios ativos) semelhantes.

    Para mais informações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Lidiane
    Qual a melhor opção de echinacea para criança de 3 anos? Qual a dosagem? Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Lidiane

    Pode dar na forma de xarope com mel. A dose é de 1 colher de chá 3 vezes ao dia, por 60 dias. Faça pausa de 1 mês e retome o tratamento por mais 60 dias.

    https://www.oficinadeervas.com.br/equinacea

    Qualquer dúvida, fale com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.



  • Roberta
    Não entendi, em caso de doença auto imune, se eu fortalecer minha imunidade, ou seja melhora minha condição de saúde vou piorar minha doença auto imune? não seria o contrário? mais imunidade, mais saúde, remissão de auto imunidade? se puderem esclarecer essa resposta de vcs ficaria imensamente grata, pois gostaria de usar a equinácia e agora fiquei com dúvida já que, tenho hashimoto
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Roberta.

    As doenças autoimunes são controladas muitas vezes com corticoide, pois é necessário controlar a imunidade.
    Em pessoas sem problemas autoimunes, sempre é bom fortalecer a imunidade. Em pessoas com doença autoimune, é necessário avaliar para não prejudicar o tratamento ao elevar a imunidade.

    A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune na qual o sistema imune ataca as células da tireoide, causando uma inflamação dessa glândula.

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas para maiores informações e orientação. Informe a sua idade, que medicamentos toma, que sintomas apresenta.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.



  • Adriana
    Tenho tiroidite de hashimoto, condição autoimune. Posso tomar equinacea?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Adriana,

    Como você tem essa condição autoimune, se estimular sua imunidade, seu problema se agravará. Sendo assim, não recomendamos o uso da Equinácea.

    Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição
  • Daniela Aparecida Simões
    Faço quimioterapia posso tomar para minha imunidade
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Daniela,

    Não é indicado o uso de plantas que alterem a imunidade durante o tratamento de quimioterapia. No entanto, existem produtos que auxiliam nos sintomas causados pela quimioterapia.

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas e relate o seu caso, informando a idade, que tipo de câncer, que sintomas apresenta, etc.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • Raquel Carvalho
    Oi! Bom dia!
    Muito esclarecedor o texto de vocês.
    Tenho uma dúvida, quem tem hipotireoidismo e usar o Galvus para controlar a diabete 2 pode tomar Equinácea.
    Por quanto tempo e a dosagem.? Será qual?
    Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Raquel. A dosagem para adulto pode ser 1 cáps de 300mg 3 vezes ao dia ou 30 gotas da tintura em um pouco de água 3 vezes ao dia. O uso deve ser por 60 dias consecutivos e uma pausa de 30 dias para então repetir mais 60 dias. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Celia
    Boa tarde pessoal sou de foraleza ceara, tomei conhecimento a pouco sobre a Equinacea e seus beneficios ecgostaria de usa-lo mas tenho uma duvida tenho Plaquetopenia derivado de excesso de anticorpos como foi detectado depois de muitiiitos teste pois descoberto na epoca(18) anos atrás no meu 8 mês de gravides pois nao tenho nenhum sintoma rotineiro de plaqueta baixa como sangramento so mesmo em exames anual vejo que minha plaqueta nao desce nem aumenta de 120 entao tenho essa duvida se poderia usar a equinacea em extrato. e se puder qual seria a dosagem. Ficarei muito grata pela resposta.

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Celia, bom dia. Não é aconselhado usar a Equinácea para o seu caso. Se desejar maiores informações pode entrar em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Renata
    Olá, qual dosagem diária deal para equinácea púrpura? E melhor forma de tomar, xarope, comprimido...?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Renata. Para adultos a dosagem pode ser de pó com 300mg 3 vezes ao dia por 2 meses. O xarope geralmente é para crianças mas a indicação é a mesma, para aumentar a imunidade. Caso queira passar mais detalhes para os nossos fitoterapeutas, é só entrar em contato. Estamos à disposição.
  • claudete da luz antunes
    É uma pergunta: tomo sintroydt 100 mcg para Hipotiroidismo.
    Posso fazer uso da Echinacea purpúrea?
    Mto obrigada,
    Curitiba, 21 de maio se 2020.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Claudete, bom dia. Pode fazer o uso da Echinacea purpurea por 60 dias. Caso necessite de mais alguma informação nos envie um e-mail para farmácia@oficinadeervas.com.br. Ficamos a disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Equinácea