Equinácea
Conheça nossas fórmulas magistrais para Equinacea.
Veja nossa lista de opções:
Tintura 100mL, Extrato Fluido 60mL, Tintura 60mL, 90 cápsulas de 300mg, Xarope em mel (Coco + Equinácea) 250mL, Enxaguatório Bucal Composto 100mL, Xarope dietético (Xilitol) de Coco + Equinácea 250mL, Tintura Composta de Coco + Equinácea - 60mL, Xarope em mel com Equinácea 250mL, Xarope dietético (Xilitol) com Equinácea 250mL, Equinácea 30g Kampo de Ervas, Tintura 100mL (Kit com 2 frascos), Tintura Composta de Coco + Equinácea - 100mL (Kit com 2 frascos), 90 cápsulas de 300mg (Kit com 2 frascos), 90 cápsulas de 300mg (Kit com 3 frascos), 90 cápsulas extrato seco 250mg, Tintura Composta de Coco + Equinácea - 100mL , Extrato Fluido 100mL, * Xarope em mel de Guaco, Tanchagem e Eucalipto 250mL + Extrato Fluido de Equinácea 100mL, Extrato Fluido 100mL (Kit com 2 frascos),
Equinácea: o que é?
Echinacea angustifolia / Echinacea purpurea / Echinacea pallida
A Equinácea é uma planta originária da América do Norte, sendo utilizada a séculos pelos indígenas como cicatrizante de ferimentos e para neutralizar o veneno de cobras. Com a chegada dos colonizadores europeus, estes também passaram a se valer das virtudes desta planta, e rapidamente a incluíram em seu arsenal terapêutico. Os resultados eram tão impressionantes, que rapidamente estava sendo difundida pela Europa como um excelente medicamento para qualquer tipo de doenças infecciosas.
O gênero Echinacea possui 9 espécies, sendo que apenas 3 (Echinacea angustifolia, E. purpurea e E. pallida) são utilizadas como plantas medicinais. Normalmente possuem porte baixo, chegando a 60 cm de comprimento, muito parecidas a uma touceira de margarida.
Apresentam flores de extrema beleza, com pétalas de coloração púrpura voltadas para baixo, e muito visitada por insetos polinizadores, principalmente pelas abelhas que vão atrás de seu rico néctar e pela abundância de pólen.
Com o surgimento dos antibióticos esta planta foi deixada de lado, quase que caiu no esquecimento. Mas agora com o retorno das terapias menos invasivas e mais naturais, a Equinácea voltou a ocupar um lugar de destaque na fitoterapia. Atualmente é uma das plantas mais produzidas e comercializadas no mundo todo. No Brasil sua entrada é relativamente recente. O preço muito caro a impedia de se tornar mais popular, mas com cultivos comerciais realizados por pessoas responsáveis aqui no Brasil, tem conseguido abaixar o preço de maneira significativa, podendo um número maior de pessoas se beneficiarem de suas qualidades terapêuticas.
Benefícios da Equinácea: para que serve?
Na verdade ela age como um antibiótico natural e um grande imunoestimulante, ajudando a combater bactérias, fungos, vírus e outros tipos de agentes causadores de doenças. A Equinácea estimula de várias formas o sistema imunológico do organismo, que é fundamental para combater as doenças infecciosas. Além disso aumenta a produção de uma proteína produzida pelos leucócitos para interferir na replicação de vírus, bactérias e fungos, sendo um agente anti-viral.
Porém, como estes efeitos são por um período muito curto, recomenda-se utilizar a Equinácea várias vezes ao dia. Além disso não se recomenda o uso por mais de 2 meses seguidos, pois o organismo não responderá mais com a mesma intensidade. Nestes casos recomenda-se ficar 1 ou 2 semanas sem seu consumo ou então substituir por outra planta, com as mesmas qualidades, como o Cogumelo-do-Sol, Ganoderma, Ipê-Roxo ou qualquer planta com ação imunoestimulante.
Normalmente utiliza-se a Equinácea para resfriados, gripes (saiba a diferença entre gripe e resfriado aqui), e problemas infecciosos recidivantes, como:
- infecções vaginais por fungos;
- infecções das vias urinárias;
- amidalite;
- bronquite;
- sinusite;
- herpes genital;
- herpes oral e até mesmo o herpes-zóster.
Existem alguns estudos mostrando que a Equinácea poderia ser utilizada para combater a Síndrome do Cansaço Crônico, auxiliar no tratamento da AIDS, e em alguns tipos de câncer, principalmente nos casos onde o sistema imunológico fica abalado devido ao tratamento com a radioterapia ou quimioterapia.
Partes utilizadas da Equinácea
Como droga pode-se utilizar praticamente a planta toda, desde as raízes até as partes aéreas.
Como tomar Equinácea
No comércio encontra-se a planta em forma de cápsula, tintura, extrato fluído, extrato seco e até mesmo em xarope. Com tanta riqueza não dá para deixar de lado uma planta como esta, não importando sua origem, pois as fronteiras políticas quem inventou não foi o Criador e sim os homens.
Ademar Menezes Junior
Informações técnicas sobre a Equinácea
Echinacea purpurea (L.) Moench
Identificação da Equinácea
Família: Asteraceae.
Nomenclatura popular: Equinácea.
Indicações terapêuticas da Equinácea
Preventivo e coadjuvante no tratamento dos sintomas de resfriados.
Contraindicações
Devido à possível ativação de agressões auto-imunes e outras respostas imunes hiper-reativas, o fitoterápico não deve ser administrado em pacientes com esclerose múltipla, olagenose, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), tuberculose, pacientes em uso de medicamentos imunossupressores e outras desordens auto-imunes. Contraindicado para crianças, grávidas e pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes do fitoterápico.
Precauções de uso
Esse fitoterápico não deve ser utilizado por grávidas e lactantes sem orientação médica.Não deve ser utilizado em casos de doenças auto-imunes (encefalites difusa, eritema nodoso, trombocitopenia imunomediada, síndrome de Evans, síndrome de Sjögren com disfunção tubular renal), infecções por HIV e tuberculose. Leucopenia pode ocorrer pela utilização a longo prazo (mais de 8 semanas).
Efeitos adversos
Pode causar febre e distúrbios gastrointestinais, como náusea, vômito e paladar desagradável logo após a ingestão. Raras reações alérgicas tais como prurido e agravamento de quadros asmáticos. Reações de hipersensibilidade foram relatadas, como dermatite atópica, urticária, Síndrome de Stevens Johnson, angioedema da pele, edema Quincke e broncoespasmo.
Interações medicamentosas
Deve ser administrado com cautela em associação com fármacos cujo metabolismo é dependente das enzimas CYP.
Tempo de utilização
Não utilizar por mais que 8 semanas sucessivas.
Superdosagem
Não foram encontrados dados descritos na literatura consultada sobre problemas decorrentes de superdosagem. Em caso de administração acima das doses recomendadas, suspender o uso e manter o paciente sob observação.
Prescrição
Fitoterápico somente sob prescrição médica.
Principais classes químicas
Fenilpropanoides, polissacarídeos, sesquiterpenos.
Fonte: Farmacopéia Brasileira 1° Edição - Memento Fitoterápico
Onde comprar Equinácea
Você pode comprar a Equinácea no nosso site mesmo. É só clicar aqui.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Tanea
A dosagem usual é a Equinácea E.S. 250mg, para tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia por 60 dias no máximo.
Se tiver doença autoimune, usar medicamento imunossupressor ela não é indicada.
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Rosana
Pode tomar 15 gotas diluidas em dois dedos de água 3 vezes ao dia. Fazer uma pausa de 30 dias e repetir o ciclo mais uma vez.
Para maiores dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Adriana
São espécies diferentes, mas possuem efeitos semelhantes.
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Emanuele
São espécies de Equinácea diferentes. Cada uma tem suas particularidades, no entanto tem as mesmas indicações e possuem metabólitos secundários (princípios ativos) semelhantes.
Para mais informações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Lidiane
Pode dar na forma de xarope com mel. A dose é de 1 colher de chá 3 vezes ao dia, por 60 dias. Faça pausa de 1 mês e retome o tratamento por mais 60 dias.
https://www.oficinadeervas.com.br/equinacea
Qualquer dúvida, fale com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Roberta.
As doenças autoimunes são controladas muitas vezes com corticoide, pois é necessário controlar a imunidade.
Em pessoas sem problemas autoimunes, sempre é bom fortalecer a imunidade. Em pessoas com doença autoimune, é necessário avaliar para não prejudicar o tratamento ao elevar a imunidade.
A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune na qual o sistema imune ataca as células da tireoide, causando uma inflamação dessa glândula.
Entre em contato com nossos fitoterapeutas para maiores informações e orientação. Informe a sua idade, que medicamentos toma, que sintomas apresenta.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Adriana,
Como você tem essa condição autoimune, se estimular sua imunidade, seu problema se agravará. Sendo assim, não recomendamos o uso da Equinácea.
Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Daniela,
Não é indicado o uso de plantas que alterem a imunidade durante o tratamento de quimioterapia. No entanto, existem produtos que auxiliam nos sintomas causados pela quimioterapia.
Entre em contato com nossos fitoterapeutas e relate o seu caso, informando a idade, que tipo de câncer, que sintomas apresenta, etc.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
Muito esclarecedor o texto de vocês.
Tenho uma dúvida, quem tem hipotireoidismo e usar o Galvus para controlar a diabete 2 pode tomar Equinácea.
Por quanto tempo e a dosagem.? Será qual?
Obrigada.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Raquel. A dosagem para adulto pode ser 1 cáps de 300mg 3 vezes ao dia ou 30 gotas da tintura em um pouco de água 3 vezes ao dia. O uso deve ser por 60 dias consecutivos e uma pausa de 30 dias para então repetir mais 60 dias. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Celia, bom dia. Não é aconselhado usar a Equinácea para o seu caso. Se desejar maiores informações pode entrar em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Renata. Para adultos a dosagem pode ser de pó com 300mg 3 vezes ao dia por 2 meses. O xarope geralmente é para crianças mas a indicação é a mesma, para aumentar a imunidade. Caso queira passar mais detalhes para os nossos fitoterapeutas, é só entrar em contato. Estamos à disposição.
Posso fazer uso da Echinacea purpúrea?
Mto obrigada,
Curitiba, 21 de maio se 2020.
⇒ Oficina de Ervas:
Claudete, bom dia. Pode fazer o uso da Echinacea purpurea por 60 dias. Caso necessite de mais alguma informação nos envie um e-mail para farmácia@oficinadeervas.com.br. Ficamos a disposição.