Nome científico: Epimedium sagittatum
Família: Berberidaceae
Princípio ativo: icariin
Família: Berberidaceae
Gênero: Epimedium
Sinônimos: Horny Goat Weed, Horny Goat Grass, Barrenwort, yin yang huo, Xianlingpi, Herba Epimedii, Epimedium Herb.
Muitas culturas reportam que o horny goat weed melhora a libido em homens e mulheres, a função erétil e alivia os desconfortos da menopausa. É usado como um afrodisíaco natural, devido a ação de atuar no fluxo sanguíneo das áreas genitais.
A investigação médica tem descoberto que a sua substância ativa é o icariin. O icariin é usado para melhorar a função erétil. Outro efeito é o fato de Epimedium aumenta os níveis de óxido nítrico, que relaxa os músculos e permite um bom e maior fluxo sanguíneo para o pênis.
Após séculos de uso na China, os principais médicos agora indicam que o Epimedium pode ser utilizada para aumentar libido, melhorar a função erétil, restaurar e aumentar a potência e as sensações sexuais. Cientificamente, o Epimedium funciona através da libertação de testosterona, o que aumenta a libido naturalmente e a resistência.
Na China, e é também utilizado para tratamento no fígado, rins e juntas, além de afrodisíaco.
As folhas da erva dilatam os vasos capilares e os vasos sanguíneos maiores. É considerado um reconstituinte para o sistema reprodutivo e ajuda a normalizar menstruações irregulares. Também é um tônico para o sistema nervoso. Cientistas modificaram quimicamente o extrato de epimedium e obtiveram um derivado com atividade similar à do viagra, mas com menos efeitos colaterais.
Dosagem e Modo de Usar
Extrato seco 5%: 250 a 1000mg ao dia, divididas em 2 a 3 doses.
Contraindicações e efeitos colaterais
O uso de epimedium pode causar dor de estômago e deixar a boca seca. Em alguns pacientes, pode resultar em arritmia cardíaca, pressão arterial baixa, hemorragias nasais e alterações de humor. Doses elevadas têm sido associadas a espasmos e insuficiência respiratória. A erva pode não ser seguro em doses elevadas caso seja usado como um tratamento a longo prazo.
Consulte um profissional da saúde para orientação.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Claudionor. Que bom ter um depoimento seu. Muito obrigada.