2025-01-22

Emagrecer rápido e fácil é possível? Cuidado com as Fake News!

Fake news de emagrecimento facil rapido

 

Há muitas promessas na internet sobre emagrecimento com dietas restritivas ou até sem dieta, assegurando que é possível perder peso logo — apenas com aquela dica ou truque infalível. Será? Neste informativo, vamos falar sobre fake news que atrapalham sua saúde e sua jornada de emagrecimento. E como sempre, vamos orientar quais hábitos e plantas medicinais vão te ajudar!

 

Se você já quiser saber quais são os fitoterápicos para ajudar no emagrecimento, clique aqui!

 

Entra ano, sai ano e tem gente que entra em regimes alimentares insalubres na busca pelo corpo "ideal". No entanto, não é de hoje que nutricionistas e demais profissionais da saúde éticos alertam que essas dietas restritivas não são nada saudáveis — e geralmente nem te mantêm dentro do peso por muito tempo, provocando o famoso efeito sanfona.

Assim como aquele ditado popular prega, o importante é o que você come entre o Ano Novo e o Natal, não entre o Natal e o Ano Novo. Por isso, você não está com o ano perdido se aproveitou bem as festas de fim de ano e pretende curtir o Carnaval. É sempre hora de começar uma rotina equilibrada!

Em 2021, nós lançamos um conteúdo informativo "7 dicas de emagrecimento saudável com plantas", que explorou o assunto da alimentação já na infância e o lado emocional de uma jornada de emagrecimento. De lá para cá, o assunto continuou em alta na internet e testemunhamos o compartilhamento de dietas muito restritivas por subcelebridades nas redes sociais, que impactam a saúde e autoestima de diversas pessoas!

Inclusive, ano passado surgiu uma fake news sobre ingestão de ovos de tênia para emagrecer — um relato sensacionalista, mas que chamou a atenção de muitos internautas e provocou comentários sobre medidas extremas para perder peso.

Por isso, voltamos ao assunto em 2025!

Vamos conferir fake news, ou as famosas notícias falsas, sobre emagrecimento e dietas restritivas para te ajudar a não cair em armadilhas. Hora de entender mais sobre o que é emagrecimento saudável e o que não é!

Fake news de emagrecimento em 1 semana

 

Emagrecer ou não: eis a questão!

Antes de começar a ver as fake news, vamos ter um papo rápido de coração aberto: Emagrecer para ficar igual a alguém famoso (ou nem tão famoso assim!) é furada. Se inspirar nos hábitos saudáveis de alguém é muito diferente do que seguir a rotina de fulana ou fulano para ficar com o suposto "corpo dos sonhos". Sabe por quê? Porque você não é essa pessoa e provavelmente tem uma rotina bem diferente de quem ganha a vida compartilhando a rotina fitness na internet.

É comum existir uma imagem do corpo ideal em nossa imaginação, mas nem sempre esse resultado é alcançável por uma série de fatores. Portanto, dê um passo para trás e reflita sobre:

  • A sua real necessidade de emagrecer
  • Expectativas influenciadas por atrizes e atores; influencers ou atletas
  • Fotos retocadas em redes sociais
  • O tempo que irá levar até alcançar a meta esperada

Todos esses aspectos são importantes! Artistas de cinema têm rotinas muito diferentes de outras profissões e podem, por exemplo, passar mais tempo se exercitando para um papel que demande mais músculos, quilos a mais ou a menos. Mesmo assim, engana-se quem acredita que todos mantêm o corpo que vemos na tela de cinema durante o ano inteiro.

Não olhe para o antes e depois de outras pessoas sem levar em consideração o contexto! Vamos lembrar que, além de retoques na imagem, alguns passam por outros procedimentos estéticos e até por métodos questionáveis para gravar algumas cenas, como a desidratação controlada.

O importante é pensar no que é possível fazer por você, na sua rotina; conferindo o que é saudável mudar e como fazer essas adaptações. Isso envolve diversos fatores: questões econômicas, familiares, emocionais...

Fake news de emagrecimento emagrecimento sem dieta antes e depois

 

As maiores fakes sobre emagrecimento

Geralmente, as informações incorretas ou simplesmente mentiras sobre emagrecimento são muito interligadas entre si — e de vez em quando, rola uma pontinha de verdade para te deixar confuso, talvez aderindo a um produto específico que promete milagres.

Mapeamos 3 pontos principais para você ligar a atenção toda vez que ler ou assistir algo sobre rotina saudável e emagrecimento.


Dietas ultra restritivas

Você já ouviu falar de várias delas:

  • Dieta do Ovo
  • Dieta da Lua (ou só de líquidos)
  • Dieta do tipo sanguíneo
  • Dieta Detox
  • Dieta Cetogênica ou Keto
  • Dieta Paleolítica
  • Dieta carnívora
  • Jejum intermitente

Cada uma é problemática à sua maneira, mas aqui oferecemos mais uma explicação com carinho: essas dietas trazem risco à saúde por serem fora do contexto de quem está comendo e trazendo uma série de restrições.

Qualquer dieta pronta que prometa perda de peso em poucos dias ou semanas não é confiável, assim como as dietas que prometem perda de determinada quantidade de quilos em um determinado tempo.

Dietas que restringem grupos inteiros de alimentos também não são confiáveis e costumam não ser sustentáveis a longo prazo — exceto aquelas vindas de necessidades médicas, por exemplo intolerantes à lactose não comerem leite e derivados, ou celíacos não poderem comer alimentos com glúten.

Comer uma quantidade absurda de ovo não é sustentável ou saudável; ingerir só líquidos também não. Os carboidratos são saudáveis dentro de uma rotina saudável; comer só carne não. A dieta Paleo é uma falácia porque novas evidências na Paleontologia indicam que nossos antepassados comiam também fontes de carboidratos — só era difícil mapear antes porque é mais fácil encontrar resquícios de ossos nos antigos assentamentos humanos do que resquícios vegetais. E mesmo que você priorizasse carne, seria impossível sustentar uma alimentação supostamente parecida com populações caçadoras por uma série de motivos: você pode comer muita carne, mas não vai caçar. Só aí você já tem uma questão de gastos e ganhos calóricos bem diferente, sem falar na completa diferença de vegetais de hoje e de 25 mil anos atrás; ou no desconhecimento de como era o índice de mortalidade ou expectativa de vida em épocas remotas. Você pode só evitar ultraprocessados agora no século XXI e evitar exageros mesmo.

Jejum intermitente, apesar de elogiado por uma multidão, não é recomendável e, tecnicamente, você já fica de jejum se seguir uma rotina de jantar às 19h, dormir às 22h e tomar café-da-manhã às 7h do dia seguinte.

E podemos te assegurar que o detox já é feito com eficácia pelos seus rins e pelo seu fígado, o restante é puro marketing. O que existe são apenas ativos que vão ajudar o fígado e rins a funcionarem melhor, mas nada que "limpe o seu organismo" por conta própria.

Sabemos que comentar de cada uma delas é tocar numa ferida. Há quem diga "Ah, mas funcionou para mim!" e, nesses casos, vamos refletir o seguinte ponto: qualquer dieta que se proponha a ser restritiva e hipocalórica "vai funcionar". Você pode emagrecer sim, mas estará mais saudável? Não foi só uma redução de líquidos no seu peso (diferente de gordura)? Vai sustentar isso por muito tempo? E se sustentar mesmo, será que não virou um distúrbio alimentar?

A vida não é contar calorias, restringir grupos alimentares sem necessidade, pular refeição e não curtir comemorações com quem você ama.

Fake news de emagrecimento perder peso sem exercicio

 

Alimentos: vilões e mocinhos

O ovo era malvado. Hoje não é mais. A manteiga também. O leite é o maior vilão de todos. Carboidrato nunca mais. Agora é só proteína, proteína e mais proteína. Você já deve ter ouvido muitas informações categóricas sobre alimentos, falando o quanto cada um faz mal ou faz bem. E muito dessa conversa é apenas terrorismo alimentar, sem se preocupar com os alimentos de risco de verdade.

Dentro da área de Nutrição, existe um debate muito importante sobre um conceito chamado de "nutricionismo", que é a redução dos alimentos às suas partes: isso é proteína, aquilo é açúcar, isto é gordura; isso é ruim, aquilo é bom; tal alimento é funcional, outro não é e tem "calorias vazias". No entanto, a Nutrição tem uma parte bioquímica muito mais vasta do que isso e outra parte sociocultural ainda maior. Comer não é só trazer combustível para dentro do corpo, porque você não é uma máquina.

Toda alimentação é contextual, com fatores socioeconômicos. Mesmo lançado em 2014, o Guia Alimentar para a População Brasileira continua sendo uma iniciativa inovadora e celebrada no mundo por tratar os alimentos como comida, trazendo orientações para evitar alimentos ultraprocessados e preferindo padrões alimentares minimamente processados e sustentáveis.

Não há vilões ou mocinhos dentro de uma alimentação balanceada, levando em consideração não apenas escolhas individuais como também políticas públicas para que um cardápio rico esteja disponível para a população.

Se você tem dúvidas sobre o que encaixar na sua alimentação, profissionais da saúde podem te ajudar. No geral, há preferência pelos alimentos mais naturais e recomendações de evitar produtos ultraprocessados. E mesmo que você coma ultraprocessados tipo uma batatinha na loja de conveniência do posto de vez em quando, dentro de uma rotina equilibrada, essa batatinha não vai ser o fim do mundo.

Fake news de emagrecimento emagrecer logo de vez

 

O elemento X

Esse é o elemento infalível para as promessas de dieta na internet: o chá milagroso que vai "derreter" a gordura do corpo, a água com limão e/ou vinagre pela manhã, as substituições como o óleo de coco, abacaxi antes ou depois das refeições, aquele suplemento que aquele ou aquela influencer indicou... São inúmeros os elementos infalíveis com grande fama por aí, tantos que a lista poderia ser ainda maior.

E nenhum deles é tão eficaz quanto uma reeducação alimentar.

Primeiro, devemos entender que não existem atalhos, receitas e nem resultados milagrosos para emagrecer em pouco tempo. Adotar um estilo de vida mais saudável é um compromisso a longo prazo e que podemos fazer gradualmente para não desanimar ou interromper o processo. Demora um pouco e pode ser um progresso não-linear.

 

Obesidade e Emagrecimento

Em uma definição super simplificada, a obesidade ocorre quando o consumo calórico é superior ao gasto energético do indivíduo, ocasionando o acúmulo de gordura no corpo. Já o emagrecimento é quando o consumo calórico é inferior ao gasto energético, provocando o processo inverso: a redução de gordura no corpo.

No entanto, existem muitas outras questões envolvidas, como:

  • Fatores hormonais
  • Fatores econômicos e socioculturais
  • Fatores psicológicos (estresse, depressão, ansiedade e compulsão alimentar)

Por isso, regimes restritivos demais não levam em consideração toda essa série de fatores imprescindíveis para a continuidade de uma rotina saudável.

Fake news de emagrecimento rapido saudavel

 

O que fazer para emagrecer? Qual médico procurar?

Agora que você já entendeu que dietas ultra restritivas são furadas, vamos conversar sobre como começar ou retomar sua jornada! Para emagrecer com saúde e de vez, não dá para apostar em um regime restritivo e sem exercício. Hipnose também não é necessária.

Lembre-se de:

  1. Cultivar a autoestima
  2. Planejar sua rotina
  3. Evitar cair em desinformação na internet, mesmo que certas promessas sejam atraentes. Verifique a fonte das informações e busque jornalismo científico. Que tal conferir sites de universidades brasileiras ou sites de checagem de fatos?
  4. Cercar-se de apoio é fundamental para manter a saúde mental e física
  5. Manter a alimentação balanceada, com o mínimo de ultraprocessados. Veja o Guia Alimentar para a População Brasileira para se inspirar!
  6. Escapar do sedentarismo
  7. Buscar profissionais como nutricionistas, nutrólogos e demais especialistas, incluindo psicólogos, é uma excelente saída, pois cada corpo é único — e cada rotina também

Fake news de emagrecimento qual m?dico procurar hipnose

 

Fitoterápicos para sua jornada de emagrecimento

Existem plantas que podem nos ajudar a emagrecer de forma saudável, sendo associadas a rotinas equilibradas. Nenhuma delas promete, sozinha, resolver toda a situação em pouco tempo e nem causam milagres! Os Fitoterápicos são aliados e podem te estimular na busca por consistência nos hábitos saudáveis, mas como todo remédio, trazem também possíveis efeitos colaterais e podem ter contraindicações.

Por isso, antes de começar a tomar indiscriminadamente, é uma boa ideia falar com profissionais da saúde. Que tal conversar com nossos fitoterapeutas?

Confira a lista preparada pela Oficina de Ervas:

Laxativos

Certas ervas regularizam o funcionamento do intestino com sua ação laxativa, como:

 

Termogênicos e para queima de gordura localizada

Para acelerar o metabolismo e ajudar a queimar gordura localizada no nosso corpo, outras plantas podem te ajudar:

Mas atenção! Não se trata de consumir fitoterápicos e esperar resultados. Incorpore na sua rotina com hábitos equilibrados.

 

Inibidores de apetite e estimulantes de sensação de saciedade

Para reduzir a fome fora de hora, você pode contar alguns aliados:

E cuidado: Se você sente fome o tempo todo, é possível que exista alguma alteração metabólica ou psicológica precisando de atenção. Também nada de comer muito pouco durante o dia, senão a fome realmente não vai embora. Alimente-se bem!

Fake news de emagrecimento com saude

 

Calmantes para fome compulsiva

Se a fome for compulsiva, associada com estresse, ansiedade e até depressão, existem opções que nos ajudam a controlar esses sintomas:

 

Diuréticos

A retenção de líquidos e o inchaço podem interferir no nosso peso e bem estar. Para combatê-los, ervas diuréticas nos auxiliam na eliminação de água acumulada:

 

Digestivos

Plantas digestivas também são aliadas no emagrecimento, principalmente se nossa digestão estiver um pouco mais demorada. Elas fortalecem o fígado, promovendo o bem-estar após refeições e melhorando o processamento de gorduras:

Fake news de emagrecimento o que fazer

 

Esperamos que tenha gostado desse informativo tão especial! Este texto foi preparado com muito carinho e esperamos que a leitura tenha sido útil para você se cuidar melhor. Fitoterápicos podem te ajudar, mas não se esqueça de outras medidas para manter a saúde em dia. Procure o apoio de profissionais da área da saúde e cuide-se com muito zelo, sabendo que você também pode contar com o auxílio da Oficina de Ervas!

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Referências

https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/ano-novo-vida-nova-quais-praticas-adotar-para-ter-mais-saude-e-bem-estar/#google_vignette

https://nutritotal.com.br/publico-geral/material/como-identificar-fake-news-sobre-alimentacao/

https://conteudo.nutritotal.com.br/zero-fake-news-em-nutricao

https://blog.allcare.com.br/dietas-da-moda-e-seus-riscos/

https://www.terra.com.br/noticias/o-que-a-ciencia-diz-sobre-a-dieta-paleo,0ac63cc1a13638d32574ebfbbb046a370qisfvpf.html

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160212_dieta_detox_polemica_rb

https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/bem-estar/confira-quais-sao-as-maiores-fakes-news-de-emagrecimento

https://ojoioeotrigo.com.br/2024/10/as-corporacoes-tem-como-alimento-o-dinheiro/

https://ojoioeotrigo.com.br/2024/11/ultraprocessados-seguem-sem-regulacao-uma-decada-apos-lancamento-do-guia-alimentar/

https://soperj.com.br/consoperj-2023-novos-habitos-alimentares-e-fake-news-em-nutricao/

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrio/2024/12/mitos-de-alimentacao-que-embalaram-2024-e-precisam-ser-deixados-para-tras.shtml

https://super.abril.com.br/ciencia/dieta-humana-paleolitica-nao-era-paleo-eles-comiam-muito-carboidrato/

Existem plantas que podem nos ajudar a emagrecer de forma saudável, sendo associadas a rotinas equilibradas. Nenhum deles promete, sozinho, resolver toda a situação em pouco tempo e nem causam milagres! São aliados e podem te estimular na busca por consistência nos hábitos saudáveis, mas como todos fitoterápicos, trazem também possíveis efeitos colaterais e podem ter contraindicações. 


Por isso, antes de começar a tomar indiscriminadamente, é uma boa ideia falar com profissionais da saúde. Que tal conversar com nossos fitoterapeutas?


Confira a lista preparada pela Oficina de Ervas:


Laxativos

Certas ervas regularizam o funcionamento do intestino com sua ação laxativa, como:



Termogênicos e queima de gordura localizada

Para acelerar o metabolismo e ajudar a queimar gordura localizada no nosso corpo, outras plantas podem te ajudar:



No uso externo, também para gordura localizada, temos o Gel Crioterápico, que ajuda a esquentar o local, queimando a gordura da parte aplicada. Mas atenção! Não se trata de consumir fitoterápicos e esperar resultados. Incorpore na sua rotina com hábitos equilibrados.


Inibidores de apetite e estimulantes de sensação de saciedade

Para reduzir a fome fora de hora, você pode contar alguns aliados:



E cuidado: Se você sente fome o tempo todo, é possível que exista alguma alteração metabólica ou psicológica precisando de atenção. Também nada de comer muito pouco durante o dia, senão a fome realmente não vai embora. Alimente-se bem!


Calmantes para fome compulsiva

Se a fome for compulsiva, associada com estresse, ansiedade e até depressão, existem opções que nos ajudam a controlar esses sintomas: