Dong quai, planta que alivia os sintomas da menopausa e TPM
Dong Quai (Angelica sinensis) é uma planta da família Apiaceaea (umbelíferas), nativa da Ásia (Japão e China). Cultivada nos países de origem, além da Holanda, Bélgica, França e Alemanha.
Nomes comuns: Dang gui, dang quei, dong quai, tang-kuei, angélica (Port.), angélique (França), raiz de larga vida, yerba del espíritu, angélica de los campos (Esp.).
Partes utilizadas: Raiz e rizomas.
A Angélica sinensis somente ficou conhecida na Europa nos meados do século XV, sendo inicialmente utilizada como verdura comestível.
Esta erva, comumente chamada de “rainha” das ervas femininas, tem sido usada há milhares de anos por mulheres chinesas, a fim de nutrir e equilibrar o Sistema Reprodutor. Seu nome significa “obrigada a voltar”, o que quer dizer a volta das funções normais do organismo feminino. Mulheres chinesas utilizam esta erva para regular o ciclo menstrual, pois se considera que atua na corrente sanguínea, dissolvendo coágulos, o que aliviaria as cólicas menstruais. Também alivia os sintomas da menopausa.
A ciência moderna verificou que a Dong Quai é rica em vitamina A, vitamina B12, Ácido Folínico, Biotina, Cobalto e Ferro. Por esta e outras razões, acredita-se em seu poder de nutrir as glândulas femininas. Os chineses dizem ser necessário o uso regular da erva por, no mínimo, três meses, para que seus efeitos ocorram. É excelente para o equilíbrio geral do organismo, mais especificamente para o Aparelho Reprodutor da mulher. Porém, não deve ser administrada no estágio inicial da gravidez.
Princípios Ativos : Compostos cumarínicos, flavonoides e fitoestrogênios.
Usos terapêuticos:
Dismenorreia (regula as contrações uterinas), sintomas da menopausa, Tensão Pré-menstrual (TPM), dores em geral, nervosismo, vasodilatador, imunomodulador, hepatoprotetor, obstipação intestinal, dispepsia, síndrome do cólon irritável, anemia, inflamações de pele, psoríase e vitiligo.
Quando o nível dos estrogênios é alto, característica da pré-menopausa, suas substâncias fitoestrogênicas reduzem a atividade hormonal ocupando os receptores de estrogênio espalhados pelo organismo feminino.
Quando o nível abaixa, na menopausa, os fitoestrógenos da planta atuam de modo semelhante ao do estrógeno natural aumentando a atividade desse hormônio.
Pode tomar-se Dong Quai para ajudar a manter um ciclo menstrual normal e a tratar problemas associados à menstruação, como sensibilidade mamaria e dores menstruais.
No caso de períodos irregulares ou ausentes, ajuda a estabelecer um ciclo menstrual mais regular se tomada durante vários meses. Contudo, deve ser evitada quando há fluxos menstruais intensos.
Embora pareça não ter uma atividade hormonal direta, a Dong Quai tem fama de ajudar a melhorar a fertilidade, conjugando-se bem com árvore-da-castidade (Vitex agnus-castus).
Interações medicamentosas: Pode interferir em terapias anticoagulantes e com outras plantas ou drogas fotossensibilizantes.
Efeitos colaterais: Fotossensibilidade, sedação em altas doses.
Contraindicações: Gravidez e lactação, crianças, usuários de anticoagulantes, diabéticos, pacientes com menstruação abundante, com diarreia ou portadores de distúrbios de coagulação.
Posologia do Extrato seco padronizado 1% ligustilide
Extrato seco 400mg a 1.000mg ao dia.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Katia,
Para melhores orientações pedimos que entre em contato com os nossos fitoterapeutas através do link abaixo.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/?utm_source=site&utm_medium=link-footer&utm_campaign=link&utm_content=footer
Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Rute,
Solicitamos que entre em contato com os nossos fitoterapeutas para que seja orientada de uma forma mais técnica, entre no link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Cristiane
Existe o Vitex que é mais específico para endometriose do que o Dong Quai.
Clique no link abaixo para ver mais informações sobre o Vitex:
https://www.oficinadeervas.com.br/vitex
Para esclarecimento de dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Ivanice. Se você não faz tratamento de reposição hormonal para a menopausa, poderá usar o Dong quai. A dosagem pode variar de 400 a 1.000mg ao dia do extrato seco, dependendo da idade, dos sintomas e outros fatores como os medicamentos que você usa. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para passar essas informações e assim poderemos te orientar. Estamos no seu aguardo.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Alice. O Dong Quai ajuda a melhorar os sintomas da menopausa. Para sintomas intensos a dosagem pode chegar a 1.000mg ao dia, dividido em duas tomadas de 500mg. Geralmente o controle ocorre em poucos meses de uso e a dosagem pode ser diminuída. Para avaliar o seu caso, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Deixo o link da planta:https://www.oficinadeervas.com.br/dong-quai. Estamos à disposição.
Tomando esse chá não há a possíbilidade de eu menstruar novamente?
Esse chá parece a "salvação" para os sintomas da menopausa,
Obrigada
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Rosemary. Não tem como prever se haverá alguma alteração. Sugerimos que faça o uso em cápsula para manter sempre a mesma dosagem. Em relação a orientação do uso correto e para maiores informações, peço que entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Liana. Realmente o Dong Quai apresenta bons resultados para auxiliar a amenizar os sintomas da menopausa .Agradecemos seu depoimento .Estamos a disposição.