Cúrcuma, muito mais que condimento!

 

A Cúrcuma é originária da Índia e Sudeste Asiático, foi introduzida no Brasil há mais de 3 séculos, sendo amplamente cultivada para finalidade alimentar ou condimentar. Muito conhecida como Turmeric (significa "amarelo") na Europa e erroneamente de açafrão (o verdadeiro açafrão é o Crocus sativus) no Brasil.
A Cúrcuma também é conhecida como Açafrão-da-terra, Açafrão-da-índia, e a planta como um todo é chamada de açafroeira.
Planta extremamente arraigada à cultura indiana, tanto na medicina como na culinária, sendo que este país é responsável pela produção de 90 % de toda Cúrcuma produzida no mundo.
A Cúrcuma era utilizada na Índia desde 610 a. C. , como corante para lãs, e ao longo da história fou usado também para colorir partes do corpo. É empregada como corante de alimentos em todo o mundo, sendo um dos componentes do "curry", usado na gastronomia indiana.
A Cúrcuma tem ação no sistema osteo-articular como antiinflamatória, para artrites, artrite reumatóide, traumas, bursites e tendinites. No sistema digestivo é colerética e colagoga, diminui a acidez gástrica e aumenta o muco de proteção, ativa a secreção exócrina pancreática, neutraliza o pH gástrico, protege o fígado (hepatites, cirrose, calculose biliar), possui ação vermífuga, controla flatulências e espasmos, halitose, cólon irritável.
A Cúrcuma tem atividade no sistema imunológico como imunoestimulante e coadjuvante nas doenças auto-imunes. 
No sistema respiratório é indicado para otites (óleo medicado local), rinites, bronquites e sinusites. Trata infecções do trato respiratório superior e boca (faringites, amigdalites, e gengivites - gargarejos). Antialérgico das vias respiratórias.
No sistema cardio-circulatório é antitrombótica, discretamente hipotensora antidislipêmico (diminui colesterol e triglicérides).
A Cúrcuma também possui ação no sistema endócrino, é hipogliceminate no diabetes tipo II. No sistema reprodutor é emenagoga e analgésica nas dismenorréias, leucorréias (vulvovaginites). É usada também em peles e anexos para dermatoses (urticárias, psoríase e dermatites - eczemas), antipruriginoso (nas alergias da pele), queimaduras, fístulas anais, cicatrizante para úlceras, feridas e escaras, eficaz para assaduras de crianças (banhos e cremes).
O uso geral da Cúrcuma é dado por sua ação antimicrobiana e antifúngica, antimutagênico, antitumoral, antioxidante (preventivo contra o envelhecimento e doenças degenerativas), antialérgico respiratório e cicatrizante.

A Cúrcuma (Curcuma longa)é originária da Índia e Sudeste Asiático, foi introduzida no Brasil há mais de 3 séculos, sendo amplamente cultivada para finalidade alimentar ou condimentar. Muito conhecida como Turmeric (significa "amarelo") na Europa e erroneamente de açafrão (o verdadeiro açafrão é o Crocus sativus) no Brasil.

A Cúrcuma também é conhecida como Açafrão-da-terra, Açafrão-da-índia, e a planta como um todo é chamada de açafroeira. Planta extremamente arraigada à cultura indiana, tanto na medicina como na culinária, sendo que este país é responsável pela produção de 90 % de toda Cúrcuma produzida no mundo.

Esta planta era utilizada na Índia desde 610 a. C. , como corante para lãs, e ao longo da história foi usada também para colorir partes do corpo. É empregada como corante de alimentos em todo o mundo, principalmente como corante natural, como por exemplo, nas margarinas, queijos e temperos, sendo um dos componentes do "curry", usado na gastronomia indiana.

Dentre as várias utilizações da cúrcuma na culinária, é uma planta com muitas propriedades terapêuticas. Ela tem ação antiinflamatória, para artrites, artrite reumatóide, traumas, bursites e tendinites. No sistema digestivo é colerética e colagoga, diminui a acidez gástrica e aumenta o muco de proteção, protege o fígado (hepatites, cirrose, calculose biliar), possui ação vermífuga, controla flatulências e espasmos, halitose, cólon irritável.

 No sistema respiratório é indicado para otites (óleo medicado local), rinites, bronquites e sinusites. Trata infecções do trato respiratório superior e boca (faringites, amigdalites, e gengivites - gargarejos). Antialérgico das vias respiratórias.

No sistema cardio-circulatório é antitrombótica, discretamente hipotensora antidislipêmico (diminui colesterol e triglicérides). É usada também em peles e anexos para dermatoses (urticárias, psoríase e dermatites - eczemas), antipruriginoso (nas alergias da pele), queimaduras, fístulas anais, cicatrizante para úlceras, feridas e escaras, eficaz para assaduras de crianças.O uso geral da Cúrcuma é dado por sua ação antimicrobiana e antifúngica, antimutagênico, antitumoral, antioxidante (preventivo contra o envelhecimento e doenças degenerativas), anti-inflamatório, antialérgico respiratório e cicatrizante.

Portanto, esta é uma das plantas que pode ser usada diariamente em sua culinária, seja para temperar um arroz, refogar legumes ou preparar a famosa "galinhada". O uso diário poderá contribuir para a melhora e conservação da sua saúde.

 

"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio" (Hipócrates, 400 a.C.)

 

Por: Eliza Tomoe Harada

Comentários


  • Celeste Bertoldi
    Olá boa noite
    Plantei uma raízes de curcuma e agora colhi . Muito feliz ! Gostaria de de saber como transformar em curcuma em pó ? Grata
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Celeste. Agora é só lavar e colocar para secar bem. Pode ralar na hora de usar ou se você tiver um triturador, pode fazer o pó para usar. Nós aqui temos moinho para pó, mas é de uso industrial. Depois pode guardar num pote bem fechado e dura mais de 1 ano.
  • Luiz custódio Toledo
    estou tomando com água, Eu tenho sinusite.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Luiz. Realmente ela é muito boa para tratar sinusite. Temos até um spray nasal preparado com a cúrcuma para tratar sinusite. https://www.oficinadeervas.com.br/spray-nasal. Agradeço por seu depoimento e estamos à disposição.
  • Gloria Martinuzzo
    3Estou tomando pela manhã curuma.com janela mel e limão espero me dar bem
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Gloria. A Cúrcuma possui inúmeros benefícios para o organismo, esperamos que tenha bons resultados. Estamos a disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Cúrcuma, muito mais que condimento!