Cúrcuma
Conheça nossas fórmulas magistrais para Creme de Cúrcuma, O.E. Cravo e O.E. Cedro (Anti-micótico).
Veja nossa lista de opções:
Creme de Cúrcuma, O.E. Cravo e O. E. Cedro(Antimicótico) - 50g, Óleo Essencial Composto Antimicótico (Cravo, Canela, Cedro e Tea-Tree) 8mL,
CÚRCUMA
NOME BOTÂNICO
Curcuma longa L
FAMÍLIA
Zingiberaceae.
PARTE UTILIZADA
Rizoma
HISTÓRICO
A cúrcuma (Curcuma longa L.), conhecida no mercado internacional como “Turmeric”, espécie originária do sudeste asiático, é considerada uma preciosa especiaria devido às peculiaridades de seus rizomas. Embora sua principal utilização seja como condimento, possui substâncias antioxidantes, antimicrobianas e corantes que lhe oferecem possibilidades nas áreas: cosméticas, têxtil, medicinal e alimentício. Conhecida também como açafrão, açafrão-da-terra e açafrão-da-india, seu uso é milenar na medicina tradicional da Índia (ayurvedica) e da China.
CONSTITUINTES
Os constituintes da Cúrcuma incluem três curcuminoides: curcumina (diferuloylmetano, constituinte primário e responsável por sua cor amarela vibrante), demetoxcurcumina, e bisdemetoxcurcumina, bem como óleos voláteis (tumerona, atlantona e zingiberona), açúcares, proteínas e resinas.
AÇÃO
Estudos demonstram que os curcuminóides inibem a atividade de moléculas responsáveis pela mediação da dor e da inflamação, a partir da inibição desses alvos moleculares, a Curcuma é capaz de controlar o processo inflamatório. Propriedades antioxidantes e antimicrobianas também são atribuídas à curcumina, além de outras atividades farmacológicas.
Outras propriedades medicinais da cúrcuma reconhecidas pela farmacopeia asiática são: estomáquico, estimulante, carminativa, expectorante, anti-helmíntico, anti-inflamatório e dermatológico. Oliveira & Akisue (1993) reportam o uso terapêutico da cúrcuma como tônico, aromático e estimulante de funções digestivas.
PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS
-Antioxidante: atua no combate aos radicais livres, neutralizando-os e impedindo sua ação destrutiva.
-Anti-inflamatória: reduz os níveis de citocinas pro-inflamatórias como IL1-β e IL-6, a expressão genica de COX-2 e a secreção de PGE2. Importante agente terapêutico no tratamento de doenças inflamatórias de intestino e pancreatites.
-Antialérgicas: inibem a biossíntese de leucotrienos através da via da lipoxigenase e diminuem a formação de prostaglandinas.
-Atividade hepatoprotetora: Diminui componentes hepáticos inflamatórios e biomarcadores de dano oxidativo.
-Prevenção de Alzheimer: eficiente na remoção do acúmulo de placas no cérebro e a melhoria do fluxo de oxigênio.
-Proteção cardiovascular: melhora a circulação do sangue atuando na prevenção de doenças cardíacas e AVC.
-Antienvelhecimento: atua na proteção da elastina e do colágeno, responsáveis pelo tônus da pele.
-Distúrbios oculares: grande potencial terapêutico em olho seco, cataratas, retinopatia diabética.
-Termogênico/Perda de peso: melhora o fluxo da bile. Regula o triglicérides fazendo com que se transformem em fonte de energia, ao invés de armazenarem como gordura corporal.
-Anticancerígena: causa apoptose em várias linhagens celulares de câncer e células tumorais e pode inibir a angiogênese.
INDICAÇÕES
É indicado em distúrbios digestivos e hepáticos (flatulência, dor abdominal, distensão, dispepsia e etc), no tratamento de artrite reumatoide e dores articulares, na síndrome metabólica, obesidade, na prevenção de doenças neurodegenerativas e do câncer.
CONTRA INDICAÇÕES
Curcuma longa é contraindicado caso o paciente tenha alergia a curcumina e açafrão. É também contraindicado para uso em pacientes que estejam fazendo uso de medicações que alterem suas características de coagulação como antiagregantes plaquetários, anticoagulantes, heparina de baixo peso molecular e agentes trombolíticos, pois, pode haver aumento no risco de casos de sangramento. É também contraindicado para pacientes com riscos de obstrução de vias biliares ou que tenham cálculos biliares, pacientes com úlceras estomacais e hiperacidez do estômago.
EFEITOS COLATERAIS
Superdosagem acima de 30g/dia pode ser neurotóxica e causar delírios e confusão mental.
USO DURANTE GESTAÇÃO / LACTAÇÃO
Não recomendado seu uso sem orientação médica
PRECAUÇÕES
Não exceda a dose diária recomendada. Este produto é um suplemento nutricional que não deve substituir uma dieta variada e equilibrada. Manter fora do alcance das crianças.
Armazenar longe de luz, calor e umidade. Como com qualquer suplemento nutricional, consulte o farmacêutico ou um profissional de saúde antes de usar caso esteja grávida, amamentando, tenha algum problema de saúde ou faça uso de algum medicamento.
INTERAÇÕES
Potencializa a ação dos anticoagulantes e pode provocar hemorragias em doses elevadas. Pode diminuir a ação de imunossupressores.
DOSAGEM / MODO DE USAR
Pó: dose de 20 a 40mg/kg/dia (Não ultrapassar a dose máxima de 30g/dia)
Extrato seco 5:1 : 100mg 3 vezes ao dia.
Tintura: 2 a 4 gotas/kg/dia
Curcumina isolada: 100 a 150mg 3 vezes ao dia.
DURAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Não determinado
SUPERDOSAGEM
Acima de 30g/dia
PRECAUÇÕES DE ARMAZENAMENTO
Armazenar preferencialmente em recipientes herméticos, ambiente seco e arejado, ao abrigo da luz solar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Jurenka J.S. Anti-inflammatory properties of curcumin, a major constituent of Curcuma longa: a review of preclinical and clinical research, Alternative Medicine Review Volume 14, Number 2 2009.
Filho A.B.C, Souza R.J, Braz L.T, Tavares M, Cúrcuma: planta medicinal, condimentar e de outros usos potenciais. Cienc. Rural vol.30 n°1 Santa Maria, jan/mar 2000.
Stankovic I, Curcumin Cheminal and Technical Assessment 61st JECFA, FAO 2004.
Ravindran, Prasad and Aggarwal, Curcumin and Cancer Cells: How Many Ways Can Curry Kill Tumor Cells Selectively? The AAPS Journal, Vol. 11, No. 3, September 2009.
Alternative Therapies: Turmeric, Am J Health Syst Pharm. 2000;57(12) http://www.medscape.com/viewarticle/406890
Aggarwal et al: Anticancer Potential of Curcumin: Preclinical and Clinical studies, Anticancer research 23: 363-398 (2003).
Cheng AL, Hsu CH, Lin JK. - Phase I clinical trial of curcumin, a chemopreventive agent, in patients with high-risk or pre-malignant lesions. - Anticancer Res. 2001 JulAug;21(4B):2895-900.
Prucksunand C, Indrasukhsri B, Leethochawalit M, Hungspreugs K.- Phase II clinical trial on effect of the long turmeric (Curcuma longa Linn) on healing of peptic ulcer. - Southeast Asian J Trop Med Public Health. 2001 Mar;32(1):208-15.
----------------------------------------------------------------
Cúrcuma (Curcuma longa)
Planta extremamente arraigada à cultura indiana, tanto na medicina como na culinária, sendo que este país é responsável pela produção de 90 % de toda Cúrcuma produzida no mundo.
No Brasil a Cúrcuma é chamada de açafrão, principalmente nas regiões de Minas Gerais e Goiás, mas não podemos confundir a Cúrcuma com o verdadeiro açafrão o Crocus sativus só por que os dois possuem a coloração amarelada. A Cúrcuma também é conhecida como Açafrão-da-terra, Açafrão-da-índia, e a planta como um todo é chamada de açafroeira.
O ciclo é de aproximadamente oito meses; pode variar algumas semanas dependendo da fertilidade do solo e do sistema de irrigação implantado. A planta pode atingir cerca de um metro e meio de altura, e produz folhas grandes de verde escuro intenso brilhante.
Colhem-se os rizomas quando as folhas secarem. Isto normalmente irá ocorrer no período de seca, que para a região do centro-oeste e sudeste ocorre nos meses de junho a agosto. Se por acaso não colher os rizomas eles irão brotar quando iniciarem as chuvas e o período quente. Este ciclo irá se repetir indefinidamente.
Antigamente, os bandeirantes saíam à procura de pedras preciosas pelos rincões brasileiros, e para demarcar as regiões já garimpadas eles plantavam alguns rizomas de Cúrcuma, e com isso esta planta se difundiu por várias regiões.
Esta é uma planta que realmente dá gosto de trabalhar, pois é empregada para uma infinidade de doenças. E a cada dia aparecem novas descobertas.
De forma bastante sucinta podemos dizer que esta planta possui uma ação anti-séptica fantástica. É empregada no tratamento de feridas, úlceras de decúbito, machucados e ferimentos em geral devido à sua ação antiinflamatória e cicatrizante. É usada como antimicótico, em inflamações de articulações, no controle do colesterol estimulando a produção e eliminação da bile. Está sendo muito usada para o tratamento de alguns tipos de câncer; possui ação anti-viral, sendo empregada como coadjuvante no tratamento da AIDS. Possui ação antioxidante, auxiliando no combate a radicais livres. No uso externo consegue apresentar uma ação parecida com os corticóides, sendo empregada no tratamento da psoríase, e demais doenças na pele, retirando inclusive a sensação de coceira.
A cúrcuma carrega no ocidente um peso muito grande de ser o condimento barato que substituiu o verdadeiro açafrão. Devido ao seu alto preço no mercado internacional, o açafrão acabou sendo substituído em alguns pratos da culinária européia pela Cúrcuma. Mas a Cúrcuma possui características totalmente diferenciadas, tanto no aroma, sabor, qualidades farmacológicas e até mesmo na capacidade de colorir de amarelo. Possui sabor e aroma intenso, levemente picante e característico, lembrando um pouco o aroma de terra. É parte constituinte do curry, e é muito empregado na indústria de alimentos, principalmente como corante natural, como por exemplo, nas margarinas, queijos e temperos.
No Brasil é muito usada na região de Minas e Goiás, principalmente no famoso frango com açafrão, e no arroz com açafrão. No preparo destes pratos é só adicionar uma colher de chá ou um pouco mais na hora de refogar o arroz ou o frango. Em uma panela doure uma cebola grande e alguns dentes de alho amassado em um pouco de azeite. Adicione o açafrão e o arroz. Cuidado com o açafrão, pois uma quantidade a mais pode deixar o seu prato amargo. Logo após uma leve refogada adicione a água e deixe cozinhar normalmente. Um simples arroz vai ficar com um sabor e um aroma delicioso, e você pode enriquecer cozinhando gergelim juntamente com o arroz.
Passe a comer diariamente o arroz dourado, que é indicado principalmente para as mulheres que estejam no período da menopausa e que possuam dores pelo corpo, principalmente as provocadas por osteoporose. Existem alguns relatos sobre a Cúrcuma agir como um repositório hormonal, e com sua ação antiinflamatória é o alimento perfeito para o dia-a-dia.
Ademar Menezes Junior
Estou com uma inflamação no quadril.
Devo tomar cápsula ou curcuma em pó?
Obrigado
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Matilde.
A Cúrcuma pode ser utilizada para esse tipo de probema, uma vez que uma de suas ações é a anti-inflamatória. a dosagem usual é de 400mg, tomando 1 cápsula 3 vezes ao dia, junto ou logo após refeições para uma melhor absorção. Poderia usar também a de 600mg 3 vezes ao dia.
Também é possível utilizar a Curcumina - principal princípio ativo da Cúrcuma isolado - associada à piperina, que é responsável por melhorar a absorção da Curcumina. Essa opção é mais "forte".
Clique no link abaixo para ver as opções:
https://www.oficinadeervas.com.br/curcuma
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Paulo
Você pode ralar e usar o pó na comida ou até mesmo fazer suco ou shots.
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
Obrigada.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Joana
A nossa Cúrcuma, manipulada aqui na farmácia pode ser usada por via tópica e oral.
Clique no link abaixo para mais informações sobre a Cúrcuma:
https://www.oficinadeervas.com.br/curcuma
Para dúvidas e orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Fabiana
15g é uma dosagem muito alta que não teria necessidade de usar tudo isso, porque o organismo acaba excretando.
Costumamos sugerir a Cúrcuma de 300mg a 600mg 3 vezes ao dia.
Para ver mais informações ou adquirir clique no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/curcuma
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Nara
A Cúrcuma em pó é o próprio rizoma da planta, seco e moído. Dessa forma ele possui em torno de 5 a 7% de curcuminoides, que são os principais ativos da espécie, responsáveis pelos efeitos benéficos.
O extrato seco já é uma forma concentrada da curcumina (96 a 99%) e geralmente é usada em casos de maior necessidade ou urgência. Ela pode ser associada à piperina para que o aproveitamento seja melhor.
https://www.oficinadeervas.com.br/curcuma
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, José.
A escolha da forma farmacêutica depende da necessidade. Em casos agudos ou de maior necessidade, pode-se usar a curcumina em cápsulas, que é a forma mais concentrada dos princípios ativos. Outra forma concentrada é o extrato fluido para pingar na água e tomar.
Em casos de uso como preventivo, pode ser na forma de tintura ou cápsulas do pó da planta, ou até mesmo o pó na forma de condimento no preparo dos alimentos.
https://www.oficinadeervas.com.br/curcuma
Se você quiser alguma orientação para o seu caso, converse com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Lisa
Pode tomar 40 gotas diluídas em dois dedos de água morna (para evaporar o álcool)3 vezes ao dia.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Jane. A Curcuma longa e a Curcuma zedoaria são espécies diferentes e com ações também diferentes. A primeira tem ação anti-inflamatória, antioxidante, melhora funções cardiovasculares, é usada também como condimento. Já a zedoária tem ação para gastrite, gengivite, problemas estomacais e não é usada na culinária. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Sumais. Você pode tomar sem a pimenta preta. A ação da pimenta preta é para auxiliar no aumento da absorção da curcumina e de outros ativos, inclusive é usado para aumentar a absorção de vitaminas para idosos. No entanto, não tem importância, pois ocorrerá a absorção e os benefícios da curcuma no seu organismo. A forma de tomar varia muito, e você pode continuar desse jeito mesmo. Pode inclusive colocar no preparo dos alimentos, como sopas, caldos, arroz, legumes, etc, pois não é necessário que seja em jejum. O que é importante é manter uma dose diária mínima nessa quantidade que você já usa. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
Fazem 2 meses q não estou conseguindo adquirir.
Alguém tem endereço q possa comprar na cidade de Chapecó SC?
Por fvr me envie.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Jacinta. Você pode comprar conosco pelo site ou pelo telefone e enviamos para todo o Brasil. Deixo aqui o link: https://www.oficinadeervas.com.br/curcuma. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Ana. Depende muito do grau que esta a gastrite. Peço que entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxiliar. Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Marina. Que bom que gostou de nosso informativo. Realmente a cúrcuma tem benefícios variados e é preventivo de muitas doenças. Parabéns pelo seu cuidado com a sua saúde!