Crajiru ou Pariri: para que serve e como tomar
Conheça nossas fórmulas magistrais para Crajiru.
Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL, Crajiru (folha) Orgânico 30g Kampo de Ervas, Tintura Composta 60mL (T. Crajiru 30mL + T. Graviola 30mL), Tintura Composta 60mL (T. Crajiru 30mL + T. Unha de Gato 30mL), Tintura 100mL (Kit com 2 frascos), Tintura Composta 100mL (T. Crajiru 50mL + T. Unha de Gato 50mL) (Kit com 2 frascos), Tintura Composta 100mL (T. Crajiru 50mL + T. Graviola 50mL) (Kit com 2 frascos), Tintura Composta 100mL (T. Crajiru 50mL + T. Unha de Gato 50mL), Tintura Composta 100mL (T. Crajiru 50mL + T. Graviola 50mL), Tintura 100mL, Extrato Fluido 100mL, Extrato Fluido 60mL, 60 cápsulas de 500mg, 60 cápsulas de 500mg (Kit com 2 frascos),
O Crajiru é uma planta medicinal comum na Amazônia, também muito conhecido como Pariri. Seu nome científico é Arrabidaea chica Verlot e pertence à família Bignoniaceae.
Muito utilizado pelos índios da Amazônia, o Crajiru possui diversos benefícios para a prevenção e tratamento de doenças. Por conta dessas ações conhecidas pela cultura popular e indígena, ele é muito estudado, tanto aqui no Brasil quanto em outros países. Esses estudos acabam comprovando o uso da planta pela medicina popular e descobrindo seus compostos ativos e formas de ação.
Vamos conhecer para que serve o Crajiru (Pariri)?
Características do Crajiru (Pariri)
O Crajiru é uma erva medicinal arbustiva e trepadeira. Seus ramos são subtetragonos e suas folhas são compostas e trifoliadas, de fólios oblongo lanceoladas. Quando secas, as folhas adquirem uma coloração avermelhada. Suas flores são campanuladas e de cores rosa ou lilás, em panículas terminais medindo entre 18 e 20 cm de comprimento.
Outros nomes populares do Crajiru são: carajurú, crajurú, cipó cruz, paripari, capiranga, grajirú, guarajurupiranga, piranga, calajouru, karajura, krawiru, carajiru, cajuru, crejeru, oajuru, crejer, chica, cricket-vine e puca panga.
Ele cresce na África, América Central e América do Sul, desde o México até o Brasil. Mesmo prevalecendo na região Amazônica, o Crajiru nasce até o Rio Grande do Sul nas regiões de Mata Atlântica e Cerrado.
As partes utilizadas para fim terapêutico são as folhas. Que podem ser ingeridas na forma de chá, tintura ou cápsulas.
Além do uso fitoterápico, o Crajiru também é usado como corante. Suas folhas, quando passam por um processo de fermentação com anileira (Indigofera spp), soltam um corante vermelho-tijolo ou vermelho-escuro lipossolúvel, que os índios da Amazônia usam para pintar o corpo e utensílios. Esse corante também é usado para tingir algodão e é exportado em pequena quantidade com o nome de vermelho-americano. A substância responsável por essa coloração avermelhada é a 3-desoxiantocianidinas (Carajurina e Carajurona), também responsável por alguns dos benefícios do Crajiru.
Crajiru ou Pariri: Para que serve? Quais são os benefícios?
Desde muitos anos atrás, o Crajiru é usado pelas tribos indígenas para tratar diversas doenças, tanto na forma de chá quanto na forma de cataplasma para evitar ataque de insetos. Por causa de seu vasto uso popular, o Pariri é usado em diversas pesquisas que buscam descobrir sua composição e comprovar seus benefícios.
Vários compostos bioativos foram descobertos nas folhas de Crajiru. Veja abaixo os principais:
- Ácido anísico
- Compostos Fenólicos
- Taninos
- Ferro assimilável
- Cianocobalamina (Vitamina B12)
- 3-desoxiantocianidinas (Carajurina, Carajurona)
- Antocianinas
- Flavonoides (Kaempferol)
- Antraquinonas
- Esteróides
- Triterpenos
- Saponinas
Com o levantamento de pesquisas, podemos citar vários benefícios do uso da planta. Veja abaixo para que serve o Crajiru.
- Antianêmico
- Anti-hipertensivo e vasorrelaxante
- Anti-hepatotóxico
- Antioxidante
- Antitumoral e pró-apoptótica
- Antimicrobiano (bactérias, fungos e leveduras)
- Antiparasitário (leishmania e trypanosoma)
- Anti-inflamatório e antinociceptivo
- Antiangiogênico
- Cicatrizante e adstringente
- Antiulcerogênico
- Diurético
- Imunomodulador
Além disso, o Crajiru tem potencial para possíveis tratamentos contra veneno de cobra. Em uma pesquisa, foi relatado que o extrato utilizado inibiu até 92,52% do veneno da cobra Crotalus após 6 horas de exposição por via intraperitoneal
Abaixo vamos nos aprofundar um pouco mais nas ações do Crajiru.
Crajiru cura câncer?
Há muitos relatos no Brasil sobre o uso do Crajiru para ajudar no tratamento de câncer. E por causa dessa fama, muitos pesquisadores quiseram investigar se a planta realmente ajudava no tratamento e, se sim, como ela agia no câncer. Com isso, foi descoberto que o Crajiru pode auxiliar no tratamento de câncer de diversas formas. Veja abaixo algumas dessas ações:
- Aumenta os níveis de células sanguíneas, que costumam cair devido aos tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
- Reduz a toxicidade da quimioterapia, atenuando seus efeitos adversos.
- Com menos efeitos colaterais, também ajuda a reduzir a mortalidade.
- Dependendo do caso, possibilita a redução da dose efetiva do quimioterápico.
- Inibe a proliferação de células tumorais.
- Por ser antioxidante, protege as células saudáveis e ajuda a combater as células cancerígenas.
As antocianinas presentes no Crajiru são consideradas anticarcinogênicas por serem capazes de capturar radicais livres pela doação de átomos de hidrogênio fenólicos. Sua ação antioxidante é maior que as Vitaminas C e E, desempenhando um papel importante para a prevenção de várias doenças, como o câncer.
O Crajiru também possui outros compostos antioxidantes, como os constituintes fenólicos isoscutelareina, 6-hidroxiluteolina, hispidulina, scutelareina, luteolina e apigenina.
É importante ressaltar que o câncer deve ser tratado por médicos oncologistas e tudo que o paciente for ingerir durante o tratamento, precisa passar antes pela avaliação do médico.
Crajiru é bom para os rins?
Sim, o Crajiru possui ação diurética, ou seja, ajuda o corpo a eliminar líquido acumulado. Além disso, ele estimula a produção de urina. Por causa dessas ações, o Pariri ajuda no tratamento de doenças urinárias como cistite, insuficiência renal, pedras nos rins, etc. Segundo Amaral e colaboradores, essa ação de diurese pode estar relacionada à presença de flavonóides na planta.
Crajiru serve para diabetes?
As antocianinas presentes no Crajiru ajudam na prevenção e tratamento de diabetes e obesidade, tanto por possuírem atividade antioxidante quanto por controlarem a expressão do gene adipocitocina nos adipócitos (células do corpo que armazenam gordura). O Pariri também melhora as taxas do colesterol HDL (colesterol bom), ajudando ainda mais quem sofre de diabetes e colesterol alto juntos.
Uma das complicações mais comuns do diabetes é a formação de úlceras na pele, e o Crajiru também pode ajudar nisso, devido à sua ação cicatrizante. Mais abaixo vamos falar sobre essa ação e como usar o Pariri para essa finalidade.
Crajiru aumenta a imunidade?
Ainda não há muitas comprovações sobre o aumento da imunidade com o uso do Crajiru. Porém, em uma das pesquisas, o Pariri apresentou efeito imunomodulatório, que segundo os autores, foi atribuído à presença de flavonóides (como o kaempferol) em sua composição.
Crajiru tira a dor?
Um estudo identificou que o Crajiru possui ação antinociceptiva, ou seja, reduz a capacidade de perceber a dor, agindo como um analgésico. Isso ocorre devido a compostos como flavonoides, antocianidinas e triterpenos, que estão presentes na planta. Os flavonoides ainda agem como anti-inflamatórios, contribuindo para a amenização da dor.
Crajiru cura anemia?
Apesar do Crajiru ser famoso por curar anemia, ele não possui quantidade de ferro suficiente para suprir sozinho a deficiência de ferro de quem tem anemia. Mas seu uso não deve ser descartado, pois a planta é muito rica em diversos outros minerais, principalmente o magnésio.
O magnésio é muito importante para o bom funcionamento do nosso metabolismo, auxiliando na formação de ossos e dentes, contração muscular e ativação de enzimas. E a quantidade de magnésio encontrada no Crajiru é suficiente para corrigir sua deficiência.
Crajiru abaixa a pressão?
Sim, o Crajiru auxilia no controle da pressão arterial de duas formas. Sendo que a primeira é por causa de sua ação diurética, pois diuréticos ajudam a controlar a pressão alta.
A segunda forma de controle é pela ação vasorrelaxante, ou seja, ação relaxante dos vasos sanguíneos. Isso acontece pois, quando os vasos se distendem, há mais espaço para o sangue circular, diminuindo a pressão arterial. Segundo a pesquisa, esse efeito ocorre devido à inibição da disponibilidade de cálcio (Ca+2) intracelular, que é bloqueado na membrana citoplasmática.
Crajiru cicatriza feridas?
Sim, é comprovado que o Crajiru ajuda na cicatrização de feridas, tanto na pele quanto em mucosas. A planta possui princípios ativos que estimulam o processo cicatricial, através do aumento da síntese de colágeno e da proliferação de fibroblastos, fazendo com que a pele ou mucosa se regenerem mais rapidamente.
Além disso, pela presença de quinonas e flavonoides na composição do Pariri, ele ajuda no tratamento de infecções de fungos, bactérias e leveduras de pele, que costumam causar lesões superficiais.
Crajiru cura úlcera?
Da mesma forma que o Crajiru age na cicatrização de mucosas, ele ajuda a cicatrizar úlceras do estômago também. A erva melhora o fluxo sanguíneo na região, aumenta os fatores de proteção da mucosa gástrica e inibe a peroxidação lipídica por radicais livres. Segundo a pesquisa, o Pariri também ajuda no tratamento de úlceras causadas por infecção de H. pylori.
Crajiru é bom para o fígado?
Os flavonoides contidos no Crajiru, como a quercetina, possuem atividade antioxidante e exercem uma variedade de efeitos sobre o metabolismo do fígado, protegendo-o contra toxinas. Em um dos estudos também foi observado que houve um estímulo ao consumo de oxigênio no fígado e a inibição da produção de glicose.
Quais os benefícios do chá de Crajiru (Pariri)?
Os benefícios do chá de Pariri são os mesmo citados anteriormente, no caso da ingestão do chá. Mas também há a possibilidade de usar o Crajiru para banho de assento, que é muito utilizado nas tribos indígenas.
Também é possível adquirir o Crajiru na forma de cápsulas e tintura, que vão agir no corpo da mesma forma que o chá. As cápsulas são feitas com as folhas moídas e a tintura é um extrato líquido também feito das folhas do Pariri.
Devido ao seu sabor adstringente, algumas pessoas preferem tomar o Crajiru em cápsulas para não sentir o gosto da planta.
Como tomar o chá de Crajiru?
Como as partes utilizadas do Crajiru são as folhas, a técnica para extrair os ativos da planta é a infusão. Veja abaixo o passo a passo de como preparar o chá:
- Esquente 250ml de água até quase ferver;
- Adicione 1 colher de chá das folhas rasuradas (cortadas em pequenos pedaços) no recipiente;
- Despeje a água quente por cima das folhas;
- Tampe o recipiente e deixe em repouso entre 5 e 10 minutos;
- Agora é só coar e beber!
O chá deve ser consumido sem açúcar e em até 24 horas.
Banho de assento com chá de Crajiru
O Crajiru possui ações muito benéficas para a saúde íntima da mulher, por isso é muito usado em banhos de assento. São três ações principais:
Antimicrobiana - ajuda no tratamento e prevenção de doenças causadas por bactérias e fungos, como candidíase. Também pode ser usado para auxiliar no tratamento de herpes e sífilis.
Cicatrizante - ajuda no tratamento de machucados da região, podendo auxiliar na recuperação do pós-parto.
Anti-inflamatória - ajuda nas inflamações uterinas, ovarianas ou causadas por afecções na região.
Para fazer o banho de assento de chá de Crajiru, é preciso preparar o chá da mesma forma, mas utilizando 1 colher de sopa da planta para 1 litro de água quente. E tenha certeza de que a água não está muito quente antes de usar, para não queimar a pele.
Como plantar Crajiru (Pariri)?
As mudas de Crajiru são feitas através da estaquia. São estacas de ramos lenhosos e herbáceos, com aproximadamente 20cm de comprimento. O enraizamento da planta acontece de forma casual.
Quais são os efeitos colaterais e contraindicações do Crajiru (Pariri)?
A toxicidade do Crajiru é muito baixa, apresentando efeito colateral leve apenas com a dosagem acima de 5g/kg por dia. Ou seja, para aparecer o efeito colateral, uma pessoa de 80kg precisaria ingerir 400g da planta diariamente.
O uso do Pariri não apresentou efeitos mutagênicos e de genotoxicidade, não havendo danos no DNA. Pessoas que têm a pressão arterial baixa devem ficar atentos a ela, pois o Crajiru pode abaixar mais a pressão.
A única contraindicação é para gestantes e mulheres em fase de amamentação, por falta de estudos que comprovem a segurança de seu uso durante esses períodos.
Crajiru ou Pariri: onde comprar?
Você pode comprar o Crajiru aqui mesmo, no site da Oficina de Ervas, na forma de tintura e cápsulas.
Bibliografia:
Descrição da planta, composição e benefícios:
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/24786/1/folder-crajiru.pdf
Monografia Arrabidaea chica (Humb. & Bonpl.) B. Verlot (Bignoniaceae)
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/15126/2/11.pdf
Investigação científica da atividade medicinal da espécie Arrabidaea chica (Pariri)
https://monografias.ufma.br/jspui/handle/123456789/3224
Extração, caracterização e avaliação bioativa do extrato de Arrabidaea chica~
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20164
Potencial Terapêutico da espécie vegetal Arrabidaea chica Verlot
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23049
Antimicrobiana:
COMPROVAÇÃO DO POTENCIAL MEDICINAL DE Arrabidaea chica (BIGNONIACEAE)
Cicatrizante:
Arrabidaea chica Verlot: Formulações de liberação sustentada para aplicação em úlceras de mucosa e pele
http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/288228/1/Servat-Medina_Leila_D.pdf
ATIVIDADE CICATRIZANTE DO EXTRATO BRUTO DE Arrabidaea chica (HUMB. & BONPL.) VERLOT
http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/309829
Antitumoral e antioxidante:
Avaliação das atividades antiinflamatória, antiangiogênica e antitumoral de extratos da Arrabidaea chica (Humb. & Bonpl.) B. Verlot
https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-8SFMJ9
Atividade de extratos de Arrabidaea chica (Humb. & Bonpl.) Verlot obtidos por processos biotecnológicos sobre a proliferação de fibroblastos e células tumorais humanas
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422013000300014&script=sci_arttext
Efeito protetor do extrato de Arrabidaea chica contra o câncer de mama quimicamente induzido em modelo animal
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28605
CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA CITOTOXICIDADE DO EXTRATO HIDROETANÓLICO DE Arrabidaea chica (Humb. & Bonpl.) B. Verlot. EM LINHAGENS DE CÉLULAS HUMANAS.
http://www.ppgcf.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/dissertacoes/shirleyferreira.pdf
Profile of phenolic compounds and carotenoids of Arrabidaea chica leaves and the in vitro singlet oxygen quenching capacity of their hydrophilic extract
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0963996919304752
Anti-hipertensiva e vasorelaxante:
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTI-HIPERTENSIVA DO EXTRATO DE Arrabidaea chica Verlot EM RATOS ESPONTANEAMENTE HIPERTENSOS
http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rcisaude/article/view/4064/0
Toxicidade:
Investigação dos efeitos toxicos e anti-hipertensivo de Arrabidaea chica Verlot (Bignoniaceae)
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6828
Ação antinociceptiva:
Efeito de Arrabidaea chica Verlot na dor neuropática pós-traumática em ratos
https://tede2.ufma.br/jspui/handle/tede/2134
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17140/tde-17102006-153253/publico/ResumoDissert.pdf
Antiulcerogênico:
Avaliação da toxicidade, da atividade antiulcerogênica e antimicrobiana do extrato hidroetanólico de Arrabidea chica (Humb. & Bonpl.) B. Verl.
https://ri.ufmt.br/handle/1/1614
Ação antifúngica para candidíase:
Atividade inibitória in vitro de extratos de Arrabidaea chica (Verlot.) sobre Candida albicans
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/handle/20.500.11874/3440
Ação imunomoduladora
Effect of Arrabidaea chica extracts on the Ehrlich solid tumor development
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-695X2012000200017&script=sci_arttext
Anemia
Determinação da concentração do elemento ferro e demais constituintes inorgânicos (zn, mg, mn, pb, cu, ni, cr) no solo, na folha, chá e tintura da Fridericia chica (Bonpl.) L. G. Lohmann
⇒ Oficina de Ervas:
Bom dia Karina
Sim, o Crajiru ou PAriri tem inúmeras finalidades.
Segue abaixo link com mais informações sobre os produtos:
CRAJIRU:https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links para uma orientação mais personalizada:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
https://www.oficinadeervas.com.br/zap
Se não qual a melhor erva?
Obrigado!
⇒ Oficina de Ervas:
Boa tarde Jean.
O Crajiru não seria o fitoterápico de primeira escolha para ser uma coadjuvante no tratamento do vitiligo. Os fitoterápicos Mama Cadela, Flor de São João (Pyrostegia venusta) e o Polypodium leucotomos, são os mais recomendados para ajudar no tratamento do vitiligo.
Veja em nosso site a página de cada fitoterápico citado, através dos links disponibilizados abaixo.
CRAJIRU - https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
MAMA CADELA - https://www.oficinadeervas.com.br/mama-cadela
FLOR DE SÃO JOÃO - https://www.oficinadeervas.com.br/flor-de-sao-joao
POLYPODIUM LEUCOTOMOS - https://www.oficinadeervas.com.br/polypodium-leucotomos
Caso necessite de mais alguma orientação, você pode estar entrando em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
https://www.oficinadeervas.com.br/zap
Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas:
Bom dia Gislene,
O Crajiru não engrossa o sangue e não apresenta risco de trombose.
Segue abaixo o link com maiores informações sobre o produto:
Crajiru:https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru.
Trabalhamos com o Crajiru na forma de Chá, Cápsulas, Tintura e Extrato Fluido.
Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
https://www.oficinadeervas.com.br/zap
Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas:
Bom dia Paula
O Crajiru não interfere na produção de estrogênio.
Segue abaixo link com mais informações so bre o produto:
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Para um atendimento mais personalizado, dúvidas e orientações, clique nos links abaixo para falar com um de nossos fitoterapêutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
https://www.oficinadeervas.com.br/zap
Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Gislene.
Pode sim misturar as duas plantas.
Link com mais informações sobre o Crajiru e Graviola, respectivamente:
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
https://www.oficinadeervas.com.br/graviola
Caso queira alguma orientação, entre em contato conosco pelos links abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
https://www.oficinadeervas.com.br/zap
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Arlindo
Infelizmente não trabalhamos com mudas de plantas. Temos o Crajiru na forma de cápsula, tintura, extrato fluido e a planta desidratada para fazer chá.
Deixo abaixo o link com mais informações:
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Caso queira alguma orientação, entre em contato conosco pelos links abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
https://www.oficinadeervas.com.br/zap
Estamos à disposição.
Sou do Norte, tenho 69 anos e o Crajiru é muito popular na região, principalmente nomeio feminino. Tenho um lindo exemplar dessa espécie em meu quintal e gostaria de saber qual a dosagem correta de folhas secas, em gramas para 250 ml de água.
Muito obrigado,
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, César
A infusão deve ser feita com 1 colher de sopa da planta para 1 xícara de chá de água quente.
Aguardar de 5 a 10 minutos após a infusão para coar e consumir o chá, podendo beber ainda morno ou frio.
Caso tenha alguma dúvida, clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Ou através do WhatsApp (16) 9.8234.0111.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Ebe,
Provavelmente alguém deve ter explicado que o Somalgim tem interação com a maior parte dos medicamentos, falar a respeito de interação é complexo para quem não está habituado com esse assunto, por esse motivo que é melhor conversar sempre com algum profissional habilitado. De forma mais simples, se usar o Crajiru pode aumentar o efeito do Somalgim, podendo causar os efeitos colaterais descrito na bula do mesmo.
Ficamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Angela
Existem fitoterápicos mais específicos para esse caso, como a Cúrcuma, Salsaparrilha e Óleo de Copaíba.
Para entender melhor seu caso, clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas para nos dar mais informações sobre o seu caso e podemos montar uma formula de acordo com seu quadro.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Mariana
Por falta de estudos científicos não recomendamos o uso do chá para animais.
Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Mariana
Existem fitoterápicos mais específicos no qual você pode associar, como o Vitex que tem ação na endometriose.
Ele tem contraindicação casa faça uso de algum medicamento hormonal.
Então para poder te orientar melhor, clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas, informe se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Maria
Existem plantas mais especificas para o alivio de sintomas do refluxo, como a Espinheira Santa e Zedoária.
Clique no link abaixo para mais informações e adquirir os fitoterápicos mencionados:
https://www.oficinadeervas.com.br/zedoaria
https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa
Qualquer dúvida ou orientação, poderá entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Niraci.
O Crajiru tem uma leve ação para afinar o sangue, usando junto com o Solmalgin cardio, pode ocorrer uma potencialização do somalgin, podendo ocasionar os efeitos colaterais descritos na bula.
Estamos a disposição.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos a disposição.
Esse chá me ajudaria nesses problemas? Tenho 61 anos.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Lúcia
Para diabetes a sugestão é o Melão de São Caetano. No caso de hipertensão arterial, os fitoterápicos mais específicos são a Sete Sangrias e Embaúba. Clique nos links abaixo para ver mais informações:
https://www.oficinadeervas.com.br/melao-de-sao-caetano
https://www.oficinadeervas.com.br/sete-sangrias
https://www.oficinadeervas.com.br/embauba
Caso tenha alguma dúvida, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos á disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Fernando
Não é recomendado, para mais informações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
Não posso usar nenhuma planta que estimule o estrogênio, obrigada
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Paula,
O Crajiru para o seu caso não seria o mais indicado, recomendamos que converse com os nossos fitoterapeutas pelo link abaixo.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Ficamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Andréa
O Crajiru é rico em ferro, portanto ele auxilia em casos onde há deficit de ferro. Mas, entre em contato com nossos fitoteterapeutas para eles te orientarem. Clique no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Informe o que o médico diz ser a causa da plaquetopenia e baixa ferritina.
Estamos à disposição.
Obrigado
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Mozart.
As folhas podem ser colhidas e secas à sombra até que fiquem quebradiças. Depois pode picar e acondicionar em pote bem fechado, sem umidade e luz.
Pode tomar 1 xícara (250mL) 2 vezes ao dia, antes do almoço e jantar.
Esquente 250ml de água até quase ferver;
Adicione 1 colher de chá das folhas rasuradas (cortadas em pequenos pedaços) no recipiente;
Despeje a água quente por cima das folhas;
Tampe o recipiente e deixe em repouso entre 5 e 10 minutos;
Essa dose é para 1 xícara. Você pode preparar o dobro para usar no almoço e jantar.
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Qualquer dúvida, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Ana
Existem fitoterápicos mais específicos, como o Jaborandi, nós temos um shampoo com uma formulação de fitoterápicos para auxiliar no tratamento de queda de cabelos.
Clique no link abaixo para mais informações sobre o Shampoo Jaborandi Composto (Anti-Quedas):
https://www.oficinadeervas.com.br/shampoo-jaborandi-composto-anti-quedas
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Edith.
Caso o uso do Alcaçuz não esteja alterando sua pressão arterial, pode usar de vez em quando.
Outra planta que pode te auxiliar nos sintomas é a Tanchagem. Pode ser usada na forma de tintura também.
https://www.oficinadeervas.com.br/tanchagem
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Rosineide
Ficamos felizes com os resultados apresentados.
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Denise
Para que nossos fitoterapeutas possam te orientar melhor, clique no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Informe se tem problema de saúde e se usa algum medicamento.
Aguardamos seu contato.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Biana
O uso de fitoterápicos para expelir pedras na vesícula pode obstruir o ducto biliar e, nesse caso, é cirurgia de emergência.
Clique no link abaixo para que nossos fitoterapeutas possam te orientar melhor:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Hilda
Ficamos felizes em saber do resultado obtido com o uso do Crajiru.
É uma planta com muito benefícios.
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Antônio
Esse emagrecimento pode estar ou não relacionado ao uso do Crajiru. Ele auxilia os rins a eliminar líquido acumulado, promovendo diurese. Além disso, ele melhora a digestão e inibe produção de glicose.
Para ver mais informações, clique no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Cláudio
Infelizmente o mecanismo de ação da maioria dos fitoterápicos ainda é desconhecido. Na prática, com o uso popular, vemos resultados satisfatórios para mioma.
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
Ela falou que estou com o canal vaginal infantil e muita secura. Usando lubrificante a base de água, senti muitas dores na penetração.
Isso à quatro anos atrás. Depois foi indicado que eu usasse um vibrador pequeno com espessura de mais ou menos dois dedos e ir aumentando a expessura com o passar do tempo. Não usei pois o produto é muito caro.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Leila
Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
informe se tem algum problema de saúde, se faz uso de algum medicamento e, se sim, qual (is).
Estamos à disposição.
Esse chá serve para miomas?
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Juh
Para miomas tem uma combinação de fitoterápicos mais específica: unha de gato com uxi amarelo.
Tem a opção cápsulas e tintura (gotas), essas opções são melhores do que chá, que acaba sendo muito fraco.
Para ver mais informações sobre o Uxi Amarelo e Unha de Gato clique nos links abaixo, respectivamente:
https://www.oficinadeervas.com.br/uxi-amarelo
https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Rosimary
Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Informe a idade dele, se tem problema de saúde, se faz uso de algum medicamento, qual (is) tratamentos oncológicos ele está realizando e qual o estado geral dele.
Aguardamos seu contato.
Atenciosamente,
Tainá Rocha
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Orsitávio
Pode comprar pelo WhatsApp (16) 98234.0111 ou clicando no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Creusa.
Damos as orientações dependendo do problema de cada indivíduo e de suas condições de saúde.
Não desconsideramos o uso do Crajiru, mas informamos a possibilidade do uso de outras plantas dependendo da necessidade dele. Além do mais, há situações de contraindicações e nos sentimos na obrigação de avisar o cliente.
Nosso trabalho é levar informação e alívio para quem nos procura! Nesses mais de 25 anos de estudo e pesquisa de plantas medicinais e formação de profissionais, não nos cabe ter atitudes irresponsáveis.
Estamos à disposição para quem precisa.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Valdineia
Existem outras plantas mais indicadas com ações depurativas como a Panacéia, Salsaparrilha e a Chlorella (alga).
Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Informe a idade da sua mãe, se ela tem algum problema de saúde e o que o médico disse sobre a coceira.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Andreia
Você comprar clicando no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/picao-preto
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Maria.
Essa planta tem diversos benefícios e é sempre bom saber que as informações que passamos são importantes para o conhecimento da população.
Estamos sempre à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Gracilane.
Para avaliar o caso, precisamos saber a causa da distrofia muscular.
Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a idade do paciente, que sintomas apresenta, desde quando tem o problema, que tratamento faz, como está a alimentação, se tem algum outro problema de saúde, etc.
Deixo o link para contato:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Welita
Não faça o uso do Crajiru nesse caso. Não há estudos para o seu uso em crianças.
Se o seu bebê fez uso de antibióticos, ele deve estar com a imunidade baixa. É necessário que faça um tratamento para regularizar a imunidade. Pode dar o xarope de Coco + Equinácea por 60 dias e fazer pausa de 30 dias para repetir o tratamento. A dosagem poderá ser calculada de acordo com o peso dele.
O tratamento inclui medicamentos da homeopatia: Staphylococcinum + Streptococcinum e também uma fórmula de Mercurius iodato ruber + Belladona para infecção de garganta.
Entre em contato com nossos fitoterapeutas para que você possa receber todas as orientações. Informe o peso do seu bebê, que tratamentos ele já fez, que sintomas apresenta no momento, como está a alimentação dele e se está usando algum medicamento.
Deixo o link para contato:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Gilberto.
O crajiru é uma planta rica em ferro e por isso não deve ser usada, caso o seu nível de ferro esteja alto.
Existem outras plantas com ação antitumoral e a escolha depende muito de cada caso.
Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a sua idade, que tratamento está fazendo, que medicamentos toma, que sintomas apresenta, como está a sua alimentação, que resultados você tem de glicemia, ferro e outros exames.
Segue o link para contato:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
Ela tá fraca sem querer comer posso dar o chá de Crajiru pra ela 3 vezes ao dia.
Ela tem tireoide e pressão alta, será que posso dar
Ela N tinha intestino preso, mas ultimamente tem ficado até 5 dias p fazer a necessidade
Por gentileza poderia dar o Crajiru assim mesmo
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Osmar.
No caso dela o Crajiru não é o mais indicado, pois pode prender um pouco mais o intestino.
Existem outras plantas com ação antitumoral como a graviola, ipê roxo, quercetina, etc. A escolha depende de cada caso.
https://www.oficinadeervas.com.br/graviola
https://www.oficinadeervas.com.br/ipe-roxo
https://www.oficinadeervas.com.br/quercetina
Entre em contato com nossos fitoterapeutas para que possam te orientar. Informe a idade dela, que tratamento está fazendo, que sintomas apresenta, etc.
Segue o link para contato:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Rosineide.
Você pode pedir pelo whatsapp (16.98234.0111), com os fitoterapeutas ou direto no site.
Para falar com nossos fitoterapeutas, clique no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Para comprar direto pelo site clique no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Luiz
Pode alterar os níveis de ferro, por ser um planta rica em ferro. Por isso é indicada, também, para anemia ferropriva.
Para mais informações clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Elizeu.
Os estudos com a ação antitumoral do Crajiru são recentes e alguns testes demonstram essa atividade, com o estudo abaixo:
https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-8SFMJ9
No entanto, o seu uso popular é bastante antigo, pois se trata de uma planta usada para muitas finalidades em sua região de origem. Por causa dos seus efeitos benéficos observados na população é que despertou a curiosidade na comunidade científica, levando a estudos e comprovações dos benefícios.
Quanto ao problema específico do Mieloma múltiplo, não encontramos nenhuma pesquisa publicada.
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Marilena
Pode sim deixar a urina avermelhada, uma vez que é rico em ferro. Trabalhamos com o Crajiru em cápsula e tintura. Para ver mais sobre essas opções clique no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Para mais orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
¿Qué me recomiendan?
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Jairo
Podemos te orientar. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe sua idade, que medicamentos você toma, que sintomas apresenta e qual foi a prescrição médica.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Malu,
A farmácia Oficina de Erva vai ter o Crajiru na forma de cápsulas e tintura. Veja em nosso site através do link https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Gislene
As principais causas de ferritina baixa são: Anemia ferropriva (anemia por deficiência de ferro), alimentação pobre em ferro e vitamina C e sangramento menstrual intenso.
Você até pode tomar o pariri como fonte de ferro, mas precisa saber a causa.
A anemia pode causar a fraqueza e tonturas.
Já o problema de estômago e esofagite devem ser tratadas com a Espinheira Santa.
O tratamento é mais eficaz usando o extrato fluido da Espinheira Santa, pois é a forma mais concentrada. Pode pingar 20 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e tomar antes de comer, pelo menos 3 vezes ao dia.
O uso deve ser prolongado, pois a cicatrização é lenta.
É importante não tomar líquidos durante a refeição. Não deite e nem faça esforço físico após comer. Coma menos nas refeições, mesmo que tenha que repetir mais vezes. Pode elevar a cabeceira da cama com um calço nos pés da cama para evitar o refluxo durante a noite. Evite alimentos de difícil digestão.
Deixo aqui os links para você ler:
https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Andra
Essa planta não é indicada durante a gravidez, pois apesar de ter baixa toxicidade, não há estudos em grávidas.
Não tem efeito mutagênico, portanto não provoca danos no DNA.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Valdir.
O Nome popular da espécie Arrabidaea chica pode ser crajiru, pariri, grajiru, carajuru, cajuru, entre outros. Depende muito da região ou da comunidade que batiza com um nome popular.
Para você ter certeza da espécie que está usando, dá uma olhada na foto das folhas dessa planta. O chá fica de cor escura por causa da presença de ferro.
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Ela é rica em ferro e por isso é indicada para problemas de anemia, além dos demais benefícios.
Pode tomar de 2 a 3 xícaras ao dia, após refeições.
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Adriano.
Pode continuar tomando o chá de Pariri dessa forma.
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Edmilson
Agradecemos pelo comentário.
Caso precise de alguma orientação, fale com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Eliane
Pode fazer o uso do crajiru na forma de banho sim. Os indígenas usam como cicatrizante.
Outro bom cicatrizante é o barbatimão, que pode ser usado na forma de compressa.
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
https://www.oficinadeervas.com.br/barbatimao
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Jorge.
Como o chá não tem uma dosagem exata, costuma-se preparar 3 xícaras pela manhã e tomar 1 xícara no café, almoço e jantar, em caso de adultos.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco, pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Adenor.
Não há problema em tomar essas duas plantas juntas. Caso queira informações ou orientações para o seu problema, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo, pois existem outras plantas além da Castanha da Índia, para tratar hemorroidas.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Ronaldo
Você pode sim usar. No entanto, temos plantas mais específicas para diabetes que é o Melão de São Caetano.
Entre em contato com nossos fitoterapeutas informando o valor do último exame de hemoglobina glicada e a média de sua glicemia em jejum:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Gizelda.
O chá de Pariri tem ação anti-inflamatória, no entanto, para dores de artrose existem plantas mais específicas e melhores.
Você pode usar a Erva Baleeira (pó) de 450mg, tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia. A Erva Baleeira é uma planta com ação anti-inflamatória que apresenta segurança e eficácia, na grande maioria dos casos.
Caso não resolva, experimente usar a Boswellia E.S. 300mg, tomar 1 cápsula pela manhã e à noite.
Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Thay,
Você pode usar 1/4 da palma da sua mão de folhas do Crajiru para 200mL (1 dose). Tome 1 dose 3 vezes ao dia, totalizando 600mL ao final do dia.
Se preferir as cápsulas do Crajiru ou tintura, você pode adquirir clicando no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Para esclarecimento de dúvidas e orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas, através do link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Juliana,
Por falta de estudos com gestantes, é bom conversar antes com seu médico se você pode usar.
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Nonato,
Apesar do Crajiru ter ação anti-inflamatória, temos plantas mais específicas para baixar o PSA como o Saw palmetto, Óleo de Semente de Abóbora, Urtiga dioica e Pygeum africanum.
Entre em contato com nossos fitoterapeutas para mais orientações clicando no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Deixo abaixo os links com mais informações sobre as plantas que mencionei:
https://www.oficinadeervas.com.br/saw-palmetto
https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-de-semente-de-abobora
https://www.oficinadeervas.com.br/urtiga
https://www.oficinadeervas.com.br/pygeum-africanum
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Milene,
Pode sim tomar o chá de Crajiru. A única contraindicação é para mulheres grávidas ou que estão amamentando, por falta de estudos.
Para esclarecimento de dúvidas e orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Temos o Crajiru em forma de cápsula e tintura, caso ache mais prático. Para ver mais informações sobre ele e adquirir, é só clicar no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Estamos à disposição.
Mesmo após curada posso continuar tomando diariamente? Ou tenho que dá um intervalo? Pretendo tomar por toda a minha vida para não ter mais problema com anemia! Como devo proceder?
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Karine,
Qual tipo de anemia você tem? É ferropriva, falciforme, hemolítica? Pois, dependendo da causa da anemia, o Pariri pode não resolver e até mesmo prejudicar.
Entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo, para que eles possam te auxiliar melhor:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Maria,
Ele pode sim usar o Pariri em forma de cápsula ou tintura líquido).
Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Clique no link abaixo para ver mais sobre o Pariri:
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Viviane,
Ele pode tomar por 60 dias e fazer uma pausa de 1 semana para continuar.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Gustavo,
Agradeço pelo comentário. Estamos à disposição sempre que precisar.
Entre em contato com nossos fitoterapeutas para qualquer dúvida. Clique no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
⇒ Oficina de Ervas:
Olá,
O chá de Melão de São Caetano preparado com as folhas pode ser tomado sim.
Deixo o link com mais informações sobre essa planta:
https://www.oficinadeervas.com.br/melao-de-sao-caetano
Para tirar suas dúvidas ou conversar com um de nossos fitoterapeutas, é só entrar em contato conosco clicando no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos sempre à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Edna
O ideal é tomar quente ou morno. Gelado pode perder alguns ativos.
Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas, clicando no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/
Caso prefira o Crajiru em cápsula ou tintura, pode adquirir clicando no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Marilene, bom dia.
A sugestão é usar por 90 dias e pausar 15 dias, para maiores informações entre em contato pelo formulário https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/?utm_source=site&utm_medium=link-footer&utm_campaign=link&utm_content=footer
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Maria,
Você até pode tomar o Crajiru se estiver com anemia ou fraqueza, mas para as dores, pode tomar plantas com ação anti-inflamatória, como a Canela de velho, Erva Baleeira ou Cúrcuma. Como esse vírus ataca o fígado, você pode tomar a Silimarina e o Picão Preto, pois são plantas que também controlam a gordura no fígado.
É importante tentar praticar atividade física, então, logo que melhorar as dores nas pernas, tente fazer caminhadas para ajudar no controle da gordura no fígado.
Deixo abaixo os links dessas plantas:
https://www.oficinadeervas.com.br/canela-de-velho
https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira
https://www.oficinadeervas.com.br/curcuma
https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
https://www.oficinadeervas.com.br/picao-preto
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Temos o Whatsapp também (16) 98234-0111 ou pelo link abaixo.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Douglas,
Essa não é uma planta específica para o caso de HPB.
As plantas indicadas são o Sabal e o Pygeum africanum. Pode ser associado ao óleo de Semente de Abóbora e Urtiga também.
Alguns homens conseguem resultado somente com o Sabal E.S. 160mg tomando 1 cáps de manhã e de noite, quando começa o tratamento logo nos primeiros sintomas.
Em casos mais avançados, pode tomar o Pygeum E.S. 100mg nos mesmos horários e 1 cáps de óleo de semente de abóbora antes do café, almoço e jantar.
Cada caso pode ser avaliado pela idade, sintomas, se faz tratamento, etc.
Deixo abaixo os links para que você possa ler sobre os produtos que citei:
https://www.oficinadeervas.com.br/saw-palmetto
https://www.oficinadeervas.com.br/pygeum-africanum
https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-de-semente-de-abobora
https://www.oficinadeervas.com.br/urtiga
Caso você queira mais informações ou orientação, poderá entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Franscisca,
Para podermos orientar melhor precisamos de mais informações e por esse motivo peço que entre em contato com os nossos fifoterapeutas pelo link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/?utm_source=site&utm_medium=link-footer&utm_campaign=link&utm_content=footer
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Keyte. Pode usar 5 folhas do Crajiru para 250mL de água para dar uma dose. Pode tomar uma dose três vezes ao dia. As folhas podem ser desidratas ou in natura, como preferir.
Clique no link abaixo para ver mais informações sobre o Crajiru:
https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru
Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, é muito gratificante em saber que o conteúdo foi útil para você.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá João Carlos. Pode tomar o crajiru sim, mas para artrite existem plantas mais indicadas como a Canela de Velho, Erva Baleeira e a Boswellia serrata, que possuem forte ação como anti-inflamatórios. Também o creme de Erva Baleeira para passar no local da dor. Também o colágeno UC II que é específico para o tratamento de articulações. Caso queira mais orientações, pode entrar em contato com nossos fitoeterapeutas. Deixo aqui os links dos produtos que citei: https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira, https://www.oficinadeervas.com.br/ucii, https://www.oficinadeervas.com.br/boswellia-serrata e https://www.oficinadeervas.com.br/canela-de-velho
⇒ Oficina de Ervas:
Olá José. Algumas pessoas fazem o uso do chá do pariri de forma contínua. Ele tem muitos benefícios e é muito conhecido na região norte do Brasil, onde ele é nativo. Certamente você está se prevenindo contra várias doenças, principalmente anemia. Agradeço pelo seu depoimento.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Glória. Para esse tipo de inflamação, o mais indicado é tomar a Erva Baleeira. Pode tomar 1 cáps de 450mg 3 vezes ao dia e passar o creme de Erva Baleeira no local 3 vezes ao dia. Deixo o link para você ler: https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira
Vi que vcs tem ele combinado em tintura com graviola e unha de gato, por que essa associação? O fitocomplexo deles potencializa em que?
A planta para infusão vcs não trabalham?
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Mariana. Para avaliar se é melhor tomar o Crajiru com a Graviola, unha de Gato ou ela pura, depende de cada caso. Em caso de anemia, pode ser só o Crajiru, pingando 20 a 25 gotas em um pouco de água morna e tomando 2 a 3 vezes ao dia. Em caso de câncer ele pode ser associado, mas depende muito do tratamento que o paciente faz, do estado nutricional e das necessidades. A Graviola é antitumoral, mas contraindicada em caso de fraqueza e má alimentação. Já a Unha de gato é antitumoral e aumenta a imunidade, mas em caso de quimioterapia, não deve ser usado. Por enquanto não temos o chá. Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas para informar o caso ou tirar dúvidas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Sirley. Para poder avaliar o seu caso é melhor entrar em contato com nossos fitoterapeutas e informar seu caso com mais detalhes. Informe sua idade, quando fez a cirurgia, que tratamento está fazendo, se está com anemia, como está o seu estado geral. Estamos no seu aguardo.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Maria José. Por se tratar de um tumor sanguíneo é melhor não usar o Crajiru. Não temos conhecimento de seu uso para esse problema, mas por ser uma planta rica em ferro, pode interferir no seu tratamento. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e nos informe que tratamento foi proposto, que medicamentos está usando e há quanto tempo está tratando. Estamos no seu aguardo para avaliar que planta pode ser usada.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Lúcia. Espero que esteja bem e obtendo bons resultados. Quando fizer a pausa do Crajiru, pode trocar pelo chá de folha de graviola. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Maria Rosa. Ela pode tomar o Crajiru, mas para infecção de urina tem plantas mais indicadas como o Cranberry e o Óleo de Copaíba. Entre em contato com nossos fitoterapeutas dando mais informações sobre a sua mãe, se ela usa algum medicamento e se tem outro problema de saúde. Pode entrar em contato pelo e-mail ou WhatsApp (016) 9.8234.0111. estamos à disposição.
https://www.oficinadeervas.com.br/cranberry
https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-copaiba
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Rocileide. Para refluxo existem plantas mais indicadas, como a Espinheira Santa em forma de Extrato de Fluido. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail ou WhatsApp. Estamos à disposição.
https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Tati. O Crajiru possui ação antitumoral, mas no caso da ascite ele não vai ter ação. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para informar a idade do seu pai, que tratamento está fazendo, se ele está internado ou em casa, como está fazendo a alimentação dele. Aguardo seu contato.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Neia. Não é recomendado no seu caso porque o intestino pode prender mais. Para diabetes existem outras plantas como o Melão de São Caetano, Pata de Vaca e Gimena. Para pressão Alta tem a Sete Sangrias e a Embaúba. Casoqueira orientações para o seu aso, entre em contato conosco e informe sua idade, problemas de saúde, medicamentos que usa, sintomas, taxas de glicemia e pressão arterial. Estamos à disposição.
Obrigado!
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Laura. Pode preparar o chá e tomar antes de cada refeição. Caso seu intestino seja preso, pode causar ressecamento pela presença de taninos, e nesse caso é melhor usar a Tanchagem ou a Boswellia serrata. Para melhor orientação, entre em contato conosco e informe seu caso com detalhes. Deixo os links dessa outras plantas para você conhecer:
https://www.oficinadeervas.com.br/tanchagem e https://www.oficinadeervas.com.br/boswellia-serrata
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Ana. Essa planta é muito conhecida na região norte do Brasil. Seu potencial terapêutico é muito grande. Estamos à disposição para qualquer dúvida ou orientação.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Gildava. Essa planta é muito boa. Caso você queira alguma orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Kelly. Geralmente os pediatras costumam indicar para crianças à partir de 5 anos. Entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br nos informando a idade, peso e finalidade. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Sandra. Para sintomas da menopausa existem plantas mais específicas como a Cimicifuga, Red Clover, Isoflavona e Vitex. A escolha é baseada em seus sintomas e necessidades. Você pode entrar em contato conosco e informar sua idade, seus sintomas, se toma algum medicamento, etc. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Marlene. Pode usar sim. Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato conosco. Deixo também o nosso whatsApp (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Neuza. Você pode comprar direto pelo nosso site nesse link https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru. Pode entrar em contato direto conosco também pelo whats (16)98234-0111 ou pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
Quantas xícaras ver chá posso tomar por dia?
Obrigada.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Denise. A quantidade de xícaras varia de 2 a 3 vezes ao dia, após as refeições. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
e quantas por dia devem ser tomadas?
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Leide. Geralmente toma-se 1 cápsula após café, almoço e jantar. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Josiane. Ele pode tomar na forma de tintura. Diluir 25 a 30 gotas em um pouco de água morna e tomar 3 vezes ao dia. Ela ajuda também se ele estiver com anemia. qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Francisco. O Crajiru fortalece o organismo e ajuda a combater diversas doenças. Chegará o dia em que o uso de fitoterápicos será aceito para complementar alguns tratamentos. Fico feliz que tenha se recuperado e agradeço por seu depoimento. Abraços.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Jane. Essa planta pode ser usada conforme necessidade. Se for para anemia, pode usar até estabilizar a quantidade de glóbulos vermelhos. Como sua toxicidade é baixa, pode usar por mais de 2 meses consecutivos. qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.