Colágenos tipo I e tipo II - VERISOL e UC II
Hoje vamos falar sobre uma proteína que pode auxiliar na estética e na saúde: o colágeno. E também vamos explicar qual a diferença entre o colágeno bom para a pele e o colágeno bom para as articulações.
Você busca produtos saudáveis e naturais por se preocupar com a saúde e a qualidade de vida? Muitas pessoas já fazem parte de uma onda de conscientização que tem levado à melhora dos hábitos alimentares, prevenção de doenças e cuidados com a estética de forma mais profunda. Entre os produtos mais procurados está o colágeno. Você sabe o que é essa proteína? Continue lendo para aprender!
O que é colágeno?
O colágeno é a proteína mais abundante em mamíferos: cerca de 30% de todas as proteínas do nosso organismo é colágeno. Sua função é ajudar a manter a estrutura dos tecidos do corpo, como cartilagens, tendões, ossos, pele, veias, dentes, músculos e a córnea dos olhos.
Existem cerca de 20 tipos diferentes de colágeno, sendo alguns mais abundantes que outros dependendo de cada parte do corpo. O mais abundante de todos é o colágeno tipo I, que constitui aproximadamente 80% de todo o colágeno do organismo.
Com o início da fase adulta, o corpo começa a diminuir a produção de colágeno e essa deficiência começa a ser notada. É nessa época que a pessoas começam a procurar suplementação.
Colágeno Tipo I: o colágeno para a pele
O colágeno tipo I é o mais abundante e tem sido objeto de estudo para muitos pesquisadores. Confira algumas informações sobre ele:
• Esse é o colágeno responsável pela manutenção da pele, tendões, ligamentos, ossos, artérias, útero e córnea.
• Com o avanço da idade, a síntese de colágeno tipo I diminui gradativamente e as fibras elásticas começam a ficar deformadas e inflexíveis.
• O suporte natural da derme vai se perdendo e a pele pode ficar mais fina e menos elástica o que leva, consequentemente, ao aparecimento de rugas.
• As mulheres sofrem um impacto maior, porque até 30% do colágeno é perdido durante os primeiros 5 anos de menopausa, o que acaba gerando um choque. A terapia de reposição hormonal pode ajudar, mas não são todas as mulheres que podem fazê-lo ou que se dão bem com o tratamento.
Como repor o colágeno da pele
O mercado de suplementação de colágeno é recente, mas está cada vez mais sofisticado. Há algum tempo, só havia o colágeno hidrolisado, o qual não tem ação específica. Ele é um colágeno geral que pode ser distribuído por diversas partes do corpo, então seus efeitos não são muito perceptíveis.
Atualmente já é possível comprar tipos de colágenos isolados, como o colágeno VERISOL da GELITA (ver produto), que é o peptídeo isolado do colágeno tipo I.
Como o colágeno VERISOL da GELITA funciona
• O VERISOL (ver produto) ajuda a repor o colágeno tipo I e também estimula sua produção natural.
• Os resultados ocorrem de dentro para fora e são perceptíveis principalmente na pele, a partir de um mês de uso com dosagem diária de 2,5 gramas.
• Não causa efeitos colaterais e é livre de gorduras, colesterol, carboidratos, lactose e glúten.
Além disso, quando se toma o VERISOL (ver produto) associado à vitamina C, sua ação é potencializada. A Vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, estimula a proliferação de fibroblastos, que são as células que produzem colágeno.
Com a idade, as reservas de vitamina C na pele também diminuem. Então associar o colágeno VERISOL (ver produto) com a Vitamina C ajuda os efeitos do Verisol a serem mais intensos e duradouros.
Colágeno Tipo II: o colágeno para as articulações
O colágeno tipo II é a mais abundante proteína fibrilar encontrada na cartilagem articular, representando cerca de 85% de todo o colágeno do tecido. O resto dele é composto por outros tipos de colágenos, como os tipos III, VI, IX, X, XI e XIII. Além disso, o colágeno tipo II está presente em menor quantidade nos discos intervertebrais (na coluna) e no humor vítreo (no olho).
A cartilagem articular também é formada por proteoglicanos, proteínas que formam ligações entre o colágeno e a elastina, mantendo a hidratação do tecido devido a sua capacidade de ligação de água. Essa cartilagem é responsável por amortecer os impactos entre os ossos e impedir a fricção entre eles.
Com o envelhecimento, o colágeno tipo II e os proteoglicanos começam a degenerar, então a reparação do tecido começa a ficar diferente do tecido original. A cartilagem fica mais fibrosa, a rede de colágeno fica mais frágil, os proteoglicanos perdem o poder de ligação e a água começa a ficar acumulada no tecido.
Como consequência, a cartilagem articular pode aumentar de volume e perder resistência, elasticidade, hidratação e compressibilidade. Esse processo pode evoluir para artrose e artrite, causando inflamações, incômodos e dores.
Quando o desgaste da cartilagem é muito grande, é possível fazer cirurgia. Mas existem formas de complementar o tratamento com suplementação de colágeno tipo II antes de o desgaste tornar a cirurgia necessária.
Como repor o colágeno da articulação
O UC II (ver produto) é o peptídeo isolado do colágeno tipo II usado para repor o colágeno perdido das articulações.
Como o UC II funciona
• Os efeitos do colágeno UC II (ver produto) podem ser percebidos em até 4 meses de uso com uma dosagem diária de 40 miligramas.
• Ele pode ajudar a diminuir os sintomas de dor, a inflamação e a rigidez nas articulações.
Onde comprar VERISOL e UC II
Você encontra os colágenos tipo I e II aqui mesmo no site da Oficina de Ervas, com selo de garantia e autenticação.
Para adquirir a formulação de VERISOL com Vitamina C para a pele, clique aqui.
E as cápsulas de colágeno UC II para a articulação, você encontra clicando aqui.
E aí, achou interessante? Se tiver mais dúvidas, fale com um fitoterapeuta clicando aqui. Será um prazer enorme te ajudar!
Fontes
Collagen Fractionation: Separation of Native Types I, II and III by Differential Precipitation
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0003269776900166
Quantitation of Collagen Types I and III during Wound Healing in Rat Skin
https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.3181/00379727-161-40548
Collagen: An Overview
https://journals.lww.com/implantdent/fulltext/2002/07000/collagen__an_overview.14.aspx
COLÁGENO: UMA ABORDAGEM PARA A ESTÉTICA
http://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/ries/article/view/161/171
Colágeno na cartilagem osteoartrótica
http://www.scielo.br/pdf/rbr/v43n3/a06v43n3.pdf
Envelhecimento do sistema osteoarticular
http://apps.einstein.br/revista/arquivos/pdf/746-einstein%20suplemento%20v6n1%20ps7-12.pdf
Influência de um suplemento nutricional com peptídeos de colágeno nas propriedades da derme
https://www.redalyc.org/pdf/2655/265541072003.pdf
Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais
Undenatured type II collagen (UC-II®) for joint support: a randomized, double-blind, placebo-controlled study in healthy volunteers
https://jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/1550-2783-10-48
Effects of orally administered undenatured type II collagen against arthritic inflammatory diseases: a mechanistic exploration.
Conforme pesquisado Suponho a ocorrência de deficiência de colágeno
Gostaria de ouvir opinião tecnica sobre, e a conveniencia de comprar e consumir este colageno , I ou II>
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Sr. Antônio
No seu caso, o mais indicado é o uso do colágeno tipo II, pois este é específico para articulações.
https://www.oficinadeervas.com.br/ucii
A forma de consumo é 1 cápsula de 40mg ao dia.
Além de melhorar o estado das partes afetadas, este colágeno tem a função de proteger contra desgastes e perda de flexibilidade das articulações, mantendo a saúde.
Se nas partes afetadas já existem dores inflamatórias, pode-se associar ao uso de plantas que apresentam ação anti-inflamatória, como a Garra do Diabo e a Erva Baleeira. Estas podem ser usadas até que a inflamação desapareça.
Já o UC II é de uso contínuo.
https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira
https://www.oficinadeervas.com.br/garra-do-diabo
Caso queira mais informações ou orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelos links abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
https://www.oficinadeervas.com.br/zap
Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas:
Bom dia Ieda!
Sim, esses colágenos são muito eficazes.
O UC2 auxilia na prevenção e combate das articulações e o Verisol atua mais especificamente na pele , previnindo e revertendo o envelhecimento por estimular a produção de colágeno.
Segue abaixo link com maiores inofrmações sobre os produtos:
Verisol: https://www.oficinadeervas.com.br/verisol
UC2:https://www.oficinadeervas.com.br/ucii
Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
https://www.oficinadeervas.com.br/zap
Estamos à disposição
Tenho problema renal
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Adriana
Para te orientar melhor, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Lúcia.
Podemos manipular o Verisol junto com o UC II, pois este último é específico para a proteção e regeneração das articulações.
https://www.oficinadeervas.com.br/verisol
https://www.oficinadeervas.com.br/ucii
Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Elisandra,
Para as articulações seria o UCII (colágeno tipo II), para a pele é o Verisol (colágeno tipo I. O ácido hialorônico atua na pele e articulações.
Ficamos a disposição.
UCII com peptídeos 40mg + ácido hialurônico 150 mg ?
Ou produtos que poderiam parecidos?
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Beatriz.
Temos como manipular o UC II com o ácido Hialurônico 150mg sim.
Temos o Verisol que é o colágeno específico para pele, mas se preferir, pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas e falar com a farmacêutica especialista em dermatocosméticos. Informe suas necessidades, sua idade, se tem algum problema de saúde, se faz uso de medicamentos, etc.
Segue o link para contato:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, quando sentir a necessidade de informações em relação aos fitoterápicos pode contar com nossa equipe pelo WhatsApp, telefone e pelo link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Roseli,
Você pode usar o Agar Agar. Ele é indicado em dietas que exijam grande valor alimentício, com baixo teor de calorias. Além disso, o agar é uma fonte natural de colágeno vegetal, substância importante para prevenir rugas e flacidez, auxiliando no tratamento de emagrecimento, promovendo o enrijecimento dos tecidos, aos cabelos propicia maciez, brilho e vitalidade, devido a seus sais ajuda a tonificar e fortalecer unhas quebradiças e frágeis, além de dentes mais fortes. Pode ser associado ao uso do Exsynutrimente e Bioarct.
Para ver mais sobre o Agar, clique no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/agar-agar
Para tirar dúvidas com nossos fitoterapeutas, clique no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Clara.
O colágeno específico para as dores articulares é o UC II. Pode tomar 1 cáps de 40mg uma vez ao dia.
O verisol pode ser manipulado em sachê junto com o UC II se você preferir.
https://www.oficinadeervas.com.br/ucii
https://www.oficinadeervas.com.br/verisol
Entre em contato com nossos fitoterapeutas para qualquer dúvida. Clique no link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Michelle.
O Colágeno tipo I (Verisol) 2,5g ao dia e tipo II (UCII), a dosagem é 40mg ao dia. Pode misturar os dois juntos.
Clique no link abaixo para adquirir o Verisol:
https://www.oficinadeervas.com.br/verisol
Clique no link abaixo para adquirir o UCII:
https://www.oficinadeervas.com.br/ucii
Para dúvidas e/ou orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas, através do link:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Michelle, boa tarde.
Na literatura que temos disponível não comenta qual é o melhor período para usar. Os alimentos ricos em vitamina C melhoram a absorção dos colágenos.
Ficamos a disposição
Posso tomar os dois ?
Obrigada
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Rosângela. Pode tomar os dois tipos de colágenos pois eles tem funções específicas diferente. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Wanda. Pode tomar em água sim. O leite não é comum, mas o suco de laranja ou um pouco de limão é melhor, pois a Vitamina C ajuda no processo de absorção. De qualquer forma, o sachê que preparamos já tem a Vitamina C para essa finalidade, mas se você for usar apenas o pó do Verisol, é aconselhável tomar junto a um suco desses. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Cândida. O tipo II é em cápsula de 40mg. Pode tomar antes de uma refeição, mas procure usar sempre no mesmo horário. Já o tipo 1 que é o Verisol, pode tomar a qualquer hora. Geralmente misturado em um suco no almoço ou no jantar. Colocar num suco de limão ou laranja ajuda na absorção desse colágeno e melhor aproveitamento, caos você use o verisol puro, sem adição de vitamina C, que é a formulação em sachê. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Oi Luciana. Pode tomar juntos sim, pois cada um é específico para ações diferentes, mesmo sendo colágenos em sua classificação geral. O Tipo I para as articulações e o tipo II para pele. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Ana Amélia. Para a Artrose você pode tomar 1 cáps de UC II de 40mg, somente 1 vez ao dia. O Verisol já vem com uma dose de 45mg de vitamina C, mas se você tem falta de vitamina C, pode tomar junto com o efervescente comum, ou mesmo em cápsulas de 1g ao dia. A dosagem do Verisol é de 2,5g diários, que já vem no sachê. Nosso sachê tem 2,5g de Verisol + 45mg de Vitamina C + 995mg de colágeno hidrolisado. Qualquer dúvida, pode falar direto com nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.